Pinterest

Para que serve o Pinterest e como funciona?

 

O Pinterest é uma rede social diferente do Facebook, do Instagram e das que você está acostumado, pois seu funcionamento é mais parecido com o de um buscador visual. Por isso, vamos ver neste post para que serve o Pinterest e como funciona.

Basicamente, é uma rede social onde as imagens e os vídeos são muito importantes .

 

Tutoriais, receitas, infográficos, inspirações de viagens, vídeos, dicas e guias de como fazer… Esses são apenas alguns dos conteúdos que poderá encontrar. 

 

Com um clique você pode salvar o que te inspira em seus painéis pessoais divididos por tema, criando um grande arquivo.

 

Então, acompanhe a leitura!

Entenda para que serve o Pinterest e como funciona

 

Cada usuário tem um feed personalizado no qual pode ver todos os Pins relacionados aos tópicos que mais lhe interessam, mas também pode realizar pesquisas direcionadas no Pinterest.

 

Para entender como o Pinterest funciona, imagine um aplicativo que simule um grande álbum virtual com uma interface intuitiva e fácil de usar. 

 

O Pinterest se baseia no uso de hashtags também para categorizar as imagens, para que sejam facilmente encontradas e, obviamente, o SEO e o uso de palavras-chaves também têm sua importância. 

 

Quando você pensa no Pinterest, imagine um quadro onde você possa salvar imagens e conteúdos que te inspiram, divididos por categorias e disponíveis a qualquer momento. 

 

Essa maneira de fazer é conhecida no jargão por “pinar”.

 

Quando você carrega um pin criado com conteúdo personalizado, seu perfil é reabastecido quando você salva este Pin e pode ser salvo por outro usuário em uma de suas pastas.

 

O conteúdo que você salvar ou criar ficará disponível para todos os usuários, não apenas para aqueles que já o seguem ou conhecem. E você terá a oportunidade de ser encontrado por centenas de leitores ou clientes em potencial. 

 

Sempre que você encontrar um conteúdo de seu interesse, o Pinterest solicitará que você selecione um painel onde salvar os pins. Você pode criar uma única pasta ou várias pastas de diferentes temas.

 

Para encontrar novos pins, digite as palavras-chave no mecanismo de busca do Pinterest. Em seguida, encontre todo o conteúdo relacionado ao tópico de seu interesse e tópicos relacionados.

Como usar o Pinterest

 

O Pinterest distingue entre aqueles que usam a plataforma para salvar Pins criados por outros, ou seja, aqueles usuários que criam conteúdo original para trazer tráfego para seus negócios. Isso é essencial para entender para que serve o Pinterest e como funciona.

 

Para começar a usar o Pinterest profissionalmente, primeiro você precisa criar uma conta no Pinterest Business. Depois de criar sua conta, tudo o que você precisa fazer é identificar o conteúdo que deseja compartilhar no Pinterest, carregar sua foto de perfil e começar a usar sua conta.

 

Crie uma lista de conteúdo que se relacione com o seu negócio e coloque-a no topo dos seus quadros de imagens, para mostrá-la primeiro a qualquer pessoa que acesse o seu perfil. 

 

Se quiser manter suas pastas de mensagens privadas, você pode fazê-lo e ninguém mais verá o conteúdo que você salvou; apenas defina a privacidade que deseja.

 

O Pinterest recompensa a constância e a criatividade , não importa quantos seguidores você tenha (como em outras redes sociais), mas quantas visualizações mensais você pode ter. Em outras palavras, quantas pessoas você pode alcançar com seus pins. 

 

Dito isso, crie conteúdo em formato vertical, otimizado para SEO e que tenha um belo impacto visual.

 

Portanto, sabendo agora algumas funções, você também pode saber que existe o  Curso Pinterest Pro funciona, dentro e fora da área de mercado voltado a utilização do conteúdo. 

Interaja e crie seu estilo

 

Este é outro ponto importante para entender para que serve o Pinterest e como funciona. Lembre-se de interagir com outros usuários se quiser que eles interajam com seus Pins. 

 

Então, conecte-se todos os dias ao Pinterest, explore os conteúdos sugeridos na “página inicial” e salve pelo menos 10 Pins por dia em seus painéis de mensagens para ter um perfil sempre ativo e atualizado. 

 

Além disso, insira todas as semanas pelo menos 2 ou 3 Pins criados por você para atrair novos usuários ao seu perfil .

 

No Pinterest não existe dia ou hora melhor para postar, isso pode variar de nicho para nicho e de perfil para perfil. 

 

Você pode consultar suas estatísticas no Analytics para ver quando seus usuários estão mais ativos e quando é melhor postar, mas lembre-se que o objetivo não é ser visto apenas por quem já o conhece, mas, chegar a muitas outras pessoas!

 

Encontre o seu estilo e use-o para ser reconhecido rapidamente por quem navega pelos vídeos e imagens.

 

 O Pinterest trabalha com conteúdo visual, mas não subestime a importância do SEO, palavras-chave e hashtags .

 

Insira uma descrição no conteúdo que você criou para o Pinterest, para reforçar a mensagem que deseja enviar e explicar melhor o assunto.

 

Agora você já sabe para que serve o Pinterest e como funciona. Espero que tenha gostado das dicas!

 

Leave a Comment