lavanderia

Abrindo a sua empresa no ramo de lavanderia

Atualmente, muito se fala a respeito das oportunidades para trabalhar e empreender em áreas de alta tecnologia, como a inteligência artificial.

Entretanto, nem todos consideram que, com a vida cada vez mais caótica que as pessoas levam, pode ser uma boa ideia atuar na área de serviços domésticos – como abrir uma lavanderia, por exemplo.

Por mais que muitas pessoas pensem que se trata de um segmento ultrapassado, este não é o caso. Todos precisam lavar roupas, logo, sempre há demanda.

Do mesmo modo, é possível atender empresas de grande porte, como hotéis e hospitais, que também têm demandas recorrentes de lavanderia.

Entretanto, assim como em qualquer outro tipo de negócio, ele deve ser aberto com cautela, depois de um planejamento minucioso e muita análise.

Confira, a seguir, algumas dicas para que o estabelecimento seja um sucesso:

Contrate um contador de confiança

A legislação obriga praticamente todos os estabelecimentos do país a contratar um escritório de contabilidade.

Apenas um profissional da área, devidamente registrado, é autorizado a escriturar e assinar os livros contábeis do estabelecimento.

Entretanto, é preciso ter em mente que contar com esse serviço traz muitos benefícios além do mero cumprimento da obrigação.

Um contador habilidoso e um proprietário interessado em novas possibilidades podem facilmente transformar a parceria em algo estratégico.

Alguns do serviços que o profissional pode prestar são:

  • Planejamento tributário;
  • Identificação de oportunidades de elisão fiscal;
  • Auxílio em admissões e demissões
  • Apuração do imposto devido.

Deste modo, ele reduz as chances de que a empresa caia na malha fina, e, consequentemente, possa receber sanções, como multas.

Contudo, ele não deve ser contratado apenas quando o negócio já estiver a todo vapor: este profissional também pode auxiliar com a regularização do estabelecimento perante os órgãos competentes.

Vale a pena procurar um escritório especializado em abertura de microempresa, de modo que o processo seja o mais rápido possível.

Preste um serviço diferenciado

Especialistas em empreendedorismo são unânimes ao dizer que o mercado consumidor está cada vez mais exigente.

Isso significa que estabelecimentos que não buscam se diferenciar, e acabam oferecendo mais do mesmo, não sobreviverão por muito tempo.

Por mais básico que este negócio pareça, as lavanderias não são exceção: quem não se destaca, não tem uma trajetória muito longa.

Felizmente, isso não é muito complexo: basta analisar a concorrência e verificar algo que elas não tenham. É possível, por exemplo, levar e buscar as roupas na residência ou no trabalho dos clientes, livrando-os desta tarefa.

Tendo em vista a rotina estressante que boa parte das pessoas leva, é perfeitamente possível que a clientela pague um valor a mais para contar com esse tipo de comodidade.

Vale ressaltar que passar algum tempo pensando em um modelo de negócio diferenciado, que possa ser replicado, é um investimento.

Dependendo do nível de sucesso, é possível patentear marca, franqueá-la e torná-la infinitamente mais rentável.

Trabalhe apenas com produtos de marcas conhecidas

Contudo, um serviço distinto e completo não é a única maneira de fazer com que o estabelecimento seja diferenciado e conquiste uma clientela cativa:

Também é preciso ter cuidado com os produtos e equipamentos de limpeza usados.

A regra é que todos, sem exceção, devem ter o mais alto padrão de qualidade do setor, sendo fabricados por marcas conhecidas e consolidadas no segmento.

Além de isso por si só já conquistar a confiança dos clientes, nota-se que o resultado das lavagens será muito melhor. Deste modo, conquista-se a forma mais preciosa de divulgação: o boca a boca.

Considere especializar-se

A especialização é outra tendência que está em alta no mundo empresarial. De modo geral, o público entende que quem se dedica a um nicho específico entrega melhores resultados que estabelecimentos generalistas.

Portanto, por mais que o investimento requerido para o produto ou serviço seja mais alto, ele costuma valer a pena.

Por incrível que pareça, o mercado de lavanderias não é exceção.

É possível especializar-se em ramos como o atendimento a grandes estabelecimentos (hotéis, hospitais, restaurantes, etc.), a limpeza de peças delicadas, de roupas de cama, de trajes de festa e muito mais.

Entretanto, a dedicação a apenas um nicho por si só não é garantia de sucesso.

É importante conduzir uma pesquisa a respeito da oferta e da demanda do serviço na região que se pretende atender, de modo a não entrar em um mercado saturado ou acabar sem clientes.

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