people-gdd66b1954_1280

RH Digital: como se adaptar à nova realidade das empresas?

O RH Digital deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade na maioria das empresas. Se antes a modernização era vista como algo inatingível, hoje as tarefas administrativas aderiram a essa roupagem. 

Chegamos ao momento em que o controle de horários dos funcionários pode ser acessado por meio de aparelhos celulares, fugindo do registro do caderno de ponto que, muitas vezes, é perdido em algum balcão da recepção. 

Então, tendo esses pontos em vista, se você quer entender o que significa RH Digital e como implementar no seu negócio, neste artigo vamos trazer todas as informações. Fique com a gente!

Afinal, o que é RH Digital?

O RH digital consiste na imersão da tecnologia nas atividades operacionais no setor de Recursos Humanos. Esse movimento demonstra a importância do setor e busca a mudança de comportamento dos integrantes da companhia.

O departamento já passou por diversas fases: antigamente, era conhecido como o espaço de recrutamento e seleção de candidatos. No momento em que popularizou o RH 3.0, surgiram as primeiras ferramentas para aprimorar a produtividade dos colaboradores, além de contribuir para a praticidade da divisão de tarefas.

No cenário atual, no RH 4.0 são utilizadas novas ferramentas para a tomada de decisão. Uma delas é o relógio de ponto biométrico, que registra em poucos segundos a entrada e saída dos funcionários. 

Essa transformação favoreceu para que as tecnologias chegassem para agilizar as ações do dia a dia. 

Principais vantagens do RH Digital

Essa facilitação dentro do cenário do RH, proporciona também muitas vantagens, independentemente de qual seja o ramo empresarial que passe a contar com essa estratégia. Inclusive, entre os principais benefícios estão:

  • Planejamento estratégico;
  • Redução de custos;
  • Ambiente agradável;
  • Crescimento tecnológico;
  • Aprimoramento no recrutamento e seleção.

Para deixar tudo ainda mais claro, explicamos com mais detalhes os pontos citados. Continue a leitura!

Planejamento e gestão estratégica

Um planejamento estratégico eficiente é primordial para o bom funcionamento do Recursos Humanos, visto que esse ramo precisa lidar com centenas de funcionários diariamente.

Se antes havia a necessidade de realizar o controle de horários a partir da marcação do ponto no caderno e contabilizar manualmente no final do mês, a modernidade cortou esses obstáculos para melhorar a produtividade e agilidade da equipe de RH.

Redução de custos

O RH automatizado representa diminuição de custos dos funcionários, dado que a digitalização garante menos equipamentos de controle de ponto e, consequentemente, menos tempo para o colaborador manusear cadernos, livros ou outras ferramentas. 

Ambiente agradável

Os empregados se sentirão mais felizes com um sistema de RH Digital. Mas você deve estar se perguntando por quais razões a equipe se beneficia com a automatização do departamento de Recursos Humanos. 

Pois, saiba que em todos os sentidos. Isso porque em suas rotinas, os profissionais contarão com ferramentas produtivas para melhorar o trabalho, o que torna o ambiente mais leve e dinâmico.

Crescimento tecnológico

Uma empresa moderna se destaca perante os concorrentes. Por isso, estar ciente sobre as novidades tecnológicas mostra a vontade em chegar ao sucesso, além disso, torna-se um lugar de desejo de candidatos. 

Não esqueça que o RH é a porta de entrada de uma organização, portanto, ele precisa estar à frente do seu tempo. 

Aprimoramento no recrutamento e seleção de candidatos

A comunicação presencial ainda é muito útil no processo de recrutamento e seleção de candidatos, mas nos dias atuais também expande a forma online. 

Isso significa que as entregas de currículo, as dinâmicas, as entrevistas e a contratação podem ser realizadas através de redes sociais e de outras plataformas.  

Como implementar um sistema de RH Digital? 

Para implantar essa ferramenta, é necessário que alguns atributos façam parte da sua rotina, por exemplo, os seguintes:

Pensar diferente

Para que o RH  tenha uma metodologia de qualidade, é preciso mudar a mentalidade dos líderes. Reconhecer que investir em automação não é uma fórmula para se igualar aos concorrentes ou agradar funcionários, e sim, identificar o seu papel de destaque.

Nesse sentido, é imprescindível entender a importância da estratégia para o bem do próprio negócio, independentemente se o ambiente de trabalho conta com 5, 10 ou 200 funcionários. 

Utilizar ferramentas de automatização

Para a melhor performance do setor de Recursos Humanos, as ferramentas de automatização favorecem o processo de digitalização de informações, principalmente quando são calculados férias, despesas, turnos, documentos, folhas de pagamento e atrasos. 

Imagine que se antigamente o processo era manual, agora o RH digital conta com softwares específicos que gastam menos tempo de atualização.

Use relógio de ponto biométrico

O livro de ponto é coisa do passado. O relógio de ponto online com biometria facilita o controle da jornada de trabalho do funcionário. 

Sendo assim, a praticidade faz com que a empresa cadastre as digitais do colaborador para que o acesso ocorra com apenas um clique. Além de beneficiar a equipe de trabalho, o RH não precisará fazer o monitoramento diário. 

Acione o armazenamento na nuvem

As ferramentas de gestão de tempo digitais permitem que os dados sejam acessados de qualquer lugar, diminuindo o deslocamento do gestor de RH. Como as informações são armazenadas na nuvem, evita-se a perda ou alteração dos registros de horários. 

Como contratar um serviço de automação para RH Digital?

Quer saber como a digitalização pode ajudar a rotina do setor de Recursos Humanos da sua empresa? Entre em contato com a GeoVictoria

Especializada no ramo há mais de 10 anos, a GeoVictoria disponibiliza um software específico para o registro de ponto com gestão 100% integrativa para o RH de qualquer negócio. 

Então, eu te pergunto: quer contratar um sistema de controle de horários e fortalecer a pontualidade no trabalho? Na GeoVictoria, existe a solução ideal para você.

Este post foi escrito especialmente para o blog Net e é uma iniciativa da GeoVictoria de apresentar os benefícios que a gestão de ponto digital pode trazer para a sua empresa.

Tags: No tags

Leave a Comment