pexels-andrea-piacquadio-3767428

Qual a importância de manter uma alimentação equilibrada?

Para o bom funcionamento do organismo, os alimentos atuam como uma das principais fontes de energia. Contudo, para que isso ocorra da maneira adequada, uma alimentação equilibrada deve fazer parte da rotina.

Entretanto, é bom reforçar que a alimentação deve conseguir fornecer as quantidades de nutrientes necessárias para o bom funcionamento do corpo humano. Pensando nisso, neste artigo trataremos mais sobre o tema em questão.

O que é uma alimentação equilibrada? 

Também chamada de alimentação balanceada, como o próprio nome já sugere, uma alimentação equilibrada é aquela que fornece pelo menos um alimento de cada grupo em uma mesma refeição, oferecendo todos os nutrientes que o organismo precisa.

Sendo assim, pode-se dizer que o consumo de uma variedade de alimentos é muito importante para se obter o equilíbrio dos nutrientes fundamentais para satisfazer as necessidades psicológicas e fisiológicas de uma pessoa. 

As funções dos alimentos no organismo são diversas, o que faz com que sejam divididos em três grupos de acordo com a sua funcionalidade: 

Alimentos energéticos

Como o nome sugere, são os alimentos que vão fornecer a energia que o corpo precisa para andar, pensar, trabalhar e para atividades que não podem parar, como a respiração e os batimentos cardíacos. 

Vale destacar que todos os alimentos fornecem energia em níveis maiores ou menores. Os principais representantes deste grupo são: 

  • Óleo;
  • Manteiga;
  • Milho;
  • Arroz;
  • Batata;
  • Mel;
  • Mandioquinha;
  • Entre outros. 

Para conhecer as outras categorias de alimentos, siga a leitura do conteúdo!

Alimentos construtores

Esses alimentos são responsáveis pela construção de tecidos, isso porque o nosso corpo tem a capacidade de cicatrização de ferimentos, constituição de ossos, unhas, pele, cabelo, entre outros. 

É por conta desses alimentos construtores que ao cortar o cabelo e as unhas, eles continuam a crescer. Fazem parte do grupo de construtores: carnes, leites e derivados, ovos, feijão, entre outros. 

Alimentos reguladores

Estes alimentos fornecem os nutrientes que o organismo necessita para regular o seu funcionamento. 

Graças aos nutrientes reguladores (vitaminas e sais minerais), torna-se possível prevenir doenças, como gripes e resfriados, e realizar a digestão dos alimentos. Os principais integrantes deste grupo são as frutas, os legumes e as verduras. 

Dessa forma, ao apostar em uma refeição equilibrada, que possui todos esses tipos de alimentos, você acaba fornecendo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 

O aproveitamento destes nutrientes se dá devido à digestão, que se inicia na boca, quando mastigamos os alimentos. Sendo esmagados e misturados à saliva, os alimentos são engolidos e quebrados em pedaços menores e é, neste momento, que são absorvidos os nutrientes. 

Qual a importância de uma alimentação saudável e equilibrada? 

Diante das necessidades fisiológicas e psicológicas do organismo e a capacidade de fornecimento de energia dos nutrientes, uma alimentação saudável e equilibrada se relaciona diretamente com a garantia de uma melhor qualidade de vida.

Isso acontece devido ao fato de que, além de fornecer a energia e o bem-estar geral, uma dieta saudável é capaz de prevenir e combater doenças, como também manter um peso corporal considerado saudável e proporcionar um bom funcionamento físico. 

Uma boa alimentação é capaz de reduzir o cansaço e o estresse, melhorar o humor e a memória, ajudar o sistema imunológico, entre outras vantagens. 

Como as vitaminas e os minerais contribuem para uma saúde melhor? 

Dentro da perspectiva de que é muito importante manter uma dieta equilibrada e ter um controle médico para se adequar às quantidades necessárias de ingestão de nutrientes, apresenta-se as vitaminas e os sais minerais. 

Estes são considerados elementos inorgânicos, isto é, que não podem ser produzidos pelo organismo, mas que são fundamentais para o seu funcionamento. Desse modo, a busca por esses nutrientes essenciais se dá através de alimentos, da exposição solar ou da suplementação. 

O equilíbrio da quantidade de vitaminas e minerais é responsável pela prevenção e pelo combate de algumas doenças, assim como o mantimento da qualidade de vida. 

Cada um desses tipos de nutrientes atua promovendo diferentes benefícios à saúde e através da união deles em quantidades adequadas, torna-se possível elevar o bom funcionamento do organismo. 

Abaixo listamos as principais vitaminas e sais minerais para a sua saúde: 

Vitamina A

Dentro dos seus diversos benefícios à saúde, a vitamina A se destaca pelo fortalecimento do sistema imune e a preservação da integridade da visão. O consumo adequado de vitamina A ajuda na diminuição da ocorrência de infecções e doenças de repetição.

Vitamina C

Esta vitamina possui um relevante potencial antioxidante, auxiliando na absorção do ferro e no fortalecimento do sistema imune. O consumo adequado de vitamina C ajuda a combater radicais livres. 

Vitamina D

Esta vitamina possui participação na absorção do cálcio e por conta disso, a sua falta leva a dores nos ossos e nas costas. 

Minerais

Esses nutrientes são essenciais para a saúde desde o nascimento, exibindo diversos tipos de minerais para o bom funcionamento do organismo. 

Destaca-se o cálcio, que melhora a saúde óssea, o ferro, que auxilia no transporte de oxigênio até as células e os tecidos, como também o zinco, que auxilia no sistema imune e na ativação de diversos hormônios. 

Além desses, aponta-se o magnésio, um mineral considerado essencial para a vida. Mas para que serve o magnésio? 

Este mineral está envolvido em mais de 300 reações do organismo, incluindo desde o controle biológico de vitaminas e sais minerais, como a vitamina C e o cálcio. 

O magnésio também é responsável por melhorar o desempenho de atletas e praticantes de atividade física, ativar enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, proteger contra a formação excessiva de radicais livres, além de possuir papel importante na saúde óssea. 

Para garantir estes e outros benefícios para a sua saúde, você pode contar com o Bio Magnésio, um suplemento de magnésio biodisponível na dosagem ideal para suprir o seu organismo deste elemento indispensável e vital. 

Mas se o seu objetivo for a suplementação de vitaminas, minerais e outros micronutrientes em uma única fórmula, escolha o Alpha Family, um composto de multi nutrientes, indicado para toda a família. 

Pensados pela da Puravida para uma nutrição natural e ideal, com ingredientes puros, otimizados pela tecnologia.  

Quais são os benefícios de ter uma alimentação equilibrada e comer bem? 

Uma boa alimentação e uma dieta equilibrada são as principais responsáveis pela saúde e o bem-estar. Por conta disso, ter atenção aos tipos de alimentos e a sua rotina alimentar pode trazer diversos benefícios, em face do consumo de todos os nutrientes que o organismo precisa. 

Abaixo listamos os principais benefícios de uma alimentação equilibrada: 

  • Prevenção de doenças;
  • Aumento de energia;
  • Fortalecimento do sistema imunológico; 
  • Longevidade saudável.

Agora, provavelmente, resta aquela dúvida sobre qual dieta seguir. Para te ajudar nesse processo, falamos um pouco sobre isso no tópico a seguir: 

Qual dieta devo seguir? 

Uma alimentação saudável depende de bons hábitos, assim como do estabelecimento de uma dieta que possua o balanceamento adequado de nutrientes. A melhor dieta é a que te trará maiores resultados é aquela estabelecida de acordo com o seu caso. 

Por mais que comer bem não seja algo difícil de fazer, é muito importante procurar um nutricionista para estabelecer uma rotina equilibrada e um cardápio adequado para o seu caso. 

Assim, você garante que a sua alimentação realize a manutenção da sua saúde e não a prejudique, evitando o efeito contrário do que está sendo buscado. 

Como ter uma refeição equilibrada na correria do dia a dia? 

Na hora de se alimentar, não basta apenas comer bem para ser saudável, também é muito importante possuir horários para isso e comer com tranquilidade o seu prato que possui combinações que fornecem os nutrientes que o seu corpo precisa. 

Com a correria do dia a dia, fica ainda mais difícil que isso aconteça, mas não é impossível. Abaixo listamos 5 dicas para ter uma refeição equilibrada: 

1. Consuma alimentos congelados

Diversas são as opções saudáveis oferecidas nos mercados, que podem ajudar quem não tem muito tempo para cozinhar, mas quer comer bem. 

2. Coma menos carne e embutidos

Na hora de escolher o seu cardápio, opte por escolhas que façam seu prato ficar mais equilibrado e o seu corpo mais saudável. 

Não é proibido comer carne, mas elas podem ser substituídas pela carne branca com maior frequência, já os alimentos embutidos pedem maior cuidado, se consumidos em excesso podem trazer malefícios ao organismo. 

Por isso, mesmo na correria, tente apostar em alimentos, como frutas, legumes e verduras. 

3. Evite beber durante as refeições

Não é recomendado a ingestão de água, refrigerante, sucos ou qualquer tipo de líquido durante a refeição. O ideal é tomar um copo de água meia hora antes do almoço e da janta, e após se alimentar, esperar entre uma hora para ingerir líquidos.

4. Coma de 3 em 3 horas

Quando falamos de uma alimentação equilibrada, o equilíbrio entre os horários em que nos alimentamos também devem ser levados em consideração. 

Se passamos muito tempo sem se alimentar, isso pode afetar o bem-estar, como também, ao demorarmos muito entre uma refeição e outra, a fome tende a aumentar e nos alimentarmos mais do que se deveria. 

5. Coma com calma

Os problemas, muitas vezes, fazem parte da rotina, mas se trazidos à mesa podem te proporcionar ainda mais prejuízos. Deixe de lado qualquer situação e se concentre em apreciar aquilo que está no seu prato. 

Este post foi escrito especialmente para Network e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

Tags: No tags

Leave a Comment