Gestão de crise na indústria: como funciona

Gestão de crise na indústria: como funciona

Estamos passando por um período raro. Sabemos que todo tipo de setor pode acabar entrando em crise eventualmente, afinal podem haver problemas grandes para todo tipo de ramo. No entanto, com a pandemia, estamos vendo um cenário raro onde todos os setores estão em crise ao mesmo tempo. E, nesse ponto, a gestão de crise se torna fundamental.

Por isso é de suma importância que, mais do que nunca, as indústrias tenham um plano de gestão para agir durante os tempos que passamos. Mas infelizmente nem todos estavam preparados, e muitos empresários não sabem exatamente o que é um plano de gestão de crise 

E por isso hoje vamos ajudar você a lidar com essa situação explicando como funciona um plano de gestão de crise na indústria.

Entenda a crise

É importante dizer que planos de gestão para crises existiam antes da pandemia e devem continuar existindo depois. Isso porque existem diversos tipos de situações que podem levar a uma crise. Existem diversos tipos de situações que podem levar a uma crise, entre elas temos:

 

  • Desastres naturais, que podem ser tsunamis, furacões, terremotos e vulcões
  • Problemas biológicos, como doenças e própria pandemia pela qual passamos
  • Eventos causados por humanos, como por exemplo incêndios, assaltos e coisas do tipo
  • Problemas tecnológicos sejam advindos de um problema natural quanto de ataques ciberneticos
  • Problemas climáticos como inundações, secas ou nevascas
  • Acidentes causados por seres humanos tal qual derramamento de materiais nocivos, incêndios, desmoronamentos, explosões e etc

É preciso fazer um trabalho para saber qual tipo de crise sua empresa está sujeita e fazer planos de contingência para se estar preparado para caso alguma delas venha a acontecer. 

Corte de gastos

A forma de reação a crise vai depender, como dito antes, de qual crise sua indústria irá enfrentar, mas tomando a crise atual pela qual passamos como exemplo, existem decisões importantes que precisam ser tomadas.

O corte de gastos ou redução de custos é um tipo de medida que cabe em vários tipos de crise, e foi extremamente necessário na atual. Infelizmente essa também foi uma medida que levou a muitas demissões, no entanto essa não é a única maneira de se cortar gastos.

Para isso é necessário uma análise completa em cima da folha de gastos da sua empresa, e assim identificar o que é crucial e o que dá para ficar sem. Esse tipo de trabalho é importante não só para saber o que dá para cortar, mas também para identificar quais os gastos que são cruciais para que sua empresa esteja em pleno funcionamento, e realocar verbas para garantir que esse setor continue funcionando com força.

Identificar gastos que podem ser enxugados pode muitas vezes evitar demissões e manter funcionários empregados. É um recurso que pode ajudar a todos em uma empresa e deve ser analisado com cuidado.

Distribuição inteligente do pessoal

É importante que você consiga, de forma inteligente, distribuir o pessoal da forma mais adequada possível. Quem pode trabalhar em home office por exemplo, está seguro em cara trazendo assim menos risco da empresa perder um funcionário, e ao mesmo tempo pode evitar gastos desnecessários.

Por outro lado existem aqueles que precisam estar presentes, sobretudo aqueles que prestam um serviço em áreas críticas da indústria. Nesse caso é importante saber distribuir o pessoal a fim de que todos estejam em uma distância segura.

Manutenção

Dependendo da sua indústria, equipamentos e maquinários são o que o fazem você continuar produzindo, e ninguém quer passar pela situação de ter um problema nessa área justo em um momento de pandemia.

Um momento de crise é um momento de tentar gastar menos, e o conserto de máquinas e reposição de equipamentos pode custar muito para uma empresa. Por isso é importante estar com a manutenção em dia e nunca negligenciar essa parte da sua empresa, pois ela é a que pode acabar te trazendo a maior dor de cabeça.

Uma maneira de ter suas máquinas funcionando a todo vapor sem o risco de deixarem você na mão é usando peças de qualidade feitas por profissionais experientes na área. E peças assim podem ser fornecidas para você pela Braniva.

A Braniva é uma empresa que fornece peças para indústria há mais de 40 anos, e com tanto tempo de estrada eles já conquistaram a confiança de todos com sua rigorosa inspeção de qualidade, o que faz com que seus produtos tenham excelência máxima.

Acesse o site da Braniva e saiba mais, não deixe suas máquinas sofrerem com peças de qualidade duvidosa.

Agora que você já sabe como ajudar a sua indústria durante uma crise, basta se preparar e ter força para que possamos sair dessa, e de qualquer outra crise que surgir.

Tags: No tags

Leave a Comment