laudo

Confira melhor os laudos e planos necessários para a sua empresa

Colocar a “mão na massa” não é o único requisito para uma construção de qualidade.

Na verdade, são muitos os procedimentos que envolvem a entrega de resultados satisfatórios e de acordo com as regulamentações do setor da construção civil.

No artigo a seguir, conheça alguns documentos exigidas no setor da construção civil e entenda como cada uma contribui de forma significativa para resultados satisfatórios.

Autorização particular

Licenciamento obras particulares é importante para a devida condução das obras.

Cada estilo de construção, no entanto, exige uma série documentos e etapas específicas de regularização, que podem envolver, por exemplo, a legalização particular de um imóvel, a autorização e fiscalização do Corpo de Bombeiros ou até mesmo a avaliação da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Alguns procedimentos são indicados para praticamente todo tipo de obra. Alguns deles são:

  • Alvará de funcionamento;
  • Licença de instalação de energia e água;
  • Certidão de habite-se;
  • Licença de habitação.

AVCB

Renovação de avcb é outra etapa essencial para grande parte dos casos no setor.

Esse documento é emitido oficialmente pelo Corpo de Bombeiros e indica que uma vistoria foi realizada, conforme todas as exigências legais e estruturais aplicáveis ao local inspecionado.

Dessa forma, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros aponta qualquer irregularidade que, eventualmente, possa existir no ambiente e fornece um prazo para que as correções sejam feitas.

Assim, possibilitando que o espaço disponibilize maior segurança aos colaboradores e que não ofereça nenhum risco de incêndio.

O documento atesta que a edificação está apta e em condições de proteção contra o surgimento de chamas, podendo ser utilizada de modo seguro.

Para obter esse laudo, é preciso contar com a ajuda profissional devido a quantidade e complexidade de procedimentos.

Consultar especialistas para a sanar dúvidas sobre o tema é um recurso indispensável para quem deseja resolver a licença.

Com um serviço qualificado de assessoria, obtém-se o documento conforme as normas vigentes e de modo prático, sem que o empresário ou construtor tenha que se ausentar de suas atividades.

Por meio de uma consulta avcb é possível obter todos os dados relativos à vistoria executada em um projeto.

No geral, a fiscalização observe a conformidade de informações do projeto com o ambiente, entre os principais objetivos desse documento, estão:

  • Proteger os ocupantes em caso de incêndio;
  • Dificultar a propagação de incêndios;
  • Reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
  • Proporcionar meios de controle e extinção do fogo;
  • Viabilizar acesso para operações do Corpo de Bombeiros.

Plano de evacuação

Dentre as medidas cabíveis para assegurar a proteção aos colaboradores e clientes, o Plano de abandono e evacuação é uma das mais recorrentes por conta de sua alta eficiência quando comparado com outros métodos.

Como o nome sugere, o plano foi desenvolvido para auxiliar os funcionários à saírem de ambientes que oferecem risco à vida.

A estrutura da edificação precisa ser avaliada antes da montagem do plano, conforme as suas condições de espaço e percurso para que a evacuação seja feita de forma organizada e eficiente.

Para isso, é necessário realizar simulações periódicas com as pessoas que frequentam o local, para que possam desenvolver as técnicas de evacuação para a hora que precisarem encontrar saídas de emergência e/ou se direcionarem aos acessos corretos, etc.

Tanto a sinalização de emergência quanto as portas que têm esse fim, devem estar desbloqueadas, possibilitando o fluxo.

Entre as funções durante a execução de um plano de abandono estão:

  • Coordenação;
  • Liderança do abandono;
  • Brigada de incêndio;
  • Grupos de apoio.

Licença ambiental

Não poderíamos deixar de mencionar o licenciamento ambiental, fornecido pelo de controle, de acordo com a obra que será realizada.

A licença é entregue com o objetivo de certificar que o local está apto para a instalação, ampliação e operação de empreendimentos.

Além disso, atividades que fazem uso de recursos ambientais ou que podem ser consideradas potencial ou efetivamente poluidoras também precisam dessa licença para sua operação correta.

Isso permite mais controle sobre os ecossistemas em ameaça no território e garante a segurança dos animais e pessoas durante e após a realização das obras.

O mais importante é verificar toda a documentação necessária em cada edificação, pois muitos fatores influenciam a lista de exigências como a localização, o serviço oferecido e a área ocupada.

Além disso, é fundamental contar com serviços de qualidade e profissionais preparados.

Leave a Comment