Importância do SEO no marketing digital

Importância do SEO no marketing digital

Ao longo deste conteúdo vamos levar você para descobrir a importância do SEO no marketing digital.

Você provavelmente já ouviu o termo SEO, relacionado a marketing digital, negócios online ou comunidade da Internet.

Entretanto, você ficará surpreso com quantas pessoas apenas se lembram dessas três letras, mas nunca entenderam realmente o que elas realmente significam.

Se esta é a primeira vez que você se depara com essa frase, fique tranquilo, neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre essa estratégia eficaz, chamada SEO – Search Engine Optimization, que em português significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”, ou seja, otimização de mecanismos de pesquisa como o nosso conhecido, Google.

SEO

SEO é essencialmente a prática de usar certos princípios qualitativos de conteúdo e melhorias técnicas para melhorar seu tráfego online e classificações em SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa).

A quantidade também desempenha um grande papel. Escrever mais conteúdo, usar mais links e uma variedade maior de palavras-chave é uma ótima maneira de obter uma classificação mais alta ao longo do tempo, isso é chamado de ‘escala’ e é basicamente o que parece.

Aproximadamente 61% dos profissionais de marketing digital acreditam que o SEO é a chave para o sucesso online, e é por isso que as empresas modernas gastam em média 41% de seu orçamento de marketing em SEO.

Não apenas empresas modernas, mas também clínicas médicas que possuem diversos tipos de blogs, como tratamentos para alergia no Rio Janeiro.

Dado o mundo atual, o uso da Internet é tão alto como nunca antes. Resumindo, dedicar um tempo para desenvolver a estratégia de SEO certa pode revolucionar não apenas o tráfego online, mas também todo o seu negócio.

Estratégias eficazes de SEO

A seguir você conhecerá algumas estratégias de SEO, para você colocar em prática.

1. Palavras-chave

Palavras-chave são palavras ou frases comumente pesquisadas no Google, ou em outro mecanismo de pesquisa, e são uma parte crucial para determinar a classificação do seu site.

Utilize a quantidade certa de palavras-chave nos lugares certos e, com o tempo, você verá suas páginas se posicionarem melhor nos resultados de pesquisa.

A estratégia de palavras-chave mudou muito ao longo dos anos, costumava ter o máximo possível dentro de um conteúdo.

Mas muitas palavras-chave dentro de um único conteúdo se tornaram spam e os sites foram penalizados pelos algoritmos do Google. Hoje em dia, você precisa fazer sua pesquisa, usar uma variedade maior de palavras-chave e ajustá-las naturalmente,

Se um conteúdo é sobre neurocirurgião no RJ, você pode utilizar palavras-chave como, médico de coluna no RJ, o significado é o mesmo, mas a palavra-chave, é outra.

O Google fica mais inteligente a cada dia, então mantenha sempre uma atenção diária com as atualizações da plataforma, e das novas estratégias de SEO.

As palavras-chave de cauda longa, especialmente quando se trata de conteúdo e subtópicos específicos, é uma ótima maneira para os mecanismos de pesquisa como o Google.

Mais de um terço de todas as consultas do Google contém quatro ou mais palavras (ou seja, palavras-chave de cauda longa).

Essas palavras-chave não são apenas menos competitivas e, portanto, mais fáceis de classificar, mas também podem gerar muito tráfego cumulativo de maneira orgânica.

2. Metadados de postagem

Com base na pesquisa de palavras-chave, os metadados não são apenas importantes, mas também a forma mais direta de atrair alguém para o seu site, pois é uma das primeiras coisas que o Google e os visitantes em potencial irão visualizar.

O Google examina sites e coleta informações que correspondem às consultas de pesquisa, portanto, classificações mais relevantes aparecem no topo dos resultados.

Ao rastrear sites, depois de indexar o URL pela primeira vez, os metadados são uma das próximas coisas em sua lista de verificação.

Isso inclui títulos e descrições, ou seja, o título da página e uma pequena linha de visualização que você vê quando pesquisa algo no Google.

Você pode pensar em metadados quase como a vitrine de sua loja, ou até mesmo um portfólio de seu escritório jurídico.

3. Link Building

À medida que avançamos para o lado mais técnico das coisas, outro fator crucial no desempenho de SEO é a aquisição de backlink.

Isso acontece quando outro site tem um link para o seu em um artigo ou postagem de blog.

Isso não apenas ajuda você a obter o que é conhecido como autoridade de domínio, mas também aumenta diretamente as chances de as pessoas clicarem em seu site se ele aparecer em outros domínios confiáveis.

Você pode ganhar links orgânicos simplesmente escrevendo conteúdo de qualidade, quanto melhor seu trabalho e quanto mais você corresponder à intenção de pesquisa de uma pessoa, mais provavelmente outras pessoas em seu setor farão referência a seu site.

Esse processo abrangente é conhecido como link building.

4. SEO técnico

Problemas técnicos do seu site mal resolvidos, podem ter um grande impacto nos resultados gerais de SEO.

Em última análise, se a experiência do seu site não for fácil e acessível, será difícil para qualquer visitante fazer qualquer coisa significativa em seu site.

Para você compreender melhor, a maior parte de todo o tráfego online é móvel, então quando se trata de coisas como UX, as questões técnicas são importantes.

Seja para garantir a velocidade do seu site, remover backlinks “tóxicos” (links para sites considerados irrelevantes ou não confiáveis, etc.) ou criar um mapa do site em XML claro com uma estrutura de URL limpa, todas essas dicas técnicas de SEO podem ajudar a ser muito importantes.

Trata de garantir essas classificações mais altas. Você não quer que nada atrapalhe um trabalho de SEO que permita que as pessoas encontrem seu site organicamente.

Qual a importância do SEO e do tráfego orgânico?

Quando se trata de marketing digital, as estratégias de tráfego orgânico baseadas em SEO são imbatíveis.

O posicionamento não é apenas mais barato do que a publicidade paga, mas seus efeitos duram mais.

Embora as campanhas pay-per-click precisem ser atualizadas e os custos serem altos, os rastreadores de SEO usam dados orgânicos para compilar listas de palavras-chave e continuar a fornecer mais ideias de conteúdo quanto mais você se aprofunda.

É certo que o SEO pode parecer lento no início. No entanto, depois de alguns meses, você pode começar a ver um aumento significativo no tráfego geral e nas classificações.

Além disso, quanto mais você permanece nele, mais link building e autoridade do site você constrói, o que significa que pode escolher palavras-chave ainda maiores e melhores, e assim por diante.

Considerações finais

Com um conteúdo relevante e com boas estratégias de SEO, você com certeza irá atrair seu público-alvo para o blog, ou site.

Portanto, aprender técnicas de SEO e colocá-las em prática pode ajudá-lo a fazer seu público “alimentar” seu conteúdo e aprender mais sobre seus produtos ou serviços. Por isso, tenha paciência e consistência com as estratégias de SEO.

Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.

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