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Por que as empresas também devem prestar atenção no Offboarding?

A atração e retenção de talentos envolve diversas fases, desde os processos seletivos, onboarding, treinamentos e capacitações, planos de carreira até o desligamento do colaborador.

Mesmo que muitas empresas não valorizem a importância desse momento, fazer um offboarding, ou seja, o planejamento de desligamento é essencial para preservar a cultura organizacional, aumentar o valor da empresa e, claro, demonstrar respeito ao colaborador que prestou serviço ao seu negócio.

Você sabe o que é o offboarding e por que ele precisa ser desenvolvido em sua organização? Saiba mais sobre ele!

O que é offboarding?

O offboarding é o fim do ciclo do funcionário na empresa e, mesmo que esse seja um momento difícil, é importante e necessário promover boas experiências aos profissionais.

Esse momento deve ocorrer de forma mais profissional e respeitosa possível e deve haver planejamento para que todas essas situações sigam roteiros e rituais já previstos para que os colaboradores passem da melhor forma possível por ele.

Mais do que estabelecer os procedimentos formais, é necessário que o gestor e RH saibam cuidar de pessoas e não apenas de documentos, leis e regras nesse momento complexo.

Por ser o final da jornada do colaborador é importante que a empresa encerre o ciclo tão bem quanto promoveu boas experiências durante todas as etapas anteriores com o negócio e profissional.

Por que adotar o offboarding?

Muitas empresas acreditam que esse momento não é relevante, afinal, é o fim do ciclo de um colaborador. Porém, o offboardning é muito importante para a construção da cultura empresarial.

Ou seja, além de contribuir para que a saída do funcionário seja a mais leve possível, evita desgaste do negócio e ajuda na imagem interna e externa da organização.

A experiência do colaborador reflete diretamente em como a empresa trata cada pessoa durante seu relacionamento com o negócio, portanto, não se deve negligenciar essa experiência, nem mesmo no momento final.

E, mais do que impactar as pessoas que de fato estão saindo da empresa e mercado de trabalho no geral, o offboarding é também importante para aqueles que seguem atuando no negócio, que se sentem mais seguros ao saber que a empresa de fato se preocupa com suas pessoas.

Sendo assim, o offboarding é eficiente em aspectos como:

  • Padroniza processos e faz com que o desligamento siga padrões. Aqui, isso é muito importante, afinal, a saída de um funcionário conta com diversas burocracias e ter roteiros e procedimentos é essencial para agilizar e evitar erros.
  • Melhora a reputação da empresa, afinal, manter uma boa relação com ex-profissionais é crucial para que comentários negativos não surjam e impactem negativamente seu negócio.
  • Evita atritos, afinal, com um momento de cuidado, menor é o impacto psicológico do colaborador a ser desligado já que o momento se torna mais leve e com experiência.

Como aplicar o offboarding de forma segura?

Desligar o colaborador é um momento que exige cuidados já que essa é uma fase delicada, que impacta o profissional tanto financeira quanto emocionalmente. Sendo assim, estruturar o offboarding é fundamental para os sucessos da ação.

Tenha empatia

A empatia é uma competência essencial do gestor e do RH e deve ser colocada em prática nesse momento. Como dissemos, é preciso olhar para as pessoas como indivíduos e não como recursos.

Lembre-se que esse não é um momento desejado pelo profissional, portanto, é preciso colocar as cartas na mesa e ser claro sobre motivos, oportunidades, feedbacks positivos e contribuições que a pessoa deu para a empresa.

Providencie a documentação

Seja para receber ou desligar o colaborador, diversas são as questões burocráticas envolvidas e é preciso que elas estejam alinhadas. Pode parecer óbvio falar sobre isso, mas muitos erros acontecem caso esse processo não esteja estruturado.

Portanto, antes de convocar o colaborador, organize toda a documentação, liste as orientações que devem ser direcionadas e não deixe que esse seja um estresse nesse momento.

Ouça as pessoas

É importante ouvir os colaboradores neste momento, afinal, suas contribuições são necessárias para que processos sejam revistos e erros não aconteçam com outras pessoas.

Busque entender sobre a experiência dele na empresa, ouça comentários, troque ideias e anote insights que possam ajudar o desenvolvimento do setor e organização. Isso vale também para quando o colaborador pedir o desligamento, ou seja, procure entender suas motivações e suas decisões.

O offboarding é a experiência final entre a relação empresa e colaborador e fazer com que ela seja um momento menos difícil é de extrema importância para esse relacionamento.

Você realiza offboarding em seu negócio? Já participou desses processos? Fique atento a essas dicas e não deixe essa estratégia ficar de lado em sua organização!

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