spirulina-g96f152c05_1280

O que é spirulina e para que serve

Nunca foi tão importante cuidar da imunidade. Afinal, a atual pandemia do coronavírus trouxe mudanças para o nosso o dia a dia e, por isso, sentir-se vulnerável tem sido natural. Entretanto, fazer uso de alguns elementos pode ajudar, por exemplo, a spirulina.

Pois bem, manter o corpo e organismo fortalecidos, além do bem-estar mental, foram buscas constantes no último ano, segundo a seguinte pesquisa: Covid Era Fitness Consumer 2020.

Entenda o que é a Spirulina e como funciona

Por isso, a famosa “Alga Azul” não ficaria de fora do novo dia a dia: a spirulina é a estrela da vez. 

Popularmente conhecida como uma microalga e classificada assim até a década de 60, ela é de fato uma cianobactéria (uma bactéria que faz fotossíntese) com o nome científico de Spirulina platensis (ou Arthrospira platensis). O nome “spirulina” provém de sua bela forma espiralada.

A alga funciona como um concentrado especial dos benefícios das folhas verdes, é um suplemento indispensável para aqueles que não consomem muitas folhas. 

Em apenas 3 gramas (seis tabletes de 500 mg), é possível encontrar uma concentração de vitaminas e minerais superior a 3 pratos de alface. E não traz benefícios apenas para quem tem uma rotina de treinos intensa, auxilia qualquer pessoa que busca melhorar a qualidade de vida.

Pelo fato de ser altamente nutritiva e com pouquíssimas calorias, pode ser excelente auxiliar para quem quer ou precisa perder peso, pois propicia saciedade e consequentemente menos apetite pelo que não é saudável. 

Para este efeito de moderar o apetite, os pesquisadores recomendam tomar entre 30 a 15 minutos antes de uma refeição, sempre com um copo de água.

É uma cianobactéria rica em nutrientes que tem inúmeros benefícios, desde o auxílio no tratamento da osteoporose até a prevenção do envelhecimento precoce – combatendo os radicais livres por meio da sua grande quantidade de antioxidantes. 

As cianobactérias são mais antigas do que as algas e junto com estas, são as grandes responsáveis pelo oxigênio de nosso planeta.

Existem ainda fatores adicionais, que incluem sua produção e o impacto ambiental, que fazem da spirulina uma das melhores opções de suplemento alimentar na atualidade e no futuro: 

  • Para seu cultivo, não são necessárias terras férteis; 
  • Possui crescimento rápido e maior rendimento;
  • A spirulina usa menos água por quilo de proteína do que outros alimentos; 
  • A água é reciclada de volta para os tanques após a colheita;
  • A spirulina é uma grande produtora de oxigênio;
  • É mais eficiente do que árvores e florestas para absorver dióxido de carbono;
  • A spirulina não tem custos ocultos em termos de esgotamento. 

Pois bem, portanto, sem custos médicos de longo prazo provenientes de alimentos não saudáveis ou ​​com aditivos químicos.

Diferentemente das algas mais consumidas e conhecidas, a spirulina não se desenvolve no mar, é uma “alga” de lago. Tradicionalmente era consumida pelos astecas e outros povos da América Central e da África, que souberam reconhecer e aproveitar sua enorme riqueza.

Mais da metade da composição da spirulina é pura proteína (com todos os aminoácidos essenciais), também é concentrada em minerais, vitaminas essenciais e óleos saudáveis como o GLA, muito estudado por seu efeito anti-inflamatório.

Um estudo publicado pela revista Bioresource Technology, em 2007,  demonstrou que a spirulina possui uma ampla gama de nutrientes vitais e compostos benéficos, tais como: 

  • Vitaminas do complexo B;
  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Manganês;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Cobre;
  • Aminoácidos essenciais;
  • Ficocianina (substância com diversos efeitos terapêuticos);
  • Betacarotenos (antioxidantes importantes);
  • Ácidos graxos como o GLA.

E as vantagens não se resumem a isso: a spirulina foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o “alimento do milênio” por conter mais de 50 nutrientes fundamentais ao organismo e foi selecionada pela NASA como uma das melhores fontes alimentares para ser utilizada no espaço.

Estudos, como o da Revista da Associação Brasileira de Nutrição (RASBRAN), comprovam esses e outros benefícios, como efeitos contra a anemia, antioxidantes, hipotensores, contra a desnutrição, antiobesidade, entre outros.

Quando estudamos a importância dos nutrientes para o bom funcionamento do organismo, da imunidade e do bem-estar, passamos a priorizar alimentos como a spirulina, ou seja, rico em:

  • Proteínas;
  • Vitaminas;
  • Minerais;
  • Compostos naturais benéficos;
  • Fibras.

Inclusive, ao mesmo tempo, pobre em calorias, açúcares ou carboidratos. É o que chamamos de alimento densamente nutritivo: muitos nutrientes e poucas calorias. De fato, segundo pesquisadores, a spirulina é o alimento mais densamente nutritivo do planeta!

Os profissionais de saúde são sempre enfáticos sobre a importância dos vegetais na alimentação diária, especialmente das folhas verdes escuras, pois estas são concentradas em micronutrientes, compostos antioxidantes, fibras e ajudam na saciedade.  

O maior desafio mundial é a deficiência de micronutrientes

A desnutrição enfraquece e afeta cerca de 852 milhões de pessoas em todo o mundo – representa mais de 10% dos habitantes do planeta – e a spirulina, por todas as características mencionadas, é sem dúvida um excelente recurso para remediar a situação.  

A spirulina, por exemplo, é muito rica em ferro e a anemia causada pela carência de ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e graves. Um estudo feito na República do Congo, visando ajudar crianças com graves carências nutricionais mostrou resultados rápidos e significativos.

Neste estudo, a maioria das crianças no grupo de intervenção (que tomou a spirulina) apresentou um aumento significativo dos níveis de hemoglobina e hematócrito em comparação com o grupo controle (que não tomou a spirulina). 

A prevalência de anemia grave diminuiu de 20% para 6% no dia 30 de uso de spirulina. 

Spirulina e chlorella, a melhor associação nutritiva 

É por isso que a Puravida, que tem como propósito facilitar a prática de um estilo de vida orgânico, apresenta a SPIRULINA ORGÂNICA, um produto de alta qualidade, cuja matéria-prima é cultivada a partir de água de nascente alcalina e extratos minerais de rochas especiais. 

É 100% spirulina, prensada em tabletes, com baixo teor de calorias e de sabor agradável e suave. É o que chamamos de alimento densamente nutritivo: muitos nutrientes e poucas calorias. De fato, segundo pesquisadores, a spirulina é o alimento mais densamente nutritivo do planeta!

E estes benefícios você encontra também na CLORELLA ORGÂNICA da Puravida, outra microalga extremamente nutritiva e com diversas propriedades que, com uma pequena porção diária, já oferece a dose diária de nutrientes recomendada por médicos.

A clorella é riquíssima em clorofila e com qualidades únicas. É frequentemente utilizada junto com a spirulina. Ela auxilia nos processos de desintoxicação do organismo é algo de imenso valor no mundo atual, que infelizmente está repleto de toxinas e poluentes. 

Além disso, é um dos suplementos mais utilizados e pesquisados no Japão, muito usada para crianças em crescimento, pois segundo alguns pesquisadores, possui um complexo de nutrientes que foi batizado de “Chlorella Growth Factor” (“Fator de Crescimento da Chlorella”) que estimula a multiplicação celular saudável.

Inúmeros estudos científicos comprovam os mais variados benefícios das microalgas. Para conhecer alguns deles, consulte o artigo 12 razões cientificamente comprovadas para incluir microalgas em sua dieta, que aborda também um outro alimento excepcional, a clorella

Essas microalgas absorvem os elementos do ambiente com facilidade e podem se contaminar em cultivos sem os cuidados necessários, busque sempre matéria-prima de boa procedência e cultivo orgânico. 

As únicas que conhecemos que cumprem os rigorosos critérios de qualidade no mercado brasileiro, com selo certificado de matéria-prima orgânica, são da empresa Puravida.

A construção da saúde é um trabalho diário fundamentado em nossas escolhas, especialmente na escolha de alimentos e suplementos. 

Experimente incluí-las no seu dia a dia, são leves e práticas, você pode carregar consigo para qualquer lugar e tomar a qualquer momento. É fácil, prático e portátil – perfeita para o dia a dia moderno.

Este post foi escrito especialmente para o blog Network e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

 

Tags: No tags

Leave a Comment