circus-828680_640

Manual básico de instrução de artes circenses e outros

Ir ao circo é um dos programas favoritos das crianças, pois eles garantem muita diversão, gargalhadas e feitos surpreendentes. O que poucos sabem, porém, é que tudo aquilo que é apresentado é considerado como uma expressão de arte.

O termo “artes circenses” se refere às diferentes atividades artísticas que são oferecidas dentro de um circo, como malabarismos, mágica, palhaços, acrobacias, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outras coisas.

Afinal, nada daquilo é feito de modo impensado, pois são necessárias técnicas que surgiram muito tempo atrás para conseguir fazer performances de qualidade.

O melhor de tudo é que estas expressões artísticas surgiram há séculos. Já na época do Império Romano é possível encontrar registros de apresentações que envolviam as técnicas de circo. Naquela época, as apresentações poderiam ser feitas em praças públicas ou no interior das casas dos nobres.

Esta prática se espalhou rapidamente por toda a Europa, gerando diversas famílias rodantes que viajavam por todo o continente mostrando suas artes e conquistando telespectadores encantados. Nas Américas, a tradição chegou através da colonização europeia e se mantém até hoje.

As artes circenses não estão restritas, porém, somente aos que dedicam sua vida a isso. É possível se matricular em uma escola de circo e praticar algumas delas como hobby, o que traz muitos benefícios para o corpo e para mente, como:

  • Prática de atividades físicas regulares;

  • Melhora nas técnicas de respiração;

  • Maior concentração;

  • Reduz o estresse.

São inúmeras as atividades que podem ser feitas em uma aula de circo, basta apenas escolher quais são as mais adequadas para você

Hora de dançar

Se seu objetivo não é só aprimorar a mente, mas também movimentar um pouco o corpo, a aula de dança é a melhor saída. A rotina de academia, caminhadas e exercícios podem ser um pouco cansativas e até mesmo chatas, de forma que investir nessas classes podem te ajudar bastante.

As vantagens são melhorar a coordenação motora e no trabalho em equipe – afinal, não se dança sozinho, não é mesmo? O adicional é justamente conseguir manter o corpo saudável, melhorar a postura, queimar algumas calorias e perder alguns quilos.

O bom é que a maioria das escolas de circo oferecem este tipo de serviço, basta decidir qual estilo de dança você quer aprender primeiro!

Ousando um pouco mais

Se você sente que está preparado para alguns desafios, por que não investir em uma aula de pole dance para iniciantes? Adquirir algumas técnicas de equilíbrio e elasticidade nunca é demais.

Para ir às aulas basta apenas usar um short de academia e um top, sem muitos segredos. Para garantir que o corpo consiga aderir melhor às barras de ferro, evite usar cremes ou óleos hidratantes corporais, pois eles podem acabar fazendo com que você escorregue.

O pole dance possui duas vertentes, então, antes de começar a aula, escolha qual é a da sua preferência. O performático trabalha com coreografias e com o look que você irá utilizar para se apresentar, havendo a necessidade de aprender a dançar de salto alto. Já o fitness é focado nas acrobacias e alongamentos como exercício físico.

Ambas as categorias, de qualquer forma, irão ajudar o seu corpo a adquirir maior resistência e fortalecer os seus músculos. A questão de performance ou não é apenas um gosto pessoal, embora nos circos existam maiores possibilidades de haver aulas nesta modalidade, justamente por incorporar os elementos de arte.

Aulas para os pequenininhos

Quem disse que as crianças devem ficar de fora das artes circenses? Uma das melhores maneiras de apresentar os baixinhos a esse mundo maravilhoso do circo é através das aulas de teatro infantil.

Esta é uma boa tática para desenvolver nas crianças os lados artístico, sensorial e motor. O teatro também ajuda bastante no desenvolvimento cerebral, devido à necessidade de memorizar falas e movimentos. Assim, existe um maior estímulo para desenvolver potenciais talentos artísticos futuros.

Além disso, as aulas de teatro tornam a criança mais criativa e sociável, uma vez que ela tem que aprender a trabalhar em equipe. Em geral, os cursos de teatro infantil são montados com uma combinação de brincadeiras, atividades e, por fim, as peças de teatro. Isso é importante para que as crianças possam entender os processos de criação, produção e o trabalho final.

Leave a Comment