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Por que as empresas estão falando tanto em Employer Branding?

O employer branding é uma estratégia cada vez mais visada e reforçada pelas organizações, afinal, ela é capaz de atrair pessoas, reter talentos e dá grandes benefícios para a marca.

Olhar para a reputação da organização é essencial e, justamente por isso, cada vez mais as empresas olham para essa estratégia. Você sabe o que é o Employer Branding e por que cada vez mais ele é importante? Saiba mais sobre ela e saiba como é possível fortalecer os negócios de dentro para fora!

 

O que é o employer branding?

O conceito de employer branding diz sobre as empresas fortalecerem suas marcas como boas empregadoras, satisfazendo aqueles que já fazem parte de seu ambiente e atraindo novos talentos do mercado.

Esse é um conjunto de técnicas e ferramentas para fortalecer a marca, reforçando os pontos positivos de trabalhar na empresa para aumentar o grau de pertencimento dos colaboradores e incentivar que outros profissionais queiram fazer parte da experiência.

Quando bem planejada e executada, o employer branding faz com que os colaboradores enxerguem a empresa além de horas trabalhadas e passam a fazer parte verdadeiramente do ambiente, buscando se desenvolver junto com a organização.

 

Por que o employer branding é tão importante?

Contar com ótimos talentos é essencial para atingir os objetivos de negócio e gerar lucros para as empresas.

Além disso, mais do que ter pessoas com boas habilidades e competências, é necessário ter pessoas que sejam motivadas, engajadas e que realmente vistam a camisa e busquem os objetivos das organizações.

Para que isso aconteça os funcionários precisam se sentir motivados, reconhecidos e importantes dentro do seu negócio. Isso vai além de remuneração e benefício e passa por séries de estratégias e ações internas que promovem a cultura organizacional no ambiente.

A cultura organizacional, aquela composta pelos valores, crenças, regras, hábitos e identidades das empresas, é um dos grandes motores para o employer branding, afinal, é ela que representa a forma de agir e pensar da organização e é nela que os candidatos ou funcionários se identificam ou não. 

Além da cultura organizacional, o employer branding é construído a partir de diversas ações que criam e promovem um ambiente sustentável e é essencial pensar em três etapas para essa estratégia: o planejamento, foco e experiências.

 

Planejamento

Como em qualquer projeto, é indispensável contar com um bom planejamento para que ele dê resultados e seja impactante positivamente para a empresa. Nessa fase é importante definir quais objetivos são mais urgentes na organização, seja atrair mais talentos, reduzir a rotatividade, aumentar o engajamento, melhorar o clima organizacional, entre outros. 

Com objetivos claros, torna-se mais fácil desenhar um plano de ação necessário para alcançar tais metas.

 

Foco

Para que o employer branding funcione é preciso do envolvimento de todos dentro da empresa, principalmente dos líderes e do setor de RH. É fundamental reunir pessoas estratégias para criar ações e levar os colaboradores para esse jogo, afinal, são eles os grandes beneficiados e devem ser ouvidos.

 

Experiências

São as experiências do público interno e externo que vão dizer se o employer branding está sendo conquistado da forma esperada ou não. Por isso, é essencial dialogar com os colaboradores, pedir feedback e agregar valor à marca.

Com tudo que já viu até aqui, você já deve ter percebido alguns bons benefícios do employer branding, não é mesmo? A estratégia leva grandes vantagens para as empresas, como:

 

  • Atração e retenção de talentos;
  • Diminuição do turnover;
  • Criação de promotores e divulgadores da marca;
  • Aumento da satisfação e produtividade;

 

O employer branding é uma estratégia essencial para os negócios e é preciso pensar que ela é feita de dentro para fora. É preciso conquistar os funcionários para aumentar a sua reputação e assim, ser capaz de atrair novos talentos.

Cuidar do público interno e da imagem de uma empresa é primordial para se dar bem no mercado atual e estar um passo à frente da concorrência. Como sua empresa tem olhado para isso? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e trace suas estratégias!

 

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