inverno

O inverno está chegando: o que vestir para o trabalho ao ar livre

Enquanto trabalha ao ar livre, as roupas de inverno são seu recurso mais importante para se aquecer. É essencial vestir camadas folgadas, que retêm o calor facilmente e permitem que você ajuste as roupas à medida que suas atividades mudam ao longo do dia.

Se estiver vestido demais, você vai suar à medida que o dia avança.

Vista a peça: evite o algodão

Quando você é menos ativo, o suor começa a esfriar seu corpo, por isso, é importante usar camadas suficientes para se aquecer, mas não tão quente a ponto de suar excessivamente. 

Se você está suando profundamente, pode estar se esforçando demais; as atividades de trabalho e a hidratação devem ser ajustadas de acordo com sua rotina.

Certifique-se de adicionar camadas de roupa à medida que seu nível de atividade diminui.

As camadas devem ser feitas de tecidos que retêm calor quando úmidos, como lã, lã de poliéster e polipropileno (geralmente encontrados em camisas longas sintéticas).

O algodão é possivelmente o pior tecido para se aquecer no inverno. Uma vez molhado da chuva, neve ou suor, o algodão começa a extrair calor do corpo. 

Os efeitos são especialmente visíveis em meias de algodão, roupas íntimas ou se uma camiseta de algodão for a primeira camada próxima da pele.

Penas de ganso por baixo é um excelente isolante quando seco, mas como perde quase todo seu poder isolante quando molhado, é melhor evitar durante os meses de inverno.

Sistemas de camadas

Para trabalhar confortavelmente, um sistema de camadas deve ser aplicado a calças, meias, jaquetas, luvas e chapéus. 

Começa com uma camada de mecha para remover a umidade da pele. A partir daí, cria nas suas roupas um tecido mais pesado e mais durável para mantê-lo aquecido.

Camada de absorção

Esta é a camada colada à sua pele. Para evitar que seu corpo esfrie devido ao suor, essa camada deve remover a umidade da pele e transferi-la para a próxima camada. 

As camadas recomendadas são meias, tops e meias sintéticas ou de polipropileno – sem algodão!

Camada isolante leve

Ela vem após a camada de absorção. Um veludo leve ou uma blusa de lã fina é uma excelente camada isolante leve.

Camada isolante pesada 

Um suéter de lã ou lã mais pesado começa a reter o calor no corpo.

Camada impermeável e à prova de vento 

Protege seu corpo de uma variedade de condições climáticas, do vento à chuva ou neve molhada. 

Touca de inverno

30 a 50% do calor corporal é perdido na cabeça. Um chapéu de inverno adiciona tanto calor quanto todas as suas camadas. Nas condições de inverno, todos devem usar uma touca. 

Luvas 

As luvas são quentes, mas nem sempre são práticas para trabalhos que exigem detalhes. 

Para ajudar com esse problema, uma luva fina pode ser usada dentro de uma outra luva mais grossa. Isso permitirá que você remova suas luvas para um trabalho mais técnico, sem expor a pele nua ao frio. 

Meias e polainas

Um sistema de meias de duas camadas é mais recomendado para viagens no inverno. 

Uma meia fina de polipropileno com uma meia de lã por cima permite que a umidade seja absorvida pelos pés e a lã permanece quente mesmo quando molhada. 

O tamanho da bota também é importante – os dedos dos pés precisam de espaço de manobra – evite um ajuste apertado que restrinja a circulação. 

Alguns trabalhadores preferem um único par de lã solta e/ou meias de material sintético em uma bota isolada, e trazem um par sobressalente apenas por precaução.

Clique e conheça loja virtual de roupas para bebês

Abasteça seu corpo

Vá em frente e coma, afinal, trabalhar ao ar livre exige que seu corpo produza calor para mantê-lo aquecido. 

Devido às condições extremas, é melhor consumir calorias constantemente ao longo do dia. Seis a oito lanches são muito melhores do que duas refeições pesadas.

Cinquenta por cento de sua ingestão nutricional deve ser de carboidratos, como pão e massas. Queijo, manteiga e carnes adicionam um conteúdo valioso de gordura para ajudar a manter o corpo quente.

Evite cafeína e álcool

A hidratação é muito importante para os trabalhos de inverno. Em média, você deve beber cerca de quatro litros de água ou de líquidos por dia. 

Se você tiver apenas uma garrafa de água de um litro durante o dia, consuma muitas bebidas quentes no café da manhã e no jantar. Bebidas com cafeína (café ou refrigerante) ou álcool devem ser evitadas.

Cafeína e álcool restringem os vasos sanguíneos, impedindo a capacidade do corpo de se aquecer. No frio, as garrafas de água precisarão ser isoladas para evitar o resfriamento excessivo. 

O ar frio é mais seco que o ar quente, e podemos facilmente perder dois quartos de água por hora durante atividades cansativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Especial Saúde, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Comment