farmácia

Montagem de farmácia requer cuidados especiais

Os modelos de negócios são variados e atendem às necessidades da população, de acordo com o produto oferecido e a localização onde o empreendimento comercial está instalado.

No caso de farmácias e drogarias, os empresários do ramo devem ter objetivos claros, pois trata-se de produtos que envolvem a saúde das pessoas.

Para atender todas as normas regulamentadoras que permitem a abertura de um estabelecimento comercial dessa categoria, os empresários precisam contar com uma assessoria para orientação de todos os passos a serem tomados e a burocracia que precisa ser resolvida.

A reunião de ferramentas e técnicas adequadas para a montagem de uma farmácia ou drogaria é necessária desde o princípio. São analisadas todas as informações em mãos, para que as decisões sejam tomadas de maneira adequada.

As orientações seguem, por linhas gerais, etapas distintas, entre elas:

  • Análise da localização de instalação;
  • Resoluções burocráticas;
  • Projeto do estabelecimento comercial;
  • Contato com fornecedores.

Todas as informações são computadas para ajustes pontuais e para que os objetivos do empresário e de toda a instalação comercial sejam alcançados.

As parcerias comerciais, as tabelas de preços e a presença de concorrência também devem ser acompanhadas ao longo do tempo para que o sucesso do negócio seja certeiro.

Produtos personalizados na área da saúde vendidos em farmácia

Os serviços prestados por uma farmácia de manipulação e remédios industrializados podem ir além do balcão de atendimento.

Alguns produtos podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente, mediante apresentação de receita médica comprobatória.

A excelência de atendimento e os preços baixos podem ser fatores agregadores para a fidelização de clientes.

A contratação de funcionários e o devido treinamento deve passar por avaliações constantes, garantindo a qualidade do estabelecimento comercial junto ao público-alvo.

O alcance aos clientes pode se expandir de maneira certeira com a disposição de um motoboy para fazer a entrega de remédio no domicílio.

Dependendo da distância percorrida, a cortesia pode um fator preponderante para garantir a simpatia da clientela e a manutenção constante de atendimento além dos balcões físicos dentro da loja propriamente dita.

Prateleiras mantém organização de espaço

O ambiente de uma farmácia precisa ser bem iluminado e com climatização, tanto para o conforto dos clientes e funcionários quanto para manter a qualidade dos produtos vendidos.

Com um atendimento eficiente e organização espacial, é possível disponibilizar produtos que não demandam receita médica ao alcance dos clientes.

A instalação de um balcão expositor próximo ao caixa de pagamento é uma forma de oferecer outros produtos que podem ser comercializados dentro de uma farmácia ou drogaria.

O fluxo dos clientes é obrigatório, o que pode ser determinante para que algo esquecido para compra possa ser lembrado e está com fácil acesso.

Além disso, é importante destacar que alguns remédios podem ser consumidos no mesmo instante, para alívio de dor de cabeça, por exemplo.

Logo, uma geladeira pequena com garrafas de água próximos aos remédios que atuam nessa área podem ser disponibilizados, facilitando a vida dos consumidores.

Tecnologia empregada para otimização de tarefas

As equipes de trabalhos devem realizar as tarefas de acordo com as funções para a qual foram contratadas. Dentro de uma farmácia é obrigatório por lei a presença de um profissional farmacêutico, atendendo às normas regulamentadoras de órgãos fiscalizadores e entidades de classe.

A presença desses profissionais pode ser confirmada por meio do acesso e constatação no relogio de ponto digital com impressão de comprovante que fica em posse do funcionário.

A fiscalização pode ser realizada em dias e horários alternados, verificando se o estabelecimento comercial cumpre as regras de acordo com a legislação vigente.

As farmácias que trabalham com produtos personalizados para os clientes precisam oferecer ferramentas apropriadas para os técnicos que trabalham no preparo dos remédios manipulados.

Sendo assim, essa tarefa pode ser realizada por meio de uma máquina de automação que prepara cápsulas de acordo com a receita médica, respeitando as medidas para ingestão humana.

Para atender todos os públicos, desde aqueles que precisam de um remédio genérico até os que precisam de medicamentos específicos, os empresários precisam investir em um estoque para que seja o suficiente para a demanda local.

A reposição dos produtos ocorre de acordo com a movimentação do público e as necessidades de cada cliente.

Vale destacar que muitos produtos têm saída em épocas específicas, como protetor solar nos períodos quentes e remédios para gripe durante o inverno. Por isso, a farmácia deve estar preparada o ano todo.

Leave a Comment