negocios79

Gerenciamento empresarial eficiente e empreendimentos comerciais

Destacar-se no mercado de produtos e serviços é uma tarefa árdua, mas, com trabalho e dedicação, é possível alcançar o patamar mais alto, e até mesmo se tornar um ponto de referência para outros empreendedores e empresários que se arriscam na arte do empreendedorismo.

Para alcançar o sucesso, é preciso planejamento, estrutura, e garantia de que o cliente terá um produto de qualidade em mãos, ou que o serviço prestado será realizado com eficiência e praticidade.

Fortalecimento de marca no mercado

É preciso que o empreendedor individual esteja apto para atender os mais diferentes serviços para uma variedade de clientes, em vários pontos de uma cidade ou região, conforme a disponibilidade e possibilidade de atender o mercado consumidor em diferentes locais.

O posicionamento como empresário também deve se estender às obrigações quanto à burocracia, regulamentando sua atividade profissional.

Nesse ponto, muitos profissionais que trabalham no setor de consultoria empresarial e contabilidade podem indicar cada passo que deverá ser tomado para que toda a empresa esteja de acordo com as leis do empreendedor, e se houver a contratação de empregados, estar em conformidade com as leis trabalhistas, no que concerne a salários, períodos de trabalhos, períodos de descanso, férias e décimo terceiro salário.

A forma de recebimento de pagamento também é um ponto que deve ser bastante estudado. Muitos empresários precisam de um capital de giro, que pode ter investimentos de bancos ou até mesmo outras empresas.

Para o trato com os clientes, é importante contar com diversas formas de pagamento, como dinheiro, cheque e os cartões de débito e crédito.

Para o empreendedor não ter várias taxas, cobradas por bandeiras de diferentes cartões, há empresas que oferecem a conciliação cartão de crédito, em que um único equipamento de cobrança recebe de diferentes instituições financeiras.

Com isso, o empresário tem diversas vantagens, como:

  • Menor risco nas transações financeiras;
  • Segurança em relação a fraudes de terceiros;
  • Maior controle de taxas, custos e recebíveis;
  • Centralização de informações bancárias.

Com o advento da internet sem fio, e a facilidade de acesso por meio de uma rede de diversas instituições financeiras, muitas transações bancárias são realizadas com equipamentos desenvolvidos para o recebimento de pagamentos a qualquer hora e lugar.

Mesmo que a loja física tenha toda uma rede interna preparada por uma empresa de cabeamento estruturado, trabalhos realizados de forma externa devem oferecer ao cliente a possibilidade de pagamento na entrega do produto, em domicílio, com o uso de maquininhas que aceitam diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito, por exemplo.

Empreendimentos merecem atenção

Como o empreendedorismo também está ligado à inovação, é preciso verificar a possibilidade de inovação nos estabelecimentos comerciais que já estão há muito tempo oferecendo produtos e serviços para a população.

A melhor forma de atender um cliente, pode ser indo até ele, e entregando o pedido em mãos, exatamente como ele solicitou.

Dessa forma, foram desenvolvidos programas virtuais, que permitem o acesso a produtos por meio de fotos e descrições, e que podem ser solicitadas pelo cliente para receber em casa.

No setor têxtil, muitos empresários instalaram um sistema para loja de roupas em que o cliente pode verificar a disponibilidade de tamanho, cor, modelo de tecido, além de diferentes cortes e estampas, com um toque na tela de um smartphone.

Estabelecimentos comerciais que oferecem produtos alimentícios criaram sistemas de entrega, em que o cliente pode fazer a compra semanal e abastecer a despensa com arroz, feijão, açúcar, macarrão, entre outros produtos, sem precisar passar por um checkout mercado de forma física.

Tudo é realizado online, com a facilidade de oferecer prateleiras virtuais e carrinhos de compra em que cabem uma infinidade de produtos, e o melhor de tudo: podendo ser realizado do conforto do lar.

Até mesmo tarefas triviais, como a compra dos pãezinhos no período da manhã ou para o lanche da tarde, tornaram-se virtuais.

Com um sistema de entrega rápido e eficiente, para garantir a qualidade dos produtos, empreendedores do setor de panificadoras criaram o expositor para padaria virtual, em que é possível escolher diversos produtos, entre pães, bolos, doces e salgados, e receber em casa.

É claro que as lojas físicas, como padarias, supermercados e magazines continuarão existindo, mas a transformação do mercado está evidente, e os empreendedores já perceberam que é preciso acompanhar a evolução, junto com a nova geração, que está plugada cada vez mais em diferentes equipamentos eletrônicos.

Leave a Comment