shutterstock-638290864

Dúvidas sobre EPI’s e materiais utilizados para trabalho

No meio industrial, prezar pela qualidade do produto final não é mais o único objetivo. Atualmente, é obrigatório que todas as empresas de todos os segmentos prezem pela segurança de seus funcionários no trabalho.

Os equipamentos – EPI – estão aí para isso, mas não só eles, as ferramentas utilizadas para trabalhar e alguns itens que devem estar presentes no meio industrial, todos colaboram para uma maior segurança no ambiente de trabalho.

Este artigo irá falar um pouco sobre alguns equipamentos presentes no meio industrial, para que você fique mais por dentro do assunto.

Alguns equipamentos de segurança

Todo mundo sabe que é muito importante prezar pela segurança do trabalhador em todo e qualquer ambiente de trabalho. Quando o colaborador trabalha em segurança, sua saúde é conservada e, consequentemente, seu trabalho terá muito mais qualidade.

Qualquer que seja o trabalho, principalmente no meio industrial, o funcionário pode ser exposto a alguns riscos. Existem diversos equipamentos que asseguram mais qualidade de vida e saúde para o trabalhador e um exemplo disso é o alicate crimpador hidráulico.

Esta ferramente é bastante utilizada no meio industrial para prensar terminais pré isolados em diferentes tipos de conectores tubulares e seções. É uma ferramenta que facilita o trabalho, tornando-o mais prático para o profissional.

Entrando mais a fundo no quesito segurança, um equipamento de segurança bastante utilizado é o capacete de segurança EPI.

A cabeça é uma das partes mais expostas durante o dia a dia de trabalho, em setores como o da construção civil, por exemplo, é de suma importância que os colaboradores utilizem capacetes que os protegem contra quedas de ferramentas e materiais de construção que possam ferir.

Esse é um tipo de equipamento obrigatório em ambientes de trabalho onde o risco para a cabeça é iminente. O uso desse equipamento traz benefícios como:

  • Proteção contra impactos;
  • Preservação da saúde;
  • Proteção contra o sol;
  • Proteção contra choques.

Essas são apenas algumas das vantagens a favor do trabalhador que utiliza o capacete de proteção, portanto, é fundamental que ele esteja presente no dia a dia do funcionário.

Outro equipamento de segurança bastante comum é a máscara semi facial.

Este acessório é utilizado para proteger as vias respiratórias dos trabalhadores, protegendo-os contra a ação de produtos químicos como tintas, obras em geral na construção civil, ou qualquer outro trabalho que a ameace a saúde e a respiração do trabalhador.

Proteger as vias respiratórias é muito importante para evitar problemas maiores para a saúde, portanto, trata-se de um item indispensável.

Mais detalhes sobre os EPI’s no trabalho

A segurança do trabalho nos mais diversos setores profissionais precisa estar presente. A tecnologia permitiu que diversos equipamentos fossem desenvolvidos e estes garantem a proteção dos trabalhadores de forma efetiva.

Dentro dos equipamentos de EPI é possível encontrar as luvas de proteção. Usadas nos mais diversos setores industriais, as luvas de segurança protegem contra efeitos químicos, mecânicos e orgânicos e ajudam a manter a integridade das mãos, dedos e pele dos trabalhadores.

Essas luvas são comuns em tantos tipos de comércio, que pode-se observar a sua utilização em diversos profissionais, como trabalhadores de indústrias químicas, hospitais, trabalhadores que lidam com a limpeza, açougueiros e dentre outros.

Sem dúvidas é um tipo de equipamento importantíssimo e indispensável, principalmente para aqueles que precisam diretamente das mãos.

Mas a segurança não é garantida apenas pelos EPIs, outras garantias contra diversos tipos de acidentes precisam existir. Um exemplo disso é a sinalização de segurança, que deve estar presente em qualquer lugar que ofereça risco tanto aos trabalhadores quanto a outras pessoas.

As placas de sinalização delimitam locais onde possa apresentar diversos riscos, como choques elétricos, produtos inflamáveis e dentre outros.

Essa sinalização é muito importante, pois evita acidentes que podem ter sérias consequências. O descuido pode ser fatal, portanto, para evitar que algo mais grave aconteça, é importante que haja uma correta sinalização.

O ambiente de trabalho precisa ser tranquilo e seguro para que o trabalhador realize suas tarefas de maneira segura e produtiva. Quando o colaborador está em segurança, trabalha melhor e se sente mais feliz.

Além disso, preservar a integridade e a dignidade da pessoa é um direito básico e que deve ser sempre respeitado. Para que isso seja possível, o correto é adotar todas as medidas de segurança necessárias.

Leave a Comment