empreendedorismo

Sucesso no empreendedorismo e coworking

Estar à frente de um estabelecimento comercial, seja ele aberto ao público ou servir como consultor para terceiros, são modelos de empreendedorismo que levam profissionais a se arriscarem no mundo corporativo e individual.

Os negócios podem ser de diferentes tamanhos, para atender os mais diversos clientes, como um carrinho de cachorro quente ou uma indústria de produtos e serviços, que sejam agregados à cadeia produtiva do mercado consumidor.

A atração para cada tipo de cliente do empreendedorismo deverá estar ligada a alguma necessidade para oferecer o serviço de maneira adequada, conforme surgem as oportunidades.

Uma pessoa com fome não está procurando um cadeado para um protão, assim como uma pessoa que precisa reforçar a segurança residencial não vai procurar por um vendedor de salgados e doces.

Memórias afetivas para atrair cliente

Por isso, o microempreendedor que começa a trabalhar em um negócio próprio, no setor de alimentação, por exemplo, precisa buscar formas de chamar a atenção do cliente com a publicação de anúncios em mídias como jornais, rádios, canais de TV e redes sociais.

Tendo um local para receber a clientela, é preciso apelar para a memória afetiva, trabalhando com os cincos sentidos do ser humano, que são olfato, paladar, visão, audição e tato.

Sendo um negócio do ramo alimentício, o olfato deve ser a sensação primordial a ser trabalhada, com um ambiente organizado e com cheiros e odores que remetem a boas lembranças, como um bolo assado, ou um pãozinho saindo do forno.

Essa memória afetiva pode fazer com que, em diferentes momentos, o cliente seja levado à lembrança da marca ou do estabelecimento comercial.

São muitas as ideias de negócios que podem utilizar os sentidos de uma pessoa para torná-la cliente de forma definitiva.

É claro que o ponto de venda, a sazonalidade dos produtos e o ambiente em que o comércio está instalado vai influenciar, de diversas maneiras, a rotatividade da clientela.

Tornar os sentidos uma maneira de trabalhar o marketing, qualquer um deles, pode refletir no crescimento comercial de uma empresa.

Com diferentes perfis empreendedores, cada aroma poderá remeter a uma identificação de negócio, como segmentos alimentícios, de administração e comunicação.

Para se ter uma ideia, ambientes relacionados à área médica e odontológica, ou até mesmo a momentos que devem remeter à tranquilidade, com bom humor e alegria, como uma sala de cinema ou o picadeiro de um circo são usados aromas distintos.

Para trabalhar o sentido da visão, por exemplo, em um restaurante ou lanchonete, é preciso que os produtos estejam em uma vitrine expositora estufa, que vai chamar a atenção pelas formas e cores apresentadas – em um primeiro momento.

Depois disso, outros sentidos podem ser catalisadores para despertar o interesse e a vontade de adquirir os produtos.

O empreendedor deve estar atento às oportunidades que surgem, de acordo com as expectativas de crescimento e a vontade de atender os clientes da melhor forma possível.

A disponibilidade de um representante comercial para oferecer os produtos de forma domiciliar, ou então nos escritórios parceiros, também é uma forma de atender, de maneira individual, cada cliente.

Trabalhando as memórias afetivas, é possível entender quais os pontos que melhor são representativos para o negócio e ampliar o discurso sobre cada uma das vantagens apresentadas pela escolha do cliente.

Isso pode ser trabalhado de diferentes formas, como:

  • Criatividade, apresentando soluções aos problemas de cada indivíduo;
  • Mostrar responsabilidade, com entregas de trabalho conforme planejamento;
  • Preparar para obstáculos que possam aparecer;
  • Contatar outros modelos de negócios, que possam se complementar.

Seja um empreendedorismo corporativista, social ou individual, é preciso entender quais as oportunidades que estão surgindo, principalmente em momentos de crise, para que as soluções sejam apresentadas, de maneira eficiente.

Investimento no setor logístico

Muitas vezes, o trabalho pode estar onde menos se espera e a busca pode acabar quando se encontra afinidade com negócios diferenciados da realidade atual do que se deseja para o empreendedorismo.

O aluguel de caçamba entulho é o típico negócio que acompanha o crescimento das ofertas de empreendimentos imobiliários.

Com muitos projetos relacionados a programas governamentais e os investimentos de empresas estrangeiras no mercado interno, a oferta de um negócio relacionado à construção civil é muito promissora,

Contudo, é preciso estar atento às leis ambientais que estão em vigência, para poder atender de forma correta o mercado.

Uma empresa de transporte de cargas, por exemplo, pode atender, de maneira eficiente, os setores logísticos de empresas que estejam sendo instaladas nos mais diferentes cantos do país.

Os negócios prosperam de acordo com o crescimentos de outros setores. Basta o empreendedor acompanhar as oportunidades, conforme elas surgem.

Leave a Comment