modelagem têxtil

Saiba como abrir uma fábrica têxtil de sucesso

Empreender é uma das atividades que tem crescido nos últimos anos no Brasil. Isso é o que indica uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada anualmente pelo Sebrae. De acordo com ela, 52 milhões de brasileiros possuem o próprio negócio e as áreas que são mais visadas pelos empresários são o de vestuário (têxtil) e beleza.

Diante desses dados, investir no setor têxtil aumenta as chances de sucesso do empreendimento. Mas para que isso ocorra, além de investir é necessário ter muito planejamento e criatividade para ter um diferencial e se destacar no mercado.

Nesse contexto, um importante fator, desejado tanto pelos clientes quanto pelos fornecedores que são responsáveis pela venda, é que o produto apresente qualidade de material e na confecção do produto.

Por isso, para abrir um negócio de sucesso é preciso investir em recursos humanos e estrutura. Para saber o que mais é necessário para a abrir uma fábrica têxtil e outros aspectos importantes nesse setor siga as dicas abaixo.

Local

Após realizar a parte processual, jurídica e estratégica, é necessário ter um local para instalação das máquinas, equipamentos e materiais para produção.

Na maioria das vezes, a locação de galpão é realizada, visto que no início o capital para investimento é mais baixo. Por esse mesmo motivo, geralmente o espaço começa pequeno e, com o passar do tempo, vai expandindo. Assim, de modo a economizar, a locação é mais benéfica.

Para que seja instalado com segurança e conforto a todos, o espaço não pode ser muito pequeno, uma vez que nele serão instaladas as máquinas de corte e costura, além de precisar haver um espaço para a movimentação dos responsáveis por manusear as máquinas e supervisionar a produção. Assim o galpao campinas mediano é o ideal.

Além disso, é válido ressaltar que o galpão precisa possuir espaço para inserir o escritório, responsável pelas atividades administrativas e comerciais do estabelecimento.

Máquinas

Com o desenvolvido das tecnologias aplicadas ao setor industrial, muitas máquinas e equipamentos foram desenvolvidos e aprimorados.

Com isso, além das tradicionais máquinas de costura, há também uma variedade especializada em cada parte da confecção de peças, proporcionando mais qualidade e valor ao produto.

Outro fator que é determinante nesse setor, com a evolução do setor, é a automatização dos processos que resulta em uma produção maior, com mais qualidade e em um tempo menor.

As principais máquinas nesse segmento são:

  • Enfestadeiras;
  • Mesa de corte;
  • Máquinas de bordar e tricô;
  • Máquinas de corte para tecido;
  • Máquinas de texturização;

Com esses equipamentos, é possível produzir diversos produtos personalizados para revenda.

Produtos

A área têxtil possibilita a uma diversidade de produtos, por isso, o mais indicado é que no começo a especialização em um determinado produto seja feita. Isso porque essa segmentação traz mais qualidade e facilita o investimento na produção e destaque no mercado.

A exemplo, a produção de camisetas, que pode resultar em uma pequena variedade de produtos como camisetas personalizadas atacado, produzindo peças únicas e exclusivas.

Além disso, as camisas e camisetas são utilizadas por ambos os sexos e em diferentes contextos, desde um ambiente mais casual até o mais sofisticado e profissional.

O meio empresarial atua bastante com a utilização de uniformes, visto que esse produto agrega na cultura organizacional e no fortalecimento da marca. Com isso, a confecção de uniforme para empresa preço também é uma alternativa lucrativa.

A personalização também pode ser uma peça produzida em grande quantidade, para um determinado grupo de consumidores e com características afins.

Um exemplo nesse contexto são as camisetas de times personalizadas, camisetas de clubes, instituições e organizações que permitem a personalização com mascotes, nomes ou apelidos. Por isso, a revenda camisetas personalizadas é um setor amplo e com muitas possibilidades de segmentação, inovação e investimento crescente.

Recursos Humanos

Além de investir em estrutura é preciso selecionar profissionais qualificados e comprometidos para que o sucesso no empreendimento seja garantido.

Isso porque mesmo que atue em um local ideal, com máquinas modernas e de alta qualidade, os profissionais que atuarão serão o motor da empresa, responsáveis pela captação de clientes, confecção, distribuição, entrega e planejamento estratégico para o crescimento da empresa.

Com isso, atuando de forma organizada e bem planejada, a criação de um negócio sólido e competitivo no mercado é possível. Para isso, invista nas dicas acima e também em bons profissionais, qualificados e comprometidos para alcançar o sucesso.

Por fim, a criatividade e pensamento estratégico também precisam compor cada etapa do processo, desde o planejamento até a execução de camisas personalizadas para revenda, assim como para qualquer outro produto escolhido para realizar a confecção e comercialização de seus itens.

Leave a Comment