Óleos essenciais para mulheres

Óleos essenciais para mulheres: aplicação e seus efeitos

As mulheres enfrentam diferentes desafios físicos e emocionais em diferentes ciclos de vida. A puberdade, a gravidez ou a menopausa perturbam inevitavelmente o equilíbrio hormonal, o que também conduz a alterações no corpo.

Em tais situações, vários óleos essenciais para mulheres podem ajudar a aliviar o desconforto que muitas vezes as acompanha. A aromaterapia atua para que os óleos essenciais desenvolvam seus efeitos através da pele e do olfato.

Óleos de coníferas contra mudanças de humor durante a puberdade

Como muitas áreas do cérebro se reorganizam durante a puberdade, ocorrem fortes oscilações de humor, entre outras coisas. Neste contexto, óleos essenciais de madeira macia, como agulhas de abeto e cipreste, ou óleos essenciais cítricos, como laranja de sangue e toranja, fornecem estabilidade.

Camomila, tangerina vermelha, neroli e hortelã bergamota relaxam o clima, e sândalo, vetiver e cedro atlas têm um efeito de equilíbrio. Dica: para facilitar o uso em trânsito, você mesmo pode fazer um roll-on de aroma facilmente.

Por dez mililitros de um óleo básico (por exemplo, óleo de jojoba ou óleo de amêndoa ), você pode misturar quatro gotas de laranja sanguínea, duas gotas de neroli, uma gota de vetiver e uma gota de cedro atlas.

Fragrâncias cítricas contra náuseas durante a gravidez

Durante a gravidez, e especialmente nos primeiros três meses, o olfato da mãe costuma mudar consideravelmente. Esta é uma função protetora, pois o cheiro é utilizado para decidir se algo é bom para o desenvolvimento da criança e para a sua própria saúde ou não.

A mulher, portanto, já ganhou muito por confiar em seu próprio nariz. Até mesmo o amado café pode, de repente, deixar de cheirar bem. Além da alteração do olfato, náuseas e problemas circulatórios são típicos dos primeiros três meses de gravidez.

Você também pode fazer a pedra de fragrância com facilidade. Armazenado em uma lata, ele pode ser maravilhosamente levado para qualquer lugar. Vários óleos essenciais não devem ser usados ​​durante a gravidez ou somente após consultar uma pessoa que os conheça bem.

Porque podem prejudicar a sua saúde e o desenvolvimento da criança. Estes incluem anis, oleo de melaleuca, manjericão, erva-doce, niaouli, sálvia, mil-folhas e verbena de limão.

Óleos essenciais para ondas de calor da menopausa

Durante a puberdade, os hormônios falam alto pela primeira vez. Durante a gravidez, ajudam a controlar o desenvolvimento de uma nova vida e, durante a menopausa, gradualmente dizem adeus – não fica entediante.

A menopausa é marcada por alterações que irritam mais ou menos emocionalmente e são vivenciadas como mais ou menos exigentes fisicamente. Por exemplo, o corpo armazena mais estrogênios como uma reserva de emergência na gordura, o que pode levar ao ganho de peso.

O desequilíbrio mental e as ondas de calor também causam problemas para muitas mulheres. Além de uma dieta geralmente balanceada e muito exercício, um spray corporal caseiro ou spray refrescante com óleos essenciais pode ajudar em situações de calor agudo.

Misture os seguintes ingredientes:

  • 5 ml de vinagre de maçã orgânico;
  • 1 gota de óleo essencial de gerânio rosa;
  • 1 gota de óleo essencial de sálvia;
  • 2 gotas de óleo essencial de laranja;
  • 95 ml de hidrolato de hortelã-pimenta (disponível em farmácias e onlin).

Misture todos os óleos essenciais com o vinagre de maçã e coloque em um borrifador. Complete com o hidrolato de hortelã-pimenta. Agite bem antes de cada uso. Borrife no decote, braços e pernas.

Óleos essenciais para outras doenças comuns

A aromaterapia também pode ajudar contra pequenos incômodos da vida cotidiana. Às vezes, quando você está “farto”, basta inalar um cheiro agradável para se sentir melhor novamente.

Com clipes de madeira e colheres como transportadores de fragrâncias, o cheiro fino pode ser facilmente distribuído no ambiente. Abaixo você encontrará as melhores e mais fáceis combinações de óleos essenciais para várias doenças.

Hortelã-pimenta refrescante para dores de cabeça

As dores de cabeça podem surgir por vários motivos. Em muitos casos, o bom e velho óleo de hortelã-pimenta ajuda, e com tanto sucesso que uma ou outra pílula para dor de cabeça pode ser salva sem mais delongas.

Uma mistura de 10 mililitros de álcool de alta porcentagem e 20 gotas de óleo de hortelã-pimenta, colocada em um roll-on, é uma grande ajuda contra dores de cabeça tensionais. Agite bem a mistura antes de cada uso e, quando a dor começar, distribua nas têmporas e na testa a cada dez minutos.

Óleo Calophyllum para veias varicosas

As veias em aranha e as veias varicosas não precisam se tornar um problema sério se forem tratadas em tempo hábil. Como as veias varicosas  podem se desenvolver por vários motivos (hereditariedade, tecido conjuntivo fraco, certas doenças), um médico deve sempre ser consultado.

Com os óleos essenciais, você pode neutralizar as veias fracas de uma maneira suave. Misture os seguintes ingredientes:

  • 20 ml Calophyllumöl;
  • 30 ml de semente de uva ou óleo de jojoba;
  • 5 gotas de óleo essencial de zimbro;
  • 5 gotas de óleo essencial de cipreste;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.

Coloque tudo em uma garrafa e após o banho – sem pressão – espalhe nas veias varicosas de baixo para cima.

Óleos essenciais para relaxamento em caso de retenção urinária

Quando a micção se torna uma provação (por exemplo, com um resfriado, após a cirurgia ou em caso de estresse psicológico), óleos essenciais relaxantes são úteis.

Por exemplo, misture uma colher de sopa de óleo de gergelim, uma gota de Eucalyptus globulus e uma gota de sândalo e massageie suavemente na parte inferior do abdômen acima da bexiga. Uma bolsa de água quente também ajuda no relaxamento.

Alívio do zumbido com aromas de frutas e flores

A origem dos ruídos no ouvido, também conhecido como zumbido, ainda não foi totalmente esclarecida. Se você tiver sorte, o assobio e o assobio irão embora por si só.

Se os distúrbios circulatórios, o estresse permanente ou a exposição prolongada ao ruído levarem ao assobio nos ouvidos, sempre devem ser esclarecidos com um médico primeiro.

Os óleos essenciais também podem ter um efeito calmante. Você pode misturar os seguintes ingredientes em um roll-on e aplicar atrás das orelhas, se necessário:

  • 10 ml Jojobaöl;
  • 2 gotas de óleo essencial Petitgrain;
  • 2 gotas de óleo essencial de camomila romana;
  • 2 gotas de óleo essencial de tangerina vermelha;
  • 2 gotas de óleo essencial de cajeput;
  • 1 gota de óleo essencial de jasmim sambac.

Leave a Comment