negócio

Legislação trabalhista para negócio próprio

A crise que afetou o país nos últimos anos tem levado os brasileiros a procurarem por alternativas para garantirem seu sustento,como abrir seu negócio.

Abrir o próprio negócio é uma delas, afinal, mais do que superar uma crise, empreender é ter a oportunidade de oferecer produtos e serviços de qualidade, gerar empregos, crescer profissionalmente e obter mais lucros.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas que provocam receio na hora de contratar ou de gerir o próprio negócio.

A melhor saída para isso é se informar e estar por dentro da legislação trabalhista e dicas sobre gestão.

Neste artigo trazemos essas informações tão importantes. Confira.

A importância dos exames médicos para o seu negócio

Toda vez que uma empresa admite um novo funcionário, antes que este inicie suas atividades é necessário realizar o exame admissional. Este exame é obrigatório e amparado pelo artigo 168 da CLT.

Quem arca com os custos desses exames são as empresas e, caso seja pago pelo funcionário, este deve ser reembolsado.

Mais do que uma segurança para empresa, que terá a garantia de contratar uma pessoa física e psicologicamente sadia para o exercícios das funções, esse exame também é um garantia para o trabalhador.

Isso porque, caso seja necessário afastar-se por motivos de doenças, o funcionário tem como provocar que esta surgiu após ser contratado.

Os exames admissionais mais comum são?

  • Anamnese ocupacional;
  • Medição de pressão;
  • Avaliação de batimentos cardíacos;
  • Avaliação das articulações.

É importante ressaltar que esses exames só podem ser realizados por um médico do trabalho.

Quanto ao exame admissional para hospital, é ainda mais importante que os profissionais realizem exames mais aprofundados, como exames antiparasitários, pois dessa maneira garante a segurança da saúde dos pacientes.

A contaminação por conta de doenças como a giárdia, por exemplo, podem contaminar outros funcionários e, pior, pacientes, comprometendo quadros de saúde.

Para realizar esses e outros tipos de exames admissionais, é importante procurar por uma boa clinica exame admissional.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância dos exames admissionais, no próximo tópico vamos falar um pouco sobre alguns segmentos de negócio muito lucrativos, confira.

Modelos de negócios lucrativos

Quando uma pessoa pensa em empreender, logo vem à mente modelos tradicionais de negócios, como lojas de roupas, por exemplo. No entanto, existem diversos outros que são muito lucrativos.

Podemos citar como exemplo uma agência de atores, pois hoje, com a facilidade da internet, investir nesse campo tem sido cada vez mais lucrativo.

Por meio dessas agências, os atores buscam oportunidades de trabalho na mídia. Mas, para atuar neste segmento, você precisa estabelecer contato com emissoras de TV, produtoras de comerciais e eventos dentre outros meios midiáticos.

Também é importante contar com fotógrafos, maquiadores e outros profissionais envolvidos no trabalho.

Também existe oportunidade para quem quer empreender em sua profissão, e um exemplo disso é oferecer serviços de consultoria jurídica online.

Se você é advogado, saiba que, mais do que atuar de maneira tradicional na sua área, também é possível prestar serviços de consultoria do conforto de sua casa e tudo pela internet.

Não é necessário despender gastos com espaços para recepcionar clientes, pela internet você pode oferecer todos os serviços de consultoria, pois muitas empresas precisam de orientações, por conta da obrigação em atuar dentro das leis.

As pessoas também precisam de consultoria online para assuntos jurídicos dos mas variados segmentos. Portanto, você precisa apenas investir na divulgação e ganhar dinheiro na sua profissão, pela internet.

Os contadores e economistas também podem prestar consultoria financeira pela internet. Este segmento é muito requisitado, principalmente por novos empreendedores que desejam ampliar seus negócios.

Por meio de uma empresa de consultoria para assuntos financeiros, essas empresas conseguem melhores opções em investimentos, cortes ou redução de gastos, pagamentos de funcionários dentre outras necessidades relacionadas ao seu empreendimento.

Empreender é para todos, independentemente de qual seja a sua profissional ou o segmento que deseja atuar.

Abrir um novo negócio, com ajuda de funcionários ou trabalhando sozinho, é uma maneira de garantir o próprio sustento e conseguir lucros melhores.

Tudo isso envolve muito trabalho, determinação e dedicação, com um pouco de disciplina é possível ser o seu próprio chefe e trabalhar com o que você realmente ama.

Seguindo nossas dicas temos certeza de você conseguirá empreender com muito sucesso e dentro da lei.

Leave a Comment