primeiro socorros

Confira mais sobre o curso de primeiros socorros

A profissionalização é extremamente importante nos dias de hoje para quem deseja se atualizar no mercado de trabalho.

Isso porque, o profissional qualificado se destaca muito na hora de competir por vagas de emprego, se mantendo, assim, empregável.

No artigo a seguir, conheça mais sobre o curso de socorrista, muito procurado em decorrência da sua importância em serviços hospitalares e aplicações empresariais.

Além disso, fique por dentro de alguns documentos importantes que toda empresa deve emitir em variados casos, para assegurar a proteção da estrutura e também o funcionamento regularizado do negócio.

Sempre, conforme as previsões legais dos órgãos competentes de fiscalização.

Curso de primeiros socorros

Muitas pessoas associam a prestação de socorro com a atuação de médicos, enfermeiros e demais profissionais presentes nos setores hospitalares e clínicas de atendimento médico.

No entanto, esse tipo de intervenção também pode ser feita por pessoas que não trabalham diretamente com saúde.

Em uma empresa, por exemplo, podem ser várias as situações que demandam uma intervenção preparada e qualificada.

Seja por um imprevisto que coloque em risco a vida de alguém ou durante acidentes e situações graves, contar com profissionais que sabem intervir de forma eficiente nos primeiros cuidados com pessoas feridas.

O curso para formação de socorrista é indicado para pessoas acima de dezoito anos que tenham interesse em se qualificar nessa atuação, podendo salvar vidas a partir da realização de cuidados iniciais, garantindo a sobrevivência de alguém até que o atendimento médico especializado seja possível.

Não é por acaso que muitas empresas têm investido nessa capacitação para seus funcionários, o que serve como uma garantia extra de que, em caso de necessidade, eles poderão cuidar uns dos outros de forma segura.

Evitando uma série de consequências desagradáveis e minimizando os danos sofridos em casos de acidentes.

Aprendizados importantes

Abordagens como anatomia, fisiologia e cinemática do trauma podem fazer parte do programa desse curso, de forma que os profissionais adquirem conhecimento teóricos importantes para a aplicação de medidas de salvamento em casos extremos.

Além disso, outros temas abordados são:

  • Abordagem do paciente;
  • Traumatismos;
  • Remoção da vítima;
  • Intoxicações;
  • Partos;
  • Afogamentos.

A identificação do tipo de emergência também é fundamental para o exercício de uma intervenção de qualidade, pois cada situação exige um procedimento que só é possível determinar após uma primeira checagem.

Para apontá-lo, o socorrista deve conhecer as características básicas de diferentes quadros de saúde e problemas internos que se relevam no corpo por meio de determinados sintomas.

Para aprimorar o conhecimento prático, visto que a inserção do profissional em situações de risco antes de sua formação completa pode ser prejudicial e ocasionar em graves consequências.

Para o treinamento utiliza-se bonecos manequins para a simulação de intervenções mais usuais e também aquelas que são mais raras ou específicas.

Quem procura Curso de primeiros socorros em sp pode encontrar uma imensa variedade de instituições e centros de formação.

Que oferecem, de acordo com seus próprio programas, a qualificação necessária para que os alunos possam, de forma segura, auxiliar no salvamento de pacientes e vítimas que não têm acesso imediato ao atendimento médico especializado que necessitam.

O tempo de duração é determinado por cada curso oferecido, pois dependerá do número de aula por semana, das horas cumpridas mensalmente, dos conteúdos programáticos, etc.

O mais importante é sempre contar com professores devidamente habilitados para ensinar sobre a atuação, que exige conhecimentos muito específicos e importantes.

Medidas para segurança predial

Evitar a intervenção de socorristas é a melhor maneira de garantir a segurança das pessoas em uma empresa ou edificação. Por isso, documentos como o Art laudo de vistoria são fundamentais.

Também conhecido como Anotação de Responsabilidade Técnica, ele é fornecido por um engenheiro devidamente habilitado para sua emissão e atesta que tal profissional revisou a estrutura e orientou o trabalho ali empreendido.

Esse relatório é gerado a partir do momento em que o engenheiro observa a total conformidade  estrutural com as exigência legais dos órgãos competentes de fiscalização no setor da construção civil.

Da mesma forma, o avcb bombeiros também regulariza o uso seguro dos espaços de acordo com a supervisão do Corpo de Bombeiros com relação à instalação adequada de equipamentos de combate a incêndio.

Afinal, o fator principal na construção de uma empresa é garantir a vida e a integridade física das pessoas que ali transitam todos os dias, fortalecendo o bem-estar organizacional e gerando mais segurança para todos.

Leave a Comment