Network Flow - SKE - Receitas caseiras para cuidar da pele do corpo

Cuidados noturnos com a pele do rosto

Nós dormimos durante a noite, mas o nosso organismo não para. Nesse período, ele produz colágeno, substância que confere elasticidade e firmeza à nossa pele. Durante o sono, nosso corpo também produz o GH — hormônio do crescimento e renovação celular.

Porém, manter a saúde da nossa pele em dia requer cuidados, inclusive logo antes de dormir. Todo nutriente aplicado no rosto nesse momento será mais absorvido, o que vai potencializar os seus efeitos.  

O que explica isso é que, nesse período, estamos mais protegidos de chuva, raios solares, chuva, vento e suor. Por isso, se você ainda não tem práticas de skincare noturna, confira algumas razões para começar e como fazer isso de forma simples!

1 – Retire a maquiagem

O primeiro passo para começar suas práticas noturnas de skincare é sempre retirar a maquiagem, pois os resíduos dos produtos podem prejudicar a saúde da pele do rosto. Para fazer isso, é super rápido.

Você vai precisar somente de alguns minutos: molhe um pouco de algodão com demaquilante e o espalhe por todo o rosto. Outro produto que pode ser utilizado tranquilamente para essa etapa é a água micelar.

2 – Capriche no sabonete

A pele do rosto é especialmente sensível e precisa de sabonetes específicos para equilibrar seus nutrientes. É possível utilizar sabonetes em barra ou líquidos, mas é importante ficar atento ao tipo de sabonete, que deve atender às necessidades específicas da sua pele:

  • Oleosa;
  • Seca;
  • Mista;
  • Entre outras.

Se optar por sabonete líquido, coloque um pouco dele sobre as mãos e realize movimentos suaves. Além disso, é possível utilizar uma pequena escova para remover células mortas e aumentar a absorção do produto. 

Na hora de enxugar o rosto, é importante não esfregar a toalha, mas dar leves batidas para remover o excesso de água.

3 – Creme hidratante

Quando se fala em creme hidratante, muita gente pensa em praia e dias de alta exposição ao sol ou frio. Contudo, é preciso que esse produto faça parte do seu cotidiano em todas as épocas do ano, já que a desidratação é um dos principais fatores que danificam a pele.

Um bom creme hidratante promove hidratação profunda e prolongada, o que é essencial para manter a pele saudável como um todo — incluindo a do rosto. 

Dê preferência para os cremes com rápida absorção e com um odor que te agrade — ninguém merece dormir com um cheiro que considere desagradável!

Se você tem pele oleosa, não se preocupe: já existem diferentes cremes faciais voltados para esse tipo de pele. Vale lembrar que a função de um creme hidratante é fornecer a água que a pele perdeu ao longo do dia (através da transpiração, por exemplo).

4 – Tônico facial

Muita gente que mantém práticas de skincare não reconhece a importância do  tônico facial. A função deste produto é reequilibrar a pele e restabelecer o pH, que é alterado por itens como sabonete, poluição e maquiagem.

Os tônicos são benéficos para peles mistas e oleosas, pois evita o fechamento dos poros, o que auxilia a intensificar a absorção de produtos de skincare. Basta colocar um pouco do produto em um pedaço de algodão e aplicar sobre a pele, sem arrastar o algodão sobre ela.

Agora que você está por dentro dos cuidados básicos para se ter com a pele do rosto durante a noite, é preciso investir em bons produtos. 

Verifique com um(a) dermatologista se há alguma indicação específica para o seu tipo de pele ou algum cuidado que você deve tomar além dos que foram listados neste texto.

Tags: No tags

Leave a Comment