pexels-linkedin-sales-navigator-2182981

Gestão Empresarial: Como aplicar ao seu negócio

Não se trata de luxo, mas de uma necessidade. Gestão empresarial é um assunto que interessa a negócios de todos os portes e segmentos.

Quando se trata de negócios de pequeno porte, a gestão empresarial é voltada a todas as áreas da empresa, desde a administração, operacional, recursos humanos, controle das finanças e tudo aquilo que é essencial para o crescimento sustentável do negócio.

O mercado empresarial no Brasil é composto por sua maioria com Micro e Pequenas Empresas, pois estima-se que elas representam 99% do total de empresas registradas em território nacional e são responsáveis por aproximadamente 27% do PIB brasileiro.

Qual a importância da gestão empresarial?

Quando se tem um objetivo claro a ser alcançado, a gestão empresarial se conecta com a definição de metas, organização de processos, planejamento estratégico, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, contratações e demissões, enfim, tudo o que envolve o ambiente de uma empresa.

Cada uma dessas áreas envolve um planejamento específico de gestão, para organizar e extrair o melhor de cada uma delas, refletindo na empresa como um todo.

Como aplicar a gestão empresarial ao meu negócio?

Para aplicar uma gestão empresarial adequada a qualquer tipo de negócio é importante seguir os 4 pilares fundamentais: Planejamento, Indicadores de Performance, Tecnologia e Profissionais Qualificados.

1.Planejamento

Para planejar e projetar um caminho seguro a ser percorrido, toda empresa precisa saber onde está e onde ela almeja chegar. Neste pilar a definição de atividades e metas é importante para poder alcançar seu objetivo.

2.Indicadores de performance

Se você não conseguir medir o desempenho das atividades que estão sendo realizadas, não vai conseguir saber se está na direção certa das suas metas. Evite ficar apenas pela intuição, análise de dados é importante.

3.Tecnologia

Antigamente, muitos dos controles e tarefas eram realizados apenas manualmente, tomando tempo e exigindo maior esforço do gestor. Hoje em dia com a ajuda da tecnologia é possível simplificar a gestão, ter maior controle sobre as atividades, processos, o desempenho e até projetar cenários em determinadas situações.

4.Profissionais qualificados

O maior diferencial que um negócio pode ter são seus profissionais. Profissionais qualificados e engajados com a cultura da empresa, independente se o negócio é de tela alambrado, elas contribuem para a gestão empresarial, aprimorando processos na sua empresa, elevando a excelência do seu produto ou serviço, levando a um desenvolvimento saudável da empresa.

Benefícios da gestão empresarial

A gestão empresarial além de ser fundamental para ajudar a alcançar metas e objetivos definidos para o seu negócio, no decorrer do processo é possível perceber o aumento da lucratividade, redução de custos, o aumento da produtividade e a eficiência, otimização de tempo, além de permitir planejamento em longo prazo.

Não perca tempo!

Se você tem uma empresa e deseja conduzir ações voltadas à alta performance do negócio, já pode começar a aplicar esse modelo de gestão para alcançar seus objetivos e expandir sua empresa, mesmo que seja um pequeno negócio de canga personalizada ou qualquer outro setor ou segmento. Também é muito importante ressaltar que a perenidade de uma empresa no mercado não depende apenas de lucratividade, mas também de uma boa gestão contínua. 

Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com

Tags: No tags

Leave a Comment