relacionamento com o cliente

Importância do relacionamento com o cliente

No ramo do varejo, como em qualquer um que lide com o público, é de extrema importância que o atendimento ao cliente seja realizado de forma satisfatória.

O atendimento é a personificação da empresa. É por meio dele que as pessoas terão uma impressão boa ou ruim de determinada empresa ou loja.

Por isso, é recomendável que haja um empenho e esforço maior para que este item seja bem cumprido e, efetivamente, o cliente tenha uma boa experiência no âmbito do atendimento.

Um atendimento ruim ou mal realizado pode significar uma catástrofe para a imagem da empresa.

Com uma única experiência ruim, o cliente pode deixar de comprar no estabelecimento e ainda indicar aos amigos para aderirem a sua posição, como também a não pagarem mais pelos serviços ou produtos dessa empresa.

Dado toda essa importância a qualidade no atendimento ao cliente, separamos aqui, algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de auxiliar sua equipe em como prestar o contato com os compradores.

Então, continue sua leitura e saiba como um bom atendimento pode fidelizar um cliente.

Um relacionamento saudável

Confiança é a palavra chave para desenvolver um bom relacionamento com o cliente. Esse não é mais um daqueles conselhos de livro de autoajuda para casais, e mesmo que pareça, também é eficaz no âmbito do atendimento.

Basicamente, a demonstração de que você ou a empresa acreditam que o cliente é importante e que estão fazendo um acompanhamento de perto, em relação às demandas dele, é um passo gigantesco para conquistá-lo e fidelizá-lo.

Os pormenores dessa relação se implicam quase literalmente num casamento amoroso. Por isso, é sempre bom que se acenda a chama da paixão quase que diariamente para que o relacionamento de apreço de ambos nunca se esfrie.

É necessário que haja um trabalho árduo para que o cliente, todos os dias, possa sentir o apreço inicial que ele sentiu pela empresa, realmente como se fosse a primeira vez.

Atendimento personalizado

Atendimento personalizado é aquele que o cliente se sente único para com a empresa.

Eles estão cada vez mais informados e cientes do que querem, por isso muitos passam a não querer aquilo que é padronizado, o que é feito para todos.

Ou seja, eles buscam pela exclusividade e querem que suas necessidades e seus valores sejam simplificados naquilo que ele estará pagando para ter.

Neste ponto vale frisar que de forma aluma a padronização é ruim, e nem que ela irá prejudicar seu comércio. Na verdade, é fundamental que toda a equipe esteja alinhada com o tipo de informação que precisam buscar, qual a praxe para tratar os clientes, como lidar com objeções e etc.

Dessa maneira, certo nível de padrão é bom para que a cultura empresarial seja transmitida.

O ponto ideal é que se busque entender o cliente e a partir das informações anteriormente padronizadas da equipe, se possa oferecer o melhor serviço à ele e ao que ele necessita.

Agilidade e timing

Agilidade no atendimento e timing em identificar os problemas do cliente é essencial.

Se o cliente tem um problema, o ideal é que o vendedor consegua identificar a raiz dele para poder propor soluções de forma rápida e prática.

Com isso, o cliente perceberá o quão prestativa é a empresa e a satisfação dele será garantida.

Preste atenção nos itens a seguir e entenda o que significa a palavra agilidade:

  • Perceber rapidamente a demanda do cliente;

  • Buscar resolvê-la rapidamente;

  • Diminuir impasses e problemáticas;

  • Caso o problema não seja resolvido, dar um parecer rapidamente.

Feedback do cliente

É importantíssimo para que se possa ter uma avaliação externa e de quem mais importa sobre o atendimento prestado.

validação do serviço prestado pelo cliente é uma informação importantíssima, afinal ela possibilita analisar os pontos positivos e negativos da estratégia de atendimento e, por conseguinte, auxilia no ajustamento deste atendimento para as situações futuras

De maneira geral, existe uma série de indicações para melhorar o atendimento. No entanto essas são tidas como pilares para que seu cliente tenha uma boa experiência ao entrar contato com a empresa.

É ideal que se faça uma boa administração de pessoal, para que todos estejam aptos em seguir esses apontamentos na hora de prestar o atendimento ao cliente.

O intuito é que ele se sinta acolhido pelos funcionários e também pelo serviço prestado pela empresa como um todo.

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