comércio

Logística empresarial pode auxiliar seu comércio

Os estabelecimentos de alimentos como os mercados são fundamentais para a sociedade. O segmento do comércio atua vendendo diversos elementos essenciais assim como os produtos alimentícios e outros itens necessários no cotidiano.

Por conta disso, esses segmentos acabam atraindo bastante visibilidade por parte da população, exigindo uma maior organização.

Tendo isso em mente, este artigo foi elaborado para explicar mais sobre como o processo organizativo pode ser realizado e como os mais variados produtos podem ser organizados.

O que você precisa saber sobre a logística?

A logística é um segmento voltado ao ramo empresarial, independentemente de sua área de atuação. O setor, por sua vez, tem como função se envolver nos processos organizativos, pensando em como as atividades podem ser realizadas em uma organização de forma otimizada e benéfica para a empresa

As empresas precisam ter um segmento logístico atuando, especificamente, em logistica empresarial.

Esse tipo de logística atua planejando e realizando um controle econômico da produção, além de ser responsável também pelos segmentos:

  • De armazenamento e estoque;
  • De gestão de informações;
  • De cadeia de suprimentos;
  • De atuação nos inventários;
  • De produtos que serão finalizados;
  • Da compra de matéria-prima;
  • Dos processos de transporte.

Sendo assim, esse é um setor da logística bastante abrangente e se as atividades forem realizadas de forma eficiente, apresentará diversos benefícios à empresa, no que se refere à economia, direcionamento assertivo dos investimentos, redução de gastos e perdas empresariais, dentre outros.

Tendo um segmento bastante estruturado, esse setor contribui para que os produtos estejam disponíveis aos clientes de forma correta, verificando seu processo desde a compra com o fornecedor, transporte até a loja, armazenamento e estoque e disponibilização ao cliente.

Diante de um cenário onde cada vez mais as empresas são competitivas, obter um segmento de logística estruturado é fundamental. Outra ação que vale a pena e é necessária para a empresa é apostar em tecnologia e inovação para o seu negócio!

A automação no comércio

Esse processo de inovação tecnológica pode ocorrer por meio da automação comercial. Visto que os processos tecnológicos estão presentes em vários segmentos da sociedade, inclusive, nas empresas do comércio.

Automação representa a realização de ações por parte das máquinas, a partir de uma programação realizada em uma central. Os benefícios de se investir em um sistema automatizado são vários como:

  • Maior precisão das ações;
  • Maior otimização do tempo;
  • Maior qualidade na produção e finalização;
  • Menor chance de acidentes de trabalho dentro da empresa.

No caso da automação comercial funciona com as máquinas realizando atividades para facilitar o deslocamento de produtos, equipamentos e organização do galpão.

Também existem formas de realizar um controle desses equipamentos, como um elevador de carga externo que já é programado para a realização de atividades, dentre outros.

O sistema automatizado também pode ser envolvido por softwares que são controlados por equipamentos de celulares ou computadores e que apresentam relatórios de gestão empresarial de forma automatizada, além de emitir notas fiscais, realizar pagamentos e outras ações facilitadoras.

Elementos fundamentais para sua empresa

Além das inovações e estratégias que citamos aqui, para a organização do seu comércio e mercado, existem alguns elementos que não podem falar. Dentre eles, vamos destacar 3. O primeiro é a balança comercial com etiquetadora.

A balança é um equipamento que contribui para a pesagem de peças com precisão para o pagamento ou disponibilização para o cliente. As balanças mais modernas e digitais apresentam precisão e emitem uma etiqueta já com o código de barras.

Outro elemento que contribui para a organização e disposição de peças são as gôndolas de parede. As gôndolas funcionam como prateleiras que contribuem para a fixação e disponibilização de produtos em uma empresa.

Essas gôndolas são utilizadas de forma a fazer com que os produtos fiquem visíveis e acessíveis ao cliente, de forma organizada por tipo ou segmento do produto.

Outro elemento fundamental nessa parte de organização logística é ter um almoxarifado na empresa, onde esses produtos podem ser guardados ou disponibilizados a depender da necessidade.

Para otimizar os espaços e garantir maior organização, a instalação de um mezanino para almoxarifado pode auxiliar.

Por fim, para que todos esses serviços ocorram de forma confiável e segura é importante contar com uma equipe técnica e especializada, que ofereça serviços com qualidade para os clientes.

Leave a Comment