Sala para aluguel

Espaços compartilhados são bons para o negócio

Os espaços de trabalho compartilhados estão crescendo em popularidade, pois oferecem mais do que simples escritorios para alugar. Descubra, a seguir, como essa maneira de trabalhar também pode beneficiar sua empresa.

De um modo geral, os espaços de trabalho compartilhados reforçam a importância da comunidade que, ao escolher um espaço de coworking, os fatores decisivos que são levados em conta são a existência de uma comunidade, a interação com outros trabalhadores e uma “atmosfera social”.

Independentemente do tamanho ou do modelo do seu negócio, o fato de os escritórios compartilhados e espaços de coworking serem construídos com empresas de diferentes áreas — que não estão em concorrência direta — resulta em um ambiente de trabalho mais dinâmico.

Essa diversidade também permite que as pessoas considerem seu trabalho significativo, pois há muitas oportunidades para as empresas se ajudem a crescer, ao contrário de alugar uma sala comercial.

Espaços de trabalho compartilhados aumentam a probabilidade de parcerias

O compartilhamento de conhecimento está entre as três principais razões pelas quais as pessoas procuram espaços de coworking.

A interação contínua com pessoas de diferentes origens, experiências e áreas de especialização — desde profissionais de instalação de elevadores até profissionais de marketing — pode aumentar a motivação e a produtividade de seus funcionários.

Quando os profissionais começam a trabalhar em um espaço de trabalho compartilhado, a grande maioria se sente:

  • Menos solitário;
  • Mais feliz;
  • Mais engajado;
  • Mais motivado;
  • Com mais liberdade;
  • Uma fonte importante de referências de trabalho e negócios;
  • Mais seguro devido ao sistema de segurança desse tipo de espaço.

Além disso, áreas de trabalho compartilhadas atendem às necessidades de todos os funcionários.

Quando os espaços de trabalho compartilhados surgiram em 2005 sob o termo coworking, eles trouxeram a oportunidade de criar “uma terceira maneira de trabalhar”.

Essa terceira forma de trabalho seria uma combinação de liberdade e independência (típica de freelancers e empreendedores trabalhando em casa) com um local de trabalho e horário rigorosos (típico de escritórios regulares).

Os colegas de trabalho desfrutam, ainda, de um maior nível de autonomia, enquanto o senso de comunidade reforça a motivação e a disciplina.

Nesse contexto, por um nível mair de autonomia entende-se um horário de trabalho flexível — ou, pelo menos, um nível mais alto de controle sobre quando trabalhar, descansar ou fazer uma pausa em comparação com os escritórios regulares.

Essa flexibilidade está entre as principais razões pelas quais as pessoas prosperam nos espaços de coworking.

Vantagens do coworking

Espaços de coworking são mais do que apenas um espaço de trabalho físico.

Enquanto empresários e donos de empresas têm acesso a um espaço de trabalho, que pode ser uma área designada em tempo integral ou um espaço de uso esporádico, com o aluguel de salas por hora, os serviços fornecidos no espaço são o que fazem valer a pena.

Ao fazer parceria com uma dessas empresas, os proprietários não precisam se preocupar com serviços básicos de negócios como Wi-Fi, impressoras, acesso a salas de conferência, cabines privadas para fazer telefonemas sigilosos, armazenamento de bicicletas, manuseio de correio, porteiro remoto, recepcionista, café e bebidas, além de acesso à cozinha.

Isso porque ele é, essencialmente, um pacote de escritório completo para pequenas, médias e grandes empresas.

Além dos serviços básicos, determinadas empresas de coworking oferecem oportunidades de networking e recursos para o crescimento de seus negócios.

Isso porque além de se encontrar com vários donos de empresas todos os dias, as empresas fornecem eventos de rede individuais para os empresários se conectarem.

Com isso, consegue-se criar uma robusta rede de membros digitais, permitindo que parceiros de todos os portes se conectem. Então, se você é um empreendedor lançando seu primeiro negócio ou trabalha para uma grande empresa, as oportunidades para os membros se conectarem são ilimitadas.

Com a ascensão do trabalho remoto, a parceria com um espaço de coworking pode ser ideal se a sua pequena empresa precisa de um local central para atender algumas vezes por semana.

Dependendo de suas necessidades de negócios, o custo mensal pode ser significativamente menor do que o de estabelecer seu próprio escritório e fornecer esses serviços básicos para seus funcionários.

Outro benefício potencial é a reputação de empresas da área de coworking — a atitude progressista e os espaços confortáveis ​​significam que o seu negócio pode usar uma parceria para atrair novos talentos e novos clientes.

Leave a Comment