educação infantil

Crescimento do ramo de educação infantil e suas possibilidades

O segmento de educação infantil sempre foi muito amplo e ele continua sendo, principalmente na atualidade, já que os pais e responsáveis têm maiores preocupações sobre a formação de seus filhos, não apenas com a formação escolar, mas também com cursos extra curriculares.

Assim, quanto maior a variedade de uma grade curricular, maior é o interesse dos pais em matricular seus filhos naquele estabelecimento.

Nesse sentido, anteriormente, havia o interesse de matricular o filho em uma escola próxima da residência, evitando gastos com combustível ou deslocamentos muito grandes.

Porém, com a necessidade de uma formação mais vasta e sólida, os pais buscam escolas que ofereçam qualidade de ensino, diversidade de aulas e uma estrutura que traga segurança e profissionais qualificados.

As escolas infantis, em especial as escolas particulares, disponibilizam cada vez mais uma grade variada, que estimula diversas capacidades, abrangendo aulas e atividades dos mais diversos gêneros, tais como:

  • Aulas de esportes;
  • Aulas de culinária;
  • Aulas de artes;
  • Aulas de línguas estrangeiras.

Assim, o aproveitamento da rotina de estudos de uma criança é mais abundante, permitindo adquirir o máximo de conhecimento em um único local.

Educação infantil e aulas de esportes

Com grande foco em proporcionar não apenas conhecimento, mas também em melhorar a qualidade de vida aos seus alunos, as escolas optam por inserir na sua grade curricular aulas de esportes, que estimulam a atividade física durante o período de aula.

Aula de dança, como o balé, é uma das opções encontradas em escolas infantis, normalmente direcionada ao público infantil feminino.

Para o público infantil masculino, geralmente são oferecidas aulas de lutas, tais como judô, caratê ou outras artes marciais.

Além disso, é comum encontrar diferentes modalidades de esportes nas aulas de educação física, sendo os mais comuns:

  • Aulas de futebol;
  • Aulas de vôlei;
  • Aulas de handebol;
  • Aulas de basquete.

Os esportes são praticados tanto pelos meninos quanto pelas meninas, sendo montadas aulas específicas para cada gênero, de modo a oferecer uma aula onde o aproveitamento pode ser obtido por todos os alunos.

Educação infantil e o ensino de línguas estrangeiras

Tão importante quanto a prática de esportes é o ensino de línguas estrangeiras em escola infantil bilíngue, sendo uma das modalidades de escolas mais procuradas pelos pais.

É indicado que o ensino de uma língua estrangeira seja inserido no contexto escolar o mais cedo possível, já que a criança possui maior facilidade em aprender diferentes fonemas já nas primeiras fases de aprendizado. As línguas estrangeiras mais procuradas na grade de uma escola são:

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Francês;
  • Alemão.

O ensino do inglês e de outras línguas aumenta, não apenas a capacidade de comunicação, mas o acesso aos materiais e livros estrangeiros, que se tornam outras fontes de pesquisa para aprimorar o conhecimento dos alunos.

Educação em creches

Após o nascimento da criança, quando a mãe precisa retornar ao trabalho, existem opções para matrícula de bebês em estabelecimentos adequados para essa faixa etária.

Com uma demanda cada vez mais crescente, é comum encontrar muitas opções de berçario e creche, que oferecem diferentes opções de períodos, parciais ou integrais, escolhidos de acordo com a necessidade de cada família.

Além de cuidados básicos como de alimentação ou higiene, uma creche ainda oferece atividades de estímulo sensorial, atividades com música e de outros gêneros, que atuam também na educação dos bebês.

Uniformes e materiais infantis

Os materiais, tais como os livros didáticos, são confeccionados de acordo com o conteúdo da grade de ensino da escola e, normalmente, são disponibilizados para compra no próprio local, assim como os uniformes personalizados com o logo do estabelecimento.

Algumas escolas realizam parcerias com empresas que oferecem curso de estilista de moda, de modo que o profissional sugere estampas apropriadas para uso em uniformes escolares, facilitando a identificação dos alunos e funcionários.

A demanda por educação infantil de qualidade é cada vez maior, principalmente em um cenário de planejamento a longo prazo, onde a formação de um jovem é fundamental para sua colocação no mercado de trabalho.

Tanto em termos de saúde, com o oferecimento de diferentes esportes, quanto em termos de ensino de diferentes disciplinas, é importante que a escola forneça o conhecimento necessário para que o aluno possa identificar em qual área desejará atuar após a sua formação, de modo a exercer sua atividade com empenho e satisfação.

Leave a Comment