decoração (4)

Dicas para receber visitas em casa

Receber visitas em casa promete ser um momento descontraído e divertido. Ainda assim é preciso preparar o espaço para a chegada dessas pessoas, e tudo começa na arrumação.

Isso envolve desde uma boa limpeza, colocar novos lençóis nas camas, trocar as capas das almofadas no sofá até a escolha do jogo de jantar.

O motivo é bastante simples: você quer que seus convidados se sintam em casa e, sim, eles vão reparar em tudo.

Confira abaixo dicas para receber visitas e veja como tornar o seu lar mais receptivo para elas.

Saiba quantas pessoas cabem na sua casa

Por mais que você queira ser legal e receber várias pessoas, sua casa tem um limite. Muita gente por ali deixa o ambiente desconfortável e até desagradável. Em um apartamento pequeno, por exemplo, o limite fica em dois convidados.

Por outro lado, se a casa é grande, com sala ampla e bastantes quartos livres, você pode receber mais visitas. O único detalhe é cuidar para que todos se sintam bem enquanto estiverem ali.

Conheça o gosto pessoal dos visitantes

Seu lar tem o seu estilo, porém enquanto estiver com convidados, vale pensar um pouco no que eles gostam. Não tenha medo de fazer perguntas e descobrir mais sobre a pessoa.

Inclusive, para surpreendê-la, você pode colocar no quarto um incenso com um aroma que a agrada ou preparar aquele almoço especial no dia de sua chegada.

Deixe o ambiente limpo e agradável

Limpeza é essencial para receber convidados. Limpe a casa toda e principalmente o quarto de visitas caso a pessoa vá ficar para dormir. Vale varrer ou passar o aspirador e tirar o pó de cima dos móveis.

Nos quartos, troque lençóis e fronhas e deixe na cama uma toalha limpa, pronta para uso do visitante.

Planeje as refeições a serem servidas

Café da manhã, almoço, lanches e jantar, todas essas refeições precisam ser planejadas com antecedência. Além de trazer pratos que agradam os visitantes, considere levá-los para jantar fora.

As refeições menores ficam um pouco mais livres, mas, se possível, traga variedade para a mesa.

Coloque mais almofadas no sofá

Por mais que as visitas permaneçam apenas algumas horas em sua casa, vale pensar no conforto delas. Nesse caso, a sala será o ambiente mais utilizado, então traga mais almofadas para o sofá.

Opte pelos modelos mais macios e que combinam com o restante da decoração. Inclusive vale investir em uma cor padrão para todas as almofadas.

Apresente a casa quando as visitas chegarem

Na primeira vez que te visitam, as pessoas ainda não conhecem a sua casa. Seja um bom anfitrião e faça um tour, mostrando a sala, o lugar onde elas podem deixar as malas, os quartos e os banheiros.

A ideia é deixar todos à vontade para que se sintam em casa. Se for alguém que vem com frequência, essa dica não é obrigatória.

Dê atenção aos seus visitantes

Não passar um tempo com suas visitas pode ser visto como falta de educação. Então se programe para estar com essas pessoas enquanto as recebe. Converse, proponha passeios e esteja pronto para tirar dúvidas.

Essa atenção também ajuda os convidados a se sentirem acolhidos e à vontade. Por isso, evite receber alguém quando você não consegue se dedicar a essa pessoa.

Tenha um kit de amenidades

O kit de amenidades é útil para ser presenteado ao visitante que fica para dormir. Envolve pequenas coisas as quais ele pode ter esquecido, como:

  • Sabonete;
  • Pasta de dente;
  • Medicações comuns (para dor de cabeça ou estômago);
  • Toalha de banho.

Monte o kit e deixe-o à disposição do hóspede, em cima da cama ou em uma mesa de cabeceira. Se ele precisar dos itens, saberá onde encontrá-los e ainda irá se sentir como se estivesse em um hotel.

Tags: No tags

Leave a Comment