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Descubra como acelerar o seu atendimento

O dia a dia de um empreendimento, como um comércio de qualquer espécie, costuma ser bastante atribulado, principalmente se o negócio em questão tiver boa movimentação de clientes no estabelecimento.

Para ter um atendimento eficiente é essencial que não se formem filas e não fazer com que os clientes fiquem esperando por longos períodos, o que pode prejudicar a imagem do estabelecimento.

É possível fazer uso de recursos e equipamentos disponíveis no mercado para agilizar o atendimento.

Conheça alguns, a seguir.

Equipamentos para agilizar o atendimento

Uma das exigências legais de um estabelecimento comercial, servindo de prova legal da transação comercial.

Ele é um importante instrumento para a tributação e o pagamento de impostos.

O cupom fiscal é emitido de forma automática por meio de uma pequena impressora, localizada no caixa.

Devido à alta rotatividade, a bobina de papel pode precisar ser substituída com bastante frequência, por isso o ideal é deixar sempre algumas próximas ao caixa, para que não se tenha a necessidade de parar a fila além do tempo de troca indo buscar o apetrecho em outro local.

Os dados impressos no cupom têm validade de até cinco anos, desde que conservados de maneira adequada, sem exposição a produtos químicos, luz solar e umidade.

Existem, no entanto opções de bobina para impressora fiscal fabricados com papel de qualidade superior, que podem garantir até sete anos de durabilidade.

Um outro equipamento usado para agilizar o atendimento em locais de grande movimento e evitar que qualquer tipo de confusão de estabeleça em estabelecimentos cujo atendimento funciona por ordem de chegada é a instalação de um painel de senha.

Assim é possível manter a ordem, evitar confusões, proporcionar maior conforto aos clientes, que devem apenas ficar atentos à chamada no equipamento.

Os funcionários também são preservados, uma vez que não precisam fazer esforço vocal, gritando senhas em locais barulhentos.

Existem diferentes modelos no mercado, que podem atender a diversos tipos de negócios, como supermercados, lojas, farmácias, entre outros.

O sistema pode ser integrado: painel eletronico, que faz as chamadas e totens para impressão das senhas em papel.

Em estabelecimentos, como supermercados, em que as filas únicas são organizadas para atendimentos em diversos caixas, os aparelhos podem apenas indicar o número do caixa que fará o atendimento.

Os painéis podem atender estabelecimentos como:

  • Supermercados;
  • Hospitais;
  • Bancos;
  • Lojas de varejo;
  • Laboratórios.

Melhorando o acesso ao estabelecimento

Para estabelecimentos muito grandes, a instalação de facilidades de acesso, como uma escada rolante podem proporcionar conforto e acessibilidade a pessoas com problemas em subir escadas convencionais.

O número de clientes transportados pelas escadas rolantes pode chegar a até 10 mil por dia, dependendo do local. A estrutura da escada é composta por um equipamento chamado treliça e um motor.

A escada rolante é um equipamento extremamente útil para facilitar o acesso de lojas e estabelecimentos que tenham subsolo e pisos superiores.

No entanto, trata-se de um meio de locomoção que requer cuidados. Veja algumas medidas de segurança para seu uso:

  • Não sente nos degraus;
  • Crianças pequenas devem ser levadas no colo;
  • Não ande no sentido contrário da escada;
  • Não deixe crianças sentarem no corrimão;
  • Não use carrinho de bebê na escada rolante;
  • Mulheres devem ter cuidados com saias e vestidos longos;
  • Deixe o lado esquerdo livre;

Dependendo do porte da local, outra solução de acessibilidade são os elevadores. Eles podem levar um número grande de pessoas de uma única vez, de forma segura, se utilizado corretamente.

Também são muito importantes para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos ao local desejado. No entanto, alguns cuidados também devem ser tomados para evitar acidentes graves. Confira:

  • Sempre verifique se o elevador está de fato no andar, antes de entrar;
  • Aguarde a abertura total da porta antes de sair;
  • Aperte o botão de chamada uma única vez;
  • Não fume dentro do elevador;
  • Em caso de incêndio, não use o equipamento. Vá de escada;
  • Respeite o número de pessoas recomendado por viagem pelo fabricante;
  • Não deixe crianças brincarem no elevador.

Com o cotidiano atribulado das empresas que prestam atendimento direto ao público, os proprietários podem e devem fazer uso de recursos para facilitar o atendimento e torná-lo mais rápido e eficaz.

Esses recursos podem ser a adoção de coisas bastante simples como uma impressora de cupons fiscais, que são um direito do consumidor, ou a melhora da acessibilidade com a instalação de um elevador.

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