negócios

A importância do marketing nas redes sociais para novas empresas e como utilizá-las a seu favor?

O marketing nas redes sociais é umas das principais ferramentas das empresas para atrair clientes, sobretudo consumidores novos. 

Inclusive, é importante dizer que esse movimento não começou hoje. Entretanto, com a expansão da banda larga e da popularização dos smartphones, essas plataformas cresceram em influência.

Tanto que as pessoas que mais se destacam nas redes sociais são chamadas justamente de “influencers”. São pessoas que utilizam a sua imagem e estilo de vida para influenciar no comportamento e no consumo de milhões de seguidores. 

Assim, as empresas também estão interessadas nesta fatia de mercado. Elas já perceberam que sem as redes sociais é muito difícil se destacar da concorrência. Nesse cenário, existem diversas possibilidades. 

Caso elas atuem no mercado B2B, umas das plataformas mais indicadas é o LinkedIN. É uma rede dedicada ao crescimento profissional, e sua base é repleta de:

  • Gestores;
  • CEO;
  • Diretores;
  • Supervisores;
  • E outras pessoas com cargos importantes.

Por outro lado, caso uma empresa tenha um público mais jovem, o Instagram, e mais recentemente o Tik Tok, são as redes sociais mais indicadas para se comunicar com esse cliente.

Como aplicar o marketing nas redes sociais?

Ter estratégias para realizar o marketing nas redes sociais é o primeiro passo para ter algum sucesso, sobretudo de branding. 

Independentemente do ramo da empresa, é muito importante que esses perfis compartilhem conteúdo relevante para o cliente. Nenhum deles está interessado em saber o preço ou as condições de pagamento.

Eles querem se envolver com a marca. Necessitam de um relacionamento mais profundo. A esse conceito se dá o nome de social selling

Diferentemente do formato de venda tradicional, em que um profissional tenta utilizar alguma técnica para convencer o cliente, no social selling a venda é realizada a longo prazo.

Primeiro, a empresa se coloca como uma autoridade no assunto. Além disso, promove o engajamento em suas redes sociais, ao responder comentários e também a todas as mensagens que chegam em sua caixa de entrada. 

Para empresas que dispõem de mais recursos, outra solução inteligente é investir em publicidade. Hoje, nas redes sociais, é possível ter um alto retorno com tráfego pago. Basta que a empresa aponte qual o público-alvo, a região e o tipo de interesse dessas pessoas.

Por mais que o número de pessoas atingidas seja menor, o empreendimento tem a certeza de impactar um público com genuíno interesse pelo seu produto ou serviço. Quando usado com inteligência, o tráfego pago pode se tornar a maior fonte de clientes em potencial.

Como se beneficiar do marketing nas redes sociais?

Um dos principais benefícios é o melhor conhecimento sobre quem é o verdadeiro cliente da empresa. Anos atrás, em um tempo anterior à Internet, as empresas anunciavam seus produtos na TV.

Entretanto, era impossível garantir que a pessoa que viu a propaganda tivesse interesse naquela solução. Afinal, milhões de pessoas assistiam o mesmo anúncio. 

Por isso, o marketing nas redes sociais pode ser considerado uma revolução. Empresas que utilizam ferramentas como o CRM, conseguem indicar com precisão que são as pessoas que compram de seu negócio.

Além disso, quando esse software é integrado a uma de suas redes sociais, é possível captar leads automaticamente. 

Afinal, assim que essas pessoas enviam mensagens por meio do Facebook Messenger ou Instagram (DM), o CRM a cadastra automaticamente como um novo lead no sistema.

A partir desse momento, a empresa tem a oportunidade de preencher o cartão de lead e ainda acompanhar toda a trajetória desse cliente em potencial pelo funil de vendas. Uma maneira muito mais analítica e eficiente para a retenção dessas pessoas. 

Portanto, o investimento no marketing nas redes sociais não é mais uma opção. Toda empresa que deseja crescer e expandir os seus empreendimentos deve começar a aplicar essas estratégias hoje mesmo. Caso contrário, esse espaço vazio no mercado será tomado pela concorrência.

 

Tags: No tags

Leave a Comment