como-fazer-costela-na-churrasqueira

Receita completa de como fazer costela na churrasqueira

A costela é uma carne nobre que merece toda a paciência e atenção aos detalhes em seu preparo, para obter o melhor resultado possível. Por isso, se você tem dúvida ou receio em como fazer costela na churrasqueira, preparamos uma receita simples e deliciosa.

Seja bovina ou suína, a costela é um dos melhores cortes para churrascos ou mesmo assados em casa. Na verdade, até um saboroso sanduíche de costela e queijo é garantia de uma experiência gastronômica inigualável.

Dependendo do tipo de costela, o corte é retirado de determinadas partes do dorso do animal, que possuem características distintas. A costela ripa, por exemplo, está localizada na parte superior do dorso do animal e tem ossos maiores.

Aliás, fique atento ao escolher sua costela, e prefira a com ossos mais finos, pois indicam que a carne vem de um boi jovem. Ou seja, é mais macia, suculenta e saborosa.

Os tipos de costela bovina também oferecem variações nos sabores e texturas, de acordo com a gordura entremeada e suas fibras. Mas uma coisa é certa: com o tempo correto de preparo, a sua maciez e sabor são difíceis de superar.

Para os churrasqueiros de primeira viagem, fazer costela pode parecer um desafio, em especial para quem está na dúvida de qual a melhor costela para assar na churrasqueira.

A boa notícia é que a “firmeza” da costela bovina de ripas se transforma em sua melhor qualidade, pois a cocção lenta em um calor brando deixa a carne desmanchando de tão macia e com um sabor diferenciado pela quantidade de gordura.

Mas afinal, como fazer costela a bafo na churrasqueira? Confira a seguir uma receita de costela bovina perfeita para levar à grelha!

Como fazer costela na churrasqueira?

Para fazer uma deliciosa costela na churrasqueira, primeiramente, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de costela com ossos (cerca de 1 kg);
  • ½ xícara de chá de sal fino moído ou de parrilla;
  • Azeite;
  • Papel celofane.

Após separar todos os itens, vem o modo de preparo. Como mencionamos antes, é preciso respeitar o tempo da costela bovina na churrasqueira, então se prepare para levar a carne à brasa por pelo menos 4 horas.

Comece passando o azeite na peça. Em seguida, tempere a costela com o sal fino moído ou sal de parrilla para um salgamento mais homogêneo e para concentrar o sabor da carne. Desta forma, você não deixa a carne toda branca com sal, mas cobre a peça inteira.

Se preferir, você também pode temperar com um mix de temperos secos (dry rub) a gosto.

A sugestão é sempre usar o papel celofane (ou alumínio) para um cozimento prolongado que mantenha o calor e a umidade da peça.

Para o preparo de costela a bafo na churrasqueira, não é diferente, pois a cocção será mais uniforme em toda a peça, que ficará com uma textura incrível. Embrulhe a costela com duas ou mais camadas de papel celofane. Certifique-se de vedar bem a carne, pois o vapor não deve escapar pelo papel.

Acenda a churrasqueira e aguarde as brasas ficarem bem vermelhas. Leve a costela para a churrasqueira com os ossos para baixo, a uma distância de cerca de 50 a 60 cm das chamas.

A costela deverá ficar pelo menos 4 horas na churrasqueira. Quanto mais tempo no fogo brando, mais macia, até chegar ao ponto de ter a carne descolando do osso. Depois das 4 horas na churrasqueira, retire o papel celofane e volte a costela para a grelha.

É hora de finalizar a parte externa de ambos os lados, para criar aquela crostinha dourada e deliciosa. Deixe a costela aproximadamente 10 minutos de cada lado, sempre de olho para não queimar.

Retire novamente a costela da churrasqueira e sirva com os acompanhamentos que preferir! Confira algumas ideias de acompanhamentos para costela bovina ou suína na churrasqueira:

  • Mandioca cozida;
  • Batata assada com ervas;
  • Farofa de bacon;
  • Salada colorida com abacaxi
  • Vinagrete argentino.

Claro que os acompanhamentos serão escolhidos de acordo com o que agrada mais o seu paladar e os dos seus convidados.

Dica extra: costela assada no forno

Caso deseje, você também pode fazer assados de costela bovina e costela suína em seu próprio forno. No caso da costelinha suína no forno, o ideal é dar uma atenção maior para o tempero mesmo. Confira os ingredientes:

  • 1 peça de costela suína;
  • Suco de 2 limões;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino moída a gosto.

Para começar, misture o suco de limão, dentes de alho, sal e pimenta. Pegue uma tigela e tempere a costela suína com a marinada.

Caso seja possível, tempere a carne com um dia de antecedência, ou pelo menos duas horas antes de levar ao forno para o tempero pegar bem na costela. Preaqueça o forno a 180 graus, embrulhe a costela suína em papel celofane e a coloque em uma assadeira.

Leve a costela ao forno por cerca de 3 horas e preze pela paciência no preparo, como sempre. Após cerca de 3 horas, retire a assadeira do forno e o papel celofane da costela. Volte a carne ao forno por mais 30 minutos até dourar por inteira.

Por fim, é só servir e aproveitar sua deliciosa costelinha suína no forno! Caso queira, você também pode pesquisar locais que tenham receitas para que você aprenda também como fazer costelinha ao molho barbecue em casa.

Onde comprar costela online?

Agora resta a dúvida que dá nome ao parágrafo: onde comprar uma costela online? Isso porque, depois de uma receita tão boa, é certo que muitas pessoas vão querer reproduzir o prato em suas respectivas casas.

Pois bem, uma boa costela para churrasco precisa ser selecionada com capricho para uma combinação perfeita de maciez, suculência e sabor. Você pode comprar costela bovina ou suína para churrasco de forma fácil e prática no Empório 481 e em outros lugares.

Este post é uma iniciativa do Empório 481 para você embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Leave a Comment