empreender

Dicas para empreender

Empreender é uma palavra que está na boca das pessoas, nos anúncios de televisão e internet, e não é por menos… é a mais nova ferramenta para melhorar e dar esperança as pessoas que não vê sentido nos trabalhos normais. Empreender é muito mais do que simplesmente abrir um negócio, é acreditar em ideias de negócios que podem gerar lucro e também aquele famoso desprendimento do patrão.

Porém, empreender não é uma tarefa fácil, há diversos desafios que cruzam o caminho daquele que está abrindo a empresa, porém, para isso esse artigo está aqui, ele tratará de algumas dicas para microempreendedor e empreendedores que estão no início dessa jornada incrível e também bastante desafiadora. Se não fosse os empreendedores o desejo de futuro dificilmente estaria entre nós.

Dicas para empreender de forma saudável

Como dissemos abrir um negócio ou em outras palavras empreender é uma jornada extremamente dificultosa e se torna assim porque os empreendedores por muitas vezes não estão dispostos a elaborar um bom planejamento estratégico. Segundo dados do SEBRAE, a cada 100 empresas brasileiras abertas, apenas 75 resistem ao primeiro ano.

Dessa forma, desde o representante comercial autônomo, até pessoas que trabalham oferecendo serviços variados como produção de vídeos devem ter um pequeno planejamento, e atenção redobradas para que não se decepcionem.

Algumas dicas para empreender são:

Fale da sua ideia sem medo

Se você está com uma ideia e quer se lançar ao mercado como dono de uma empresa, seja ela de locação de caçamba de entulho ou de moda infantil o importante é falar. A fala permite que você consiga desenvolver seu raciocínio melhor e também ajuda a economizar e identificar os problemas que teriam. Fale com seus amigos e procure empreendedores do mesmo setor com mais experiência, pois isso te permitirá saber os passos a serem seguidos.

Uma empresa que trabalha com içamento de cargas, deverá saber quais os ramos que pode ir, como içamento de móveisde containers e muitos outros. Por isso não tenha medo de expor sua ideia empreendedora.

Ponha seu negócio em prática e valide

Teste seu negócio! Depois de falar e colocar no papel os primeiros passos, coloque sua ideia em prática, observe as falhas, os acertos e se for necessário mude de estratégia. O importante nessa etapa e nessa dica é que um negócio validado de forma rápida consegue ter muito mais êxito do que negócios que não mudam suas estratégias e que não consigam ser validados.

Assim, planeje seu plano de negócio para evitar prejuízos e aumentar os lucros.

Quem é seu público?

Vender é a chave principal para todo negócio seja ele de produtos ou de serviços como o design de vitrine expositora para bolos, entretanto a pergunta que deve ser feita é, vender para quem? Assim, a resposta é para seu público-alvo. Porém conhecer o público alvo não é suficiente, você precisa fazer uma pesquisa profunda para angariar os seguintes dados:

  • Comportamentos;
  • Hábitos;
  • Rotinas;
  • Preferências.

Com isso em mãos, é possível traçar uma estratégia perfeita e rumo ao sucesso.

Dicas úteis para o empreendedor

Tudo o que falamos agora foram coisas relacionadas ao empreendedor com sua empresa mais específico. Agora falaremos de dicas que não podem faltar na postura de um empreendedor, a primeira delas é:

FORMALIZE!

Se você quer ser um empreendedor de sucesso e escalonar seus produtos e serviços é de grande importância a formalização do seu negócio, isto é, colocar seu negócio no mercado, para emitir notas, solicitar empréstimos, abrir conta em bancos e muitos outros benefícios. Além do mais, uma empresa formalizada consegue aumentar seus braços mais rapidamente. Hoje, para os iniciantes na carreira empreendedora há a modalidade MEI (microempreendedor individual) que é fácil de ser feita e garante todos os benefícios da formalização.

A segunda dica é

ESTUDE!

Muitos que se lançam no mercado como empreendedor não tem noção alguma sobre o que é a gerência de uma empresa. Por isso estude! Faça uma faculdade de administração, cursos livres e técnicos. Tudo para que você aperfeiçoe sua gestão e consiga transformar sua ideai em lucros e em um sonho concretizado.

Dessa maneira, vimos que uma carreira empreendedora pode ter muitos percalços, porém, com determinação e vontade, é possível construir pequenas empresas com potencialização de grandes negócios.

Leave a Comment