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Estratégias digitais para promover seu consultório

Devido à má qualidade do SUS, uma parcela significativa da população optou por utilizar serviços privados, por meio de um plano de saúde ou pagando diretamente a um profissional com consulta particular ou em um consultório.

Com isso, o mercado nacional de serviços da região é considerado um dos mais promissores e competitivos do mundo. Com o advento do marketing digital, esse fato se torna ainda mais verdadeiro. De fato, não basta mais ser um excelente especialista: seus potenciais pacientes devem saber disso.

Assim, quem quiser abrir um consultório ou clínica deve investir em publicidade. Caso contrário, mesmo que o estabelecimento tenha especialistas famosos, ele falhará. Se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo e conheça algumas dicas de estratégias digitais para impulsionar suas operações:

Construção de personagens

Empresa de instalações elétricas e hidráulicas e operações médicas O que vocês têm em comum? Simples: ambos devem criar personalidade para sua estratégia de Comunicação visual em acrílico. Estes nada mais são do que arquétipos detalhados do cliente ideal, definidos por determinados aspectos, como:

  • Idade;
  • Poder de compra;
  • Dor;
  • Demanda.

Vale lembrar que montar um personagem é muito diferente de segmentar o público-alvo: se for uma descrição genérica, trata-se de um personagem semi-ficcional, algo muito mais completo.

A criação desse arquétipo é possível quando a estratégia é direcionada à uma pessoa concreta, de forma a todos os profissionais envolvidos poderem se orientar muito melhor. Consequentemente, os resultados são muito interessantes.

Crie uma identidade visual

Uma vez que o consultório já saiba quem vai atender, chega o momento de elaborar algo fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing digital: a identidade visual da marca. Como ela estará presente em praticamente todas as peças usadas pelo estabelecimento, ela deve ser elaborada por uma empresa de comunicação visual, de modo que realmente represente a proposta do negócio e ajude a atrair clientes.

Um bom exemplo que define a identidade visual para esse segmento são formas desenvolvidas por Fábrica de placas de sinalização personalizadas, que são essenciais para transmitir avisos e alertas em uma clínica.

É importante reiterar que quando se trata de marketing digital, é fundamental que a identidade desenvolvida seja flexível e reprodutível. A razão é que os elementos gráficos estão sempre presentes na hora de promover um negócio pela internet. Portanto, se não forem suficientes, os resultados da estratégia não serão suficientes.

Invista em Mídias Sociais para consultórios

Não há escritórios suficientes no escritório no momento para ter uma mesa de acrílico cheia de pastas com informações sobre os profissionais que trabalham lá. É fundamental que esses dados estejam no lugar do seu potencial paciente, ou seja, na internet, principalmente nas redes sociais. Por esse motivo, investir neles é praticamente necessário para que seu negócio seja efetivamente público.

De referir que existem vários tipos de redes e é importante verificar qual a melhor rede para a sua instalação. Por exemplo, no caso de uma clínica de medicina do trabalho que realiza exames de admissão e de saída, pode ser mais interessante investir em redes mais profissionais, como o LinkedIn. Outros, como Facebook e Instagram, também merecem atenção, mas em menor escala.

Produza conteúdo de qualidade

Por fim, lembre-se que não existe estratégia de marketing digital de sucesso sem produzir conteúdo de qualidade, tanto nas redes sociais quanto nos blogs. Afinal, além de ajudar potenciais pacientes a encontrarem você com mais facilidade nos buscadores, também o torna uma autoridade e referência em seu nicho. Isso fará com que mais pessoas confiem em suas instalações quando se trata de tratamento de saúde.

Recorde-se que, embora o texto seja o formato mais comum para atingir este objetivo, a grande quantidade de conteúdos publicados diariamente torna necessária a utilização de outros suportes. Por exemplo, o vídeo está se tornando cada vez mais popular: é a escolha perfeita para explicar temas mais densos de uma forma mais leve, o que é extremamente útil em áreas como a medicina. No entanto, para que essa estratégia funcione, é fundamental que o conteúdo seja elaborado profissionalmente, pois o público perceberá e rejeitará qualquer sinal de amadorismo.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.