epi-entenda

Entenda de uma vez o que é EPI

O equipamento de proteção individual, ou EPI (como é conhecido), é usado para manter a integridade dos trabalhadores em locais onde todas as medidas possíveis de segurança foram atendidas e não foi possível eliminar alguns riscos à integridade física ou a saúde do profissional. Definidos pela norma regulamentadora nº6 (NR 06) do ministério do trabalho, os EPIs são obrigatórios para a execução de algumas tarefas em diversos segmentos do mercado de trabalho.

É dever do empregador oferecer ao funcionário, sem nenhum ônus, os equipamentos necessários para a execução de suas tarefas.

Eles devem estar em perfeitas condições de uso e, serem certificados e aprovados pelos órgãos reguladores.

O empregador deve exigir seu uso durante as tarefas e oferecer treinamento e orientação em relação ao seu uso adequado e conservação.

Onde comprar EPIs?

Para adquirir esses produtos, você pode se dirigir a uma Distribuidora de epi, onde encontrará uma infinidade de equipamentos de proteção individual.

Nessas lojas, é possível comprar quase todos os EPIs necessários para executar as tarefas de acordo com a área de atuação do profissional.

Algumas das tarefas onde os EPIs são necessários englobam as áreas da Construção Civil, Elétrica, Mecânica, Química, enfermagem e mais uma infinidade de outras, onde seja necessário algum tipo de proteção contra o risco de acidente.

O Epi bota de segurança por exemplo é utilizado por várias categorias de trabalho que oferecem risco de dano nos pés.

Alguns dos EPIs não são específicos para determinada função e podem fazer parte de vários campos de atuação dos trabalhadores.

Os protetores auriculares podem ser usados tanto por um funcionário da construção civil que trabalha em um ambiente com ruídos muito altos, como por um funcionário executivo que esteja visitando a planta de uma fábrica onde o ruído é excessivo.

Os Fornecedores de epi são especializados nesse tipo de material e tem o equipamento correto para cada área da indústria e comércio, onde é obrigatório o seu uso.

Quais os tipos de EPI?

Quando manuseamos algum composto químico, radioativo ou executamos alguma tarefa que possa acarretar danos à nossa integridade física, devemos nos atentar a certas normas de segurança.

O epi equipamento de proteção individual é composto por alguns itens que veremos a seguir:

  • Capacetes: servem para assegurar a proteção da cabeça, evitando o contato direto de objetos ou substâncias com nossas cabeças;
  • Abafadores de ruído ou protetores auriculares: utilizados em locais onde há ruídos extremos para proteger nossa audição;
  • Máscaras para proteção respiratória: alguns modelos possuem filtragem própria contra certos gases ou aerossóis;
  • Óculos de proteção: para proteção ocular e facial;
  • Luvas: feitas em diversos materiais e tamanhos, cada uma é adequada para proteger as mãos de riscos na execução de tarefas mecânicas, manuseio de material químico, elétrica, etc.;
  • Botas de proteção: utilizadas para proteger os pés do risco da queda de objetos e compostos corrosivos que possam causar danos à nossa integridade física;
  • Cinto de segurança: muito utilizado na construção civil, é afixado em algum ponto que possa evitar a queda dos trabalhadores nos andaimes ou locais com grande altitude;
  • Aventais ou roupas de proteção: para proteger o tronco e membros contra danos provenientes da atividade a ser executada.

Os EPIs, presentes em nosso dia a dia, tem como objetivo nos proteger de tarefas simples, que podem causar danos à nossa integridade.

Outros usos para os EPIs

Apesar das empresas de epi, serem comuns no comércio desse tipo de equipamento, utilizamos diariamente epis para executar tarefas domésticas ou na hora do nosso lazer.

Quando limpamos nossas casas, às vezes optamos por usar luvas para manusear compostos químicos e alvejantes, ou aventais, para limpar a roupa ou cozinhar.

Além das funções domésticas, eles também são utilizados nas horas de lazer, quando vamos a uma pista de skate, normalmente é obrigatório o uso de capacete para proteger as cabeças. Muitos praticantes do esporte usam luvas e joelheiras para proteger o corpo de colisões.

Em uma escalada ou rapel utilizamos cinto de proteção, trava quedas e mosquetes para nos afixarmos às cordas. Botas, luvas, capacete e roupas de proteção quando praticamos alguma atividade automobilística.

Os distribuidores de epi estão presentes em quase todos os locais das cidades, oferecendo equipamentos que auxiliam na proteção, ao executar tarefas cotidianas, seja em locais que possam oferecer algum risco ou em momentos de lazer e diversão, proporcionando segurança e assegurando a integridade física de que os utiliza.

Leave a Comment