Fogões-e-coifas

Guia completo para ter uma cozinha industrial perfeita

Ao abrir algo do ramo alimentício, é necessário planejar toda a cozinha industrial e o que irá nela.

Antes de tudo, uma explicação breve e rápida do que seja este tipo de cozinha: ela tem como foco cozinhar alimentos é encontrada geralmente em restaurantes.

Deve ter um manuseio e preparação fáceis, rápidos e práticos, o dinamismo deve fazer parte de sua rotina e, claro, deve ter uma higienização impecável.

Planejando em ter a sua própria cozinha deste estilo e ainda não sabe por onde começar ou como equipar ela?

Aqui vão algumas dicas do que ela deve conter no interior, o básico para poder ter uma cozinha desse tipo.

Quais aparelhos e utensilios cozinha devem ser considerados e quem pode te ajudar com a montagem desse espaço.

Escolher os melhores equipamentos na hora de equipar a sua cozinha, é o ponto chave de toda a situação.

Os equipamentos indispensáveis para o estabelecimento

O ramo alimentício vem, a cada dia, inovando e evoluindo tecnologicamente. Novos eletrodomésticos são lançados quase todo mês, para poder trazer melhorias e praticidade para esse ambiente.

Fazer um bom planejamento, é o passo inicial que deve ser tomado, contrate um profissional experiente na área e faça já o layout de como será o local.

É a partir dele que todo o planejamento do ambiente começa, pois é nele que serão definidos os lugares onde cada item da sua cozinha irá. Vamos começar pelo forno combinado para cozinha industrial.

Às vezes será necessária a instalação de mais de um forno, por conta da demanda de alimentos que a cozinha possa receber.

Além de tudo, ele tem um tamanho consideravelmente grande, o que o possibilita fazer um número maior de alimentos ao mesmo tempo.

Além dos combinados existe o forno de embutir, que também tem um ótimo desempenho, porém seu tamanho é menor.

Muitos optam por equipar a cozinha com mais de um ,para tornar o serviço mais prático na hora da preparação dos alimentos.

O preço vai variar de acordo com a marca escolhida e a temperatura que ele pode alcançar. Outro eletrodoméstico importante além dos fornos, é o fogão.

Ele é o principal responsável por cozinhar qualquer alimento e, como tudo o que ele cozinha produz odores, é necessária a compra da coifa de aço inox.

Que é responsável pela retirada do ar viciado, ou seja, aquele ar do local que já está repleto dos cheiros exalados pelos alimentos cozidos.

Os tipos de exaustores são muitos, no mercado, alguns contêm motores elétricos, podem ser exaustores ou filtrantes e existem três formas para a sua instalação: na ilha, parede ou em ângulo.

Além dos fornos você também vai precisar de utensílios para cozinha profissional, são eles que vão ajudar no preparo dos alimentos, que serão cozinhados, agregando qualidade e funcionalidade.

O número de utensílios pode ser grande. Uma cozinha é constituída por facas, talheres, pegadores, panelas e frigideiras – de todos os tamanhos.

Além de escorredores, tesouras, descascadores, tábuas, copo medidor e muitos outros. É comum encontrar esses utensílios em aço inox, por conta da fácil limpeza que o produto oferece, além da durabilidade.

Sendo assim, não corre o risco de ter o material derretido, queimado, quebrado com facilidade ou enferrujado. O aço também é o principal material indicado para cozinhas industriais.

Estes por órgãos responsáveis por regulamentar as cozinhas dessa natureza. Não se esqueça de rever todos os itens antes de começar a usar, tenha a certeza de que nenhum apresenta defeitos.

Utilize equipamentos e ferramentas adequadas

Ter uma cozinha é uma coisa séria, pois você estará alimentando outras pessoas e isso, o torna responsável pela saúde de todos que se alimentarem em seu restaurante, lanchonete ou outro meio utilizado para vender alimentos cozinhados por você.

Lembre-se, também, de fazer a todo instante a higienização de todo o local, de todos os utensílios e todos os eletrodomésticos, pois o acúmulo de comida pode gerar mofo e o mofo pode gerar doenças.

Estar de olho em quem trabalha na cozinha também é importante, sempre verifique se estão todos de cabelo preso, com touca, luvas e com as mãos sempre lavadas e avental.

Lave o local diariamente, no fim do expediente ou da produção. Antes de iniciar qualquer trabalho no ambiente, obtenha o seu alvará.

Que demonstre a legalização da empresa e da instalação da cozinha, não corra o risco de ter as suas portas fechadas, por algo necessário e fácil de obter.

Leave a Comment