792449

Criação de site WordPress: por onde começar?

Ao contrário do que muitos podem imaginar, trabalhar com criação de sites não é um bicho de sete cabeças. Com a evolução do mercado digital, o desenvolvimento de loja virtual se tornou uma ótima alternativa para novos empreendedores lançarem o seu negócio e começarem a vender os seus produtos. 

Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! O WordPress é uma ferramenta muito intuitiva. Dessa forma, mesmo que você não tenha conhecimentos técnicos específicos, você vai conseguir criar o seu site sem maiores dores de cabeça. 

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para criar o seu site. Sem mais delongas, vamos conferir?

Como é a criação de site WordPress? Veja o passo a passo!

Para a criação de um site em WordPress, é necessário entender a necessidade, e a finalidade, para que então, inicie-se o desenvolvimento.

Defina a estrutura do seu site

Antes de passarmos para a parte técnica, você deve imaginar a estrutura do seu site. Afinal, o que você precisa: de um blog? De um site institucional? Um e-commerce?

Todas essas questões são muito importantes para começar a estruturar a sua página. Isso porque cada uma delas conta com um formato diferente, precisando de funcionalidades específicas para servir ao cliente.

Em contrapartida, você deve também já definir o seu público-alvo nesta etapa. No futuro, isso vai ser importante para pensar na identidade visual da página e os recursos adicionados para garantir a usabilidade do site. 

Com uma ideia em mente, já fica mais fácil passar para as próximas etapas. 

Defina o seu nome de domínio

Além disso, é muito importante escolher um nome de domínio que reflete o seu negócio. Ele deve ser simples, fácil de lembrar e, é claro, único. 

O domínio representa a sua marca. Portanto, é o primeiro contato do cliente com o seu site. Então, não deixe de pensar bem no nome que vai acompanhar sua empresa pelos próximos anos. 

Escolha um bom serviço de hospedagem de sites

A criação de site WordPress também envolve os serviços de hospedagem. Nesse caso, é importante avaliar alguns critérios específicos, como por exemplo: 

  • Quantidade de recursos que você precisa; 
  • Tempo operacional;
  • Suporte ao consumidor; 
  • Usabilidade e; 
  • Custo x benefício. 

A combinação de todos esses fatores é o que vai determinar a melhor opção para sua empresa. 

Instale o WordPress

Logo em seguida, você deve também instalar o WordPress em seu plano de hospedagem. 

A boa notícia é que essa tarefa é muito fácil de ser realizada. Em menos de 5 minutos, você já consegue integrar o WordPress ao seu ambiente de hospedagem, começando a criar o site sem mais problemas. 

É também nesta etapa que você vai definir os e-mails de administradores de conteúdo e editores, escolher o título do site, a URL e as informações descritivas na página. 

Todos os campos do WordPress são personalizáveis e intuitivos, ajudando você a dar os primeiros passos em direção à criação da página. 

Escolha o tema para a criação de site WordPress

Outra grande vantagem do WordPress é a disponibilização de centenas de templates gratuitos. Ou seja, mesmo que você ainda não tenha um site desenvolvido, é possível escolher entre as versões personalizadas para colocar o site no ar. 

Em contrapartida, se você preferir criar o site do zero, também é fácil aplicar o código no WordPress. Nesse caso, lembre-se de desenvolver uma página que siga a sua identidade visual e tenha o seu logo para ajudar os clientes a lembrarem da página. 

Adicione os plug-ins mais importantes

Em seguida, é hora de escolher os plug-ins que vão ajudar a personalizar o seu site. A plataforma conta com mais de 40 mil recursos adicionais, incluindo campos de SEO, botões de redes sociais, widgets de segurança e muito mais. 

Dentre os principais plug-ins para investir na criação de site WordPress, destacam-se: 

  • WooCommerce ‒ essa é uma ótima opção para quem quer desenvolver uma loja virtual, já que permite a inclusão de recursos próprios para as vendas online;
  • Yoast SEO ‒ o Yoast SEO ajuda você a otimizar o conteúdo da sua página para os mecanismos de busca, conseguindo posições melhores na busca do Google; 
  • W3 Total Cache ‒ melhore a velocidade de carregamento da página e; 
  • Keyy Two Factor Authentication ‒ protege a página de visitantes não desejados. 

Com esses plug-ins, você já terá uma experiência muito mais personalizada no WordPress. 

Conclusão: como é a criação de site WordPress?

Como você pode ver, são poucos os passos para você ter um site profissional e funcional para o seu negócio. Tratando-se de uma ferramenta muito intuitiva e versátil, o WordPress é a melhor solução para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, sites institucionais e muito mais.

Então, não perca mais tempo e comece a criar a sua página agora mesmo!

Se você ainda tiver dúvidas sobre a criação de sites, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais. 

Tags: No tags

Leave a Comment