Cozinha industrial limpeza

Por que o setor de cozinha industrial só cresce?

Um dos maiores investimentos na abertura de um novo restaurante é o da montagem da cozinha, local onde tudo acontece. Uma cozinha industrial precisa de equipamentos de alto nível, que possuam resistência ao uso constante de um restaurante.

Além disso, a disposição dos diversos equipamentos precisa ser feita de maneira eficiente e fluente, contribuindo para o bom andamento dos processos de cocção.

Uma cozinha industrial é composta por um grande número de equipamentos e acessórios indispensáveis para o preparo dos pratos ofertados no restaurante.

Diferentemente de uma cozinha caseira, os aparelhos responsáveis pela preparação das refeições profissionais possuem estrutura e dimensões maiores, além de contar com alguns especialistas, capazes de atender um grande número de pedidos ao mesmo tempo.

Além de que esses profissionais também são habilitados para operar segundo as diretrizes e normas da própria ABNT, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas, que regula o setor por meio da famosa 14518 e das normas da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Dentro da cozinha industrial, por exemplo, a disposição adequada dos equipamentos, além de otimizar o espaço, evita acidentes.

Por isso, sua montagem precisa ser cautelosamente pensada, oferecendo mais segurança e agilidade. Sua composição, ao contrário do caso de uma barraca de pastel a venda (para citar um exemplo igualmente comercial, mas regido por outras regras), conta com os mais diferentes tipos de equipamentos, cocções e processos.

Equipamentos essenciais para o funcionamento de uma cozinha industrial

Existem alguns tipos de equipamentos industriais essenciais para a montagem de uma cozinha industrial, sendo alguns deles:

  • O forno combinado;
  • O fogão industrial;
  • O balcão de refrigeração;
  • A chapa elétrica ou a gás;
  • Os equipamentos frigoríficos.

O forno combinado profissional é um tipo de forno que combina diferentes tipos de cozimento de alimentos, como o cozimento a seco, o cozimento úmido ou o combinado. Esses tipos de função permitem o preparo de diferentes tipos de alimentos, pratos e receitas.

O cozimento úmido permite preparo de alimentos tais como os vegetais e verduras, em substituição ao processo de fervura. No cozimento seco são preparados alimentos que normalmente são mergulhados em óleo fervente para sua cocção, em especial os filés empanados, oferecendo refeições mais saudáveis.

Já no cozimento misto são preparados alimentos que demandam um interior mais úmido e a superfície mais crocante, como no caso de carnes.

O fogão industrial é um equipamento indispensável para o uso em cozinha de restaurantes ou lanchonetes. Sua estrutura oferece maiores chamas e mais intensidade, permitindo que sejam preparados grandes volumes de alimentos.

Desse modo, é possível preparar pratos tradicionais oferecidos em restaurantes, tais como arroz e feijão em quantidades suficientes para atendimento ao público.

O balcão de refrigeração, por seu turno, pode possuir dupla função: além da armazenagem correta de alimentos que precisam ser resfriados, sua superfície pode ser utilizada para a disposição de diferentes objetos ou ser usada durante o processo de montagem dos pratos.

As chapas, por outro lado, são utilizadas para realizar a cocção dos bifes e filés servidos durante o período de funcionamento do estabelecimento.

Os equipamentos de armazenagem são aqueles que comportam grande quantidade de produtos, tal como um carrinho utilitário ou uma prateleira de aço. Esses tipos de acessórios facilitam os processos durante os picos de serviços, agilizando a montagem e entrega dos pratos.

Além de indispensáveis, os equipamentos de cozinha industrial são desenvolvidos para o melhor aproveitamento do local, oferecendo otimização no tempo e no processo de preparo dos alimentos.

Cozinha industrial e rotina de processos

Alguns processos são fundamentais para manter a organização de uma cozinha comercial, tal como a sua limpeza constante e outros processos de reposição de materiais.

Um pallet de contenção preço, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para transporte de produtos líquidos, evitando sujeira durante a locomoção dos recipientes pelo estabelecimento. Produtos como óleo, se derramados no piso, além de causar imundície, podem ocasionar escorregões e acidentes.

Além disso, no processo de montagem, é importante escolher equipamentos de boa qualidade, resistência e de grande durabilidade, como é o caso de uma pia inox. Fabricada com aço inoxidável, a pia é produzida em um material que não enferruja e, por isso, é o mais indicado para objetos de cozinha.

Finalmente, a manutenção de uma cozinha industrial precisa ser realizada por profissionais habilitados, que utilizam produtos e equipamentos específicos para limpeza e ajustes que se façam necessários.

Leave a Comment