de-qual-maneira-o-rh-esta-atuando-com-a-digitalizacao-de-beneficios

De qual maneira o RH está atuando com a digitalização de benefícios

O departamento de RH é um dos grandes responsáveis por olhar para um dos recursos mais importantes das empresas: as pessoas. Cada vez mais esse setor está se digitalizando e ganhando tecnologia como aliada.

A digitalização permite que o departamento se adeque às tendências de inovação e otimização para facilitar diversos processos de rotina essenciais. Você sabe como o RH está atuando frente a tecnologia e atualizando seus processos? Confira mais sobre o tema!

O que é o RH digital?

A digitalização do RH ou os recursos humanos digital é o processo que emprega ferramentas tecnologias para auxiliar profissionais e automatizar atividades gerais do departamento.

Tornar os processos mais digitais não é apenas sobre tirar documentos do papel e passar para o computador, mas é também sobre atuar com ferramentas e sistemas que auxiliam e agilizam diversos trabalhos do setor.

Ao olhar para a tecnologia como aliada, o RH passa a ser muito mais estratégico e se coloca fortemente como um setor além de processos seletivos, sendo de extrema relevância para os negócios.

Digitalizar o RH é mais do que implementar tecnologias, mas diz também sobre uma mudança de mindset para que esse setor evolua e cresça como outros da empresa e passem a ser olhados além de burocracias e documentos.

Como o RH está se digitalizando?

Um dos maiores ganhos das tecnologias e softwares aliados é gerenciar informações de forma ágil, diminuindo erros e auxiliando na reunião de dados para tomada de decisões.

O RH que tem tantos processos envolvidos ganha em diversas pontas ao se tornar mais digital. Confira algumas delas.

Recrutamento e contratação

Os processos de recrutamento exigem diversas análises, desde currículos até reunião de papéis e documentos para a contratação.

Atualmente, diversas são as ferramentas no mercado que auxiliam o RH nesse ponto, fazendo com que o recrutamento e seleção seja feito de forma mais rápida e tecnológica, sem esquecer da experiência do participante.

Além disso, a tecnologia torna muito mais eficaz a reunião e armazenamento de documentos na contratação, eliminando a necessidade da utilização de papéis e de reservar espaços físicos para diversas burocracias.

Controle e acompanhamento do colaborador

Acompanhar o colaborador é preciso durante sua jornada e isso pode ser facilitado com a tecnologia. O ponto digital, por exemplo, é uma ferramenta simples, mas que dá ganhos enormes para os setores, mantendo segurança e redução de custos e gerando relatórios que dão ganho de tempo para as equipes de RH.

Além disso, muitas outras ferramentas de treinamento, desenvolvimento e acompanhamento do colaborador passam a ser digitais, fazendo com que o RH tenha dados mais palpáveis dos colaboradores e possam olhar para todos de forma individual ou coletiva.

Salários e benefícios

Cuidar dos salários dos profissionais é uma tarefa que exige atenção dos colaboradores e ela pode também ser facilitada com a digitalização. Mais do que salários, é preciso olhar para planos de carreiras e benefícios e diversas tecnologias podem fazer com que essas atualizações sejam mais fáceis.

Ao ter estruturas online é possível rapidamente gerar dados e cálculos através dos pontos digitais, por exemplo, fazendo com que nada se perca para o colaborador e sem grandes números e tempo gasto do time de RH.

Além de salários, muitos benefícios podem também ser utilizados de forma digitalizada e isso faz com que eles estejam disponíveis para o colaborador assim que são contratados.

Se sua empresa oferece plano de saúde, por exemplo, é possível que ele rapidamente seja disponibilizado para o colaborador de forma digital, sem a necessidade de aguardar documentos e carteirinhas físicas, faz sentido?

É claro que nem todas as tarefas relacionadas ao pagamento de fato são diretamente do RH e são envolvidos outras áreas financeiras e contábeis.

Porém, com a digitalização dos processos, torna-se mais fácil que as áreas sejam integradas e os trabalhos sejam feitos de forma rápida, sem que uma dependa de liberações, afinal, muito necessário estará nos sistemas.

Essa integração e centralização garante com que todos os setores tenham acesso a informação necessária e realizem a troca rápida de dados, eliminando retrabalho e erros por falta de comunicação ou falhas no prazo.

Digitalizar o RH é essencial para aperfeiçoar a experiência de processos do setor, tornando as tarefas mais ágeis, rápidas e com grande redução de erros. Esse tipo de experiência reflete no colaborador e tem grande impacto para sua motivação e satisfação com a empresa.

Sua empresa já olha para o RH de forma digital? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e repense seus processos!