empresa-uniforme

Dicas para você abrir a sua loja de uniformes

O mercado de uniformes tem aumentado muito nos últimos anos, sendo uma ótima oportunidade para quem quer empreender neste setor. Afinal, o setor de vestuário oferece uma gama de atuação e oportunidade.
Se você está pensando em abrir a sua empresa de uniforme, decida previamente se vai fabricar apenas um tipo de uniforme ou se prefere produzir diversas versões. A vantagem de escolher por vários tipos de uniformes, é justamente a de contemplar uma demanda mais ampla, aumentando seu lucro.

Os tipos de uniformes mais solicitados para confecção são os uniformes escolares, uniformes de trabalho para empregadas domésticas e garçons. Mas vale a pena salientar que, a sua empresa deve possuir um catálogo próprio, oferecendo ao cliente várias opções – mas não descarte o trabalho personalizado.

A estrutura e organização da empresa deve ser adequada à produção

Muita gente se pergunta qual é o tamanho ideal para montar a sua confecção. O espaço pode ser mediano ou extenso, tudo depende do seu porte de produção e a capacidade para comportar os equipamentos e funcionários.

Caso você tenha um orçamento reduzido, não se preocupe. A confecção de uniformes pode ser montada com uma estrutura pequena, sendo necessário apenas o espaço físico, a matéria-prima e as máquinas.

Mesmo sendo uma loja bem específica, o setor que trabalha com uniformes pode atingir públicos muito distintos. Isso contribui para a especialização tanto do empreendedor, quanto do trabalhador, além de dar renome à sua marca no mercado. Portanto, tenha em mente um bom repertório de modelos de uniformes, pensando na qualidade do material e da estampa.

Alertamos que, para ter um bom índice de lucratividade, é fundamental que o empreendedor tenha conhecimento do seu ramo. Pesquise um bom fornecedor de camisetas, opções de máquinas de costura que possuam uma boa durabilidade e que tenham qualidade, atente-se para encontrar profissionais que já atuaram na área ou que tenham experiência na costura, preze pelo comprometimento e qualidade do seu serviço, tudo isso irá refletir na sua clientela.

É necessário seguir alguns passos antes de iniciar a produção

  • Atente-se a algumas dicas de como iniciar o seu negócio! Estes são os passos iniciais para o empreendedor conseguir a regularidade necessária ao seu empreendimento.
  • Encontre um espaço bem localizado e com visibilidade para instalar a sua loja. Esse ponto é fundamental, ele define se o seu negócio terá sucesso ou fracasso. Preze por um lugar que comporte suas máquinas e que tenha um espaço especial para organizar a sua loja de camisetas, pois uma vitrine é essencial para chamar novos clientes. Liste a estrutura que o seu local de trabalho vai precisar. E, para além de um ambiente que comporte o tamanho das máquinas e que possua vitrine, a sua instalação deve ter espaço para móveis, banheiros, estoque e escritório, sem contar o salão ou recepção para atender aos clientes.
  • Se atente à documentação necessária para abrir a sua loja de uniforme. Existe uma série de processos burocráticos que regularizarão a sua loja. É necessário possuir a documentação de comerciante comum, através da prefeitura ou da Associação Comercial de sua cidade. Depois disso, é necessário ter uma autorização que ateste o espaço de empresa, para isso, o local será vistoriado pela prefeitura, que, posteriormente, concederá o alvará. Por fim, o empreendedor precisa ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que deve ser solicitado na Polícia Federal. Portanto, já tenha em mãos todos os documentos solicitados por esses órgãos para adiantar o processo.
  • Tenha claro o tipo de uniforme que será confeccionado: um diferencial é oferecer a camisa polo personalizada para empresa. Se planeje para obter os equipamentos necessários. Caso for produzir em grande escala, é necessário possuir uma máquina de costura industrial, além das máquinas para bordar, uma variedade de tecidos de diferentes, tesouras, agulhas, linhas, cadeiras e mesas para confecção.
  • Tenha em mãos um catálogo de uniformes, com conteúdo apresentando imagens dos modelos de uniformes mais procurados e que a sua empresa poderá produzir, de acordo com a estrutura. Além disso, é sempre bom já ter produzido versões reais para exposição. Uma dica é ter, pelo menos, dois tipos de uniformes para construção civil, pois são um dos mais requisitados.
  • Faça parcerias com outras empresas. Para quem precisa de uniformes com frequência, como os uniformes escolares, vale a pena entrar em um acordo. Possibilitando ao cliente se sentir seguro com o seu serviço e ao mesmo tempo o mantendo em sua rede de atendimento.
  • Divulgue o seu trabalho. Se você mora em Fortaleza ou outra cidade, invista em anúncios de rua, faça um site que tenha claro o tipo de trabalho da sua empresa e o local em que ela está inserida, por exemplo ‘’camisas personalizadas em fortaleza’’. Além disso, dê destaque à etiqueta com a sua logomarca em todos os uniformes.

Leave a Comment