pet

Saiba como acalmar seu pet para deixá-lo sozinho

É fato que nenhum dono gosta de deixar o seu pet sozinho. Esse período costuma ser ainda pior para os cachorrinhos, que na ausência do seu companheiro, costumam ficar ansiosos, condição que pode fazer com que eles fiquem latindo muito, mordendo e arranhando objetos e móveis da casa.

Assim, quem tem um Staffordshire Bull Terrier, Golden Retriever, Shih tzu, Poodle ou qualquer outra raça em casa, precisa saber como acalmá-lo para que ele suporte melhor esse período sozinho. Neste texto, é possível aprender algumas técnicas com esse objetivo, diminuindo os níveis de estresse do animal.

Independência progressiva

É importante que o dono ensine ao pet como se tornar mais independente, mostrando que o animal não precisa dele para tudo. Para que isso seja ensinado corretamente, é fundamental que o dono entenda que ele não pode dar atenção ao seu companheiro o tempo todo.

Adotar essa postura mostrará ao cachorro que o dono tem outras preocupações e que não pode estar com ele — nem atender suas vontades — a todo momento. Essa estratégia será uma forma de acostumá-lo com a ausência do dono, fazendo com que ele sinta menos ansiedade durante esse período.

Outra estratégia que pode ser adotada para que ele se acostume a ficar só, é aumentar progressivamente esse período. Primeiro, o dono deve deixá-lo sozinho por um intervalo curto, como 20 minutos. Depois, ele pode experimentar aumentar esse tempo para 40 minutos, 1 hora, 2 horas, e assim sucessivamente. Essa atitude mostrará ao cão que ele consegue ficar um tempo longe do tutor, mas sem causar um impacto muito grande para ele.

Reforço positivo

Uma das melhores atitudes que o dono pode fazer para melhor educar o seu cão é fazer o chamado reforço positivo. Isso quer dizer que ele deve evitar repreender o pet quando ele fizer algo de errado. Por exemplo, gritar com ele fará apenas com que o animal fique mais estressado, com a possibilidade de causar um estresse crônico nele.

Por isso, o dono deve repreendê-lo apenas em situações em que ele pegar o cachorro no flagra fazendo algo de errado. Salvo isso, o mais indicado é procurar elogiá-lo quando ele cometer acertos, reforçando isso com alguma recompensa como um carinho ou dando um petisco.

Faça com que ele se exercite

A ansiedade de ficar só torna-se um problema ainda maior se o cão começa a destruir os móveis e objetos da casa na ausência do dono. E isso é ainda mais grave no caso dos cães que naturalmente têm muita energia e são agitados. Assim, para evitar prejuízos, é importante que o dono direcione toda essa energia do seu companheiro.

Portanto, o recomendado é fazer com que o cãozinho se exercite, para que ele possa queimar toda essa energia acumulada. O tutor pode sair com ele para caminhar pelo bairro ou em uma praça próxima, fazer uma leve corrida, praticar brincadeiras como lançar um frisbee ou até mesmo um galho para ele ir pegar.

Se não for possível sair, também é válido se movimentar com o animal em casa. Aqui, o importante é que ele gaste toda a energia, pois ficando cansado, ele irá passar boa parte do tempo ausente do dono descansando, e sentirá menos a ausência do seu tutor. Além de tudo, criar esse hábito é ótimo para a saúde do animal, evitando que ele tenha um estilo de vida sedentário e prevenindo várias doenças.

Recepções mais tranquilas

Após um dia cansativo e longe do trabalho, é normal que muitos donos cheguem em casa e façam uma verdadeira festa para o seu animal. Entretanto, nesse caso, mostrar carinho em excesso pode ser um problema. Isso porque mostrar uma animação exagerada pode deixar o cão muito eufórico, a ponto que ele achará o momento tão incrível e ficará ansioso pela próxima vez que isso acontecer.

Assim, é interessante que o dono procure controlar sua excitação ao chegar em casa. Isso não quer dizer que a recepção deve ser fria e sem carinho, apenas controlada. O mesmo vale para quando for sair de casa, evitando despedidas. Essas ações mostrarão ao pet que sua saída e chegada são acontecimentos corriqueiros e normais, e não um evento.

Leave a Comment