apparel-1850804_1920

Informações importantes para manter o controle da sua loja

Uma loja física necessita de cuidados muito mais especiais que as virtuais, pois é necessário se preocupar com documentação, aluguel, funcionários, estrutura, reformas e muito mais.

Além de tudo isso, é necessário ter um controle sobre o que entra e sai da loja de uma maneira muito mais sistematizada. Diferentemente do que acontecia décadas atrás, os sistemas eletrônicos podem ajudar, e muito, para que tudo isso seja cuidado.

Já imaginou como era contabilizar as vendas antigamente? Era necessário anotar em um caderninho o que era e o seu valor para, depois, somar tudo com uma calculadora. Só para garantir, era importante realizar esse processo mais de uma vez para conferir que os valores estavam corretos.

Se você tem uma loja roupa e está procurando informações sobre como manter um maior controle sobre o seu estabelecimento, confira algumas dicas!

Mantendo o estoque sempre atualizado

Conseguir deixar o seu estoque organizado e atualizado é essencial para que você consiga ter um maior controle do que está entrando e saindo da sua loja de roupas. Isso irá te ajudar a verificar se alguém andou furtando mercadorias diretamente dos cabides.

A organização ainda ajudará a evitar que haja algum tipo de roubo feito por funcionários, além de você conseguir ter um controle sobre os intrusos que, eventualmente, podem conseguir acessar o lugar onde você deixa as suas mercadorias armazenadas.

O controle de estoque é bastante simples de ser feito, desde que você mantenha uma rotina no cadastramento de novas peças. Assim que o produto chegar na loja é necessário preencher os dados de quantos e quais foram, em quais tamanhos e cores, para evitar que ele acabe se perdendo depois.

Essa tarefa é bem fácil, bastando apenas possuir instalado no computador principal da sua loja algum tipo de sistema de informação de estoque. Nele, você irá adicionar os dados e ele revelará o total de peças de cada modelo.

Assim, cada vez que uma delas for vendida, o próprio sistema irá contabilizar esta venda e retirará o número necessário da contagem do estoque. É importante que apenas pessoas de confiança tenham acesso a esses dados para evitar fraudes e alterações nos dados cadastrados em seu computador.

Fora do âmbito tecnológico, uma dica que irá te ajudar a manter um maior controle de estoque é organizar o local onde estão armazenadas as peças. Separe todas elas em modelos, tamanhos e cores, colocando-as juntas dependendo da categoria. Assim, se for necessário fazer algum tipo de contagem manual, tudo fica muito mais fácil.

Cuidando das vendas

O controle de vendas está diretamente ligado ao estoque, pois a cada transação realizada será contabilizada a quantidade de peças que saíram da loja, de forma que os dados serão atualizados automaticamente. A partir dele você poderá ter as informações centralizadas sobre:

  • o valor dos ganhos;

  • quais e quantos produtos foram vendidos;

  • dia e horário da transação;

  • quem comprou, no caso de clientes fidelizados;

  • forma de pagamento e se houve parcelamento;

  • qual funcionário realizou a venda.

Por estar diretamente ligado ao estoque, mesmo que haja um caso de roubo interno e a pessoa consiga ter acesso aos dados do estoque, é possível, ainda, verificar as vendas. Se estiver faltando alguma de determinado produto, é fácil concluir que a peça desapareceu.

Caso a pessoa vá longe e faça uma venda falsa, o valor das vendas mostrada no sistema não irá bater com o valor que você tem em dinheiro ou no banco.

Para garantir que também haja um bom controle na questão dos ganhos da empresa, é importante ter um software para loja de roupas com cupom fiscal, pois ele irá somar, também de maneira automática, a quantia que entrou nos caixas, seja por dinheiro, cheque ou cartões de crédito ou débito.

A lei Federal nº 8846, de 24 de janeiro de 1994, aponta que todos os consumidores têm o direito de ter a nota fiscal de sua compra, de modo que nenhum estabelecimento pode se negar a imprimir e fornecê-la para o cliente, seja por qualquer motivo.

O não cumprimento dessa lei é caracterizado como crime tributário, de forma que o proprietário poderá sofrer um processo por sonegação de impostos.

Para haver uma autenticidade nos cupons fiscais é necessário adquirir um sat fiscal dimep, que é um equipamento que irá documentar as transações de forma eletrônica.

Leave a Comment