shutterstock-612208043

Dicas sobre o comércio alimentício

O comércio alimentício é, sem dúvidas, um dos ramos que mais cresce no Brasil. O costume de consumir alimentos em restaurantes, lanchonetes, cafeterias e dentre outros locais leva milhares de empreendedores a investirem nesse tipo de estabelecimento.

Mas você sabe o que é preciso para ter um comércio do ramo alimentício? E o que uma cozinha de um estabelecimento desses precisa ter, você sabe? Se você tem algumas dúvidas, continue lendo este artigo que traz diversas informações sobre isso.

Itens que não podem faltar em uma cozinha profissional

Os alimentos servidos nos estabelecimentos comerciais do ramo alimentício são uma delícia, mas isso só é possível porque eles fazem uso de instrumentos profissionais que ajudam na hora de preparar cada receita.

Uma cozinha de um restaurante, por exemplo, não faz uso da mesma mesa, geladeira, fogão ou qualquer outro item presente em uma cozinha comum, por isso o sabor é diferente e muito mais gostoso.

Um exemplo de item bastante utilizado nas cozinhas industriais é a chapa de inox. Quando os proprietários de lanchonetes procuram por chapa de inox preço, eles procuram por um equipamento que ofereça qualidade na hora de preparar lanches.

Por se tratar de uma chapa profissional destinada ao uso em lanchonetes e hamburguerias, a chapa de inox esquenta rápido e consegue se manter na temperatura ideal para a preparação de lanches.

Outro tipo de equipamento que está presente nas cozinhas industriais, no caso, pizzarias, é a prensa para abrir massa de pizza. Este equipamento permite a abertura de massas de até 50 cm, podendo abrir massas a frio e ainda facilitar a formatação de bordas para serem recheadas.

Além disso, a prensa para massa de pizza tem tempo de início e parada automáticos, mantém a integridade da estrutura da massa e permite uma massa aerada e macia. Aliás, esse equipamento não é requisitado apenas por pizzaria, mas também por outros tipos de estabelecimentos como:

  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Bistrôs;
  • Padarias;
  • Hotéis.

Além desses, muitos outros estabelecimentos fazem uso da prensa, pois somente ela proporciona a qualidade de massa de pizza ideal.

Outro item bastante utilizado pelas cozinhas industriais é a mesa inox cozinha industrial. No meio profissional alimentício, o preparo dos alimentos exige muita higiene e espaço, exatamente o que uma mesa de inox proporciona.

Para lidar com os alimentos, é necessário que haja um espaço exclusivo destinado a isso, onde os profissionais possam trabalhar no preparo desses alimentos de maneira confortável e proporcionando o melhor aos consumidores. A mesa de inox, além de higiênica, é resistente e ideal para o uso diário.

O fogão industrial é outro equipamento indispensável, isto porque, um fogão comum não possui a mesma potência e capacidade que um fogão feito para o uso diário e o dia todo.

É importante que cozinhas de restaurantes, lanchonetes, pizzarias e diversos outros tipos de cozinhas industriais contem com o fogão industrial para agilizar e otimizar o preparo dos alimentos.

Somente um fogão profissional pode funcionar durante o tempo que uma cozinha comercial exige e fazer dos alimentos que serão comercializados um sucesso.

Voltando a falar do inox, outro item que não pode faltar em uma cozinha profissional é a pia inox. Requisitada de residência a hotéis, passando por pequenas lanchonetes até grandes restaurantes, a pia de inox é muito mais prática e fácil de usar, além de ser muito mais higiênica e durável.

Todas essas vantagens fazem com que esse tipo de pia seja o mais requisitado. É muito mais fácil de limpar e pode ser encontrada em diversos tamanhos, tudo para atender perfeitamente as necessidades de cada consumidor.

O mesmo é válido para a prateleira de aço, que pode ser utilizada dentro da cozinha industrial de diversas maneiras, como para organizar utensílios de uso diário, por exemplo.

Mas agora que você já sabe um pouco sobre alguns dos equipamentos que não podem faltar em uma cozinha industrial, vamos falar um pouco sobre algumas exigências para o comércio alimentício.

O que a ANVISA fiscaliza em uma cozinha industrial?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atua no controle sanitário de diversos estabelecimentos. Ao receber uma visita da ANVISA, o estabelecimento é fiscalizado para que o órgão se certifique de que ele segue todas as exigências.

Há fiscalização quanto à higiene de todo o estabelecimento, higiene dos manipuladores, fiscalização quanto ao controle das pragas, faz a implantação de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos e dentre outras fiscalizações.

Portanto, é importante que um estabelecimento alimentício esteja sempre de acordo com as exigências deste órgão para que possa funcionar sem embargos e impedimentos. Dessa maneira, o comércio se torna mais confiável e evita problemas até com consumidores.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona a cozinha industrial, é só seguir as dicas e botar a mão na massa!

Leave a Comment