segurança

Controle de acesso predial garante segurança

Sabemos que em qualquer lugar em que estivermos, a nossa segurança é primordial. Principalmente quando este lugar for nossa casa. Por isso, hoje entenderemos um pouco melhor o que é este sistema e conheceremos os seus benefícios.

Primeiramente, é essencial entender que o sistema de Controle de acesso predial é apenas uma pequena fração de tudo aquilo que é essencial para o funcionamento de grandes prédios, como shoppings, hotéis, condomínios e hospitais.

No entanto, é parte fundamental para a boa gestão de qualquer prédio, independente da finalidade, seja ele comercial ou residencial.

O sistema atua desde a chegada de alguém ao prédio até sua saída: no estacionamento, na recepção, dentro de elevadores e até arredores do prédio.

Tudo monitorado por uma equipe de segurança por meio de câmeras e sistema de rádio, garantindo a segurança do ambiente.

É importante salientar que tanto em prédios de pequeno a médio porte, até os de grande porte, o sistema de Controle de acesso predial deve ser bem planejado, a fim de que seja eficiente no cumprimento do seu objetivo.

Mas você sabe como criar um sistema desse tipo? Vamos entender um pouco melhor.

Funcionamento do sistema de segurança

Para se criar um sistema de controle predial, a tecnologia é fundamental. Então, se você não entende nada dessa área, é essencial se atualizar e abrir um pouco a mente.

A tecnologia é uma aliada muito importante para o bom funcionamento desse sistema. Portanto, ela deve ser adequada para cada tipo de projeto, obedecendo às suas especificações.

Mas o que é esse sistema de segurança tão importante? O Controle de acesso predial é um recurso automatizado que possibilita restringir a entrada de pessoas estranhas em um recinto.

Dessa maneira, somente pessoas autorizadas podem ter acesso, por exemplo, a todas as divisões internas de um prédio.

Para maior segurança e controle, além de controlar o acesso ao condomínio, também é possível fazer o registro de toda movimentação.

O sistema, portanto, evita o trânsito de pessoas não autorizadas em determinados lugares. A contratação do sistema pode ser por meio de uma empresa terceirizada.

Por mais tecnológicos que sejam os sistemas, a não manutenção adequada e o não planejamento, causam a séria ineficácia do sistema.

Há diversas empresas especializadas nesse tipo de serviço, empresas terceirizadas que possuem funcionários muito bem preparados. É sempre indicado fazer uma pesquisa aprofundada antes de contratar.

O sistema deverá cumprir os seguintes requisitos, a fim de efetuar um trabalho de qualidade:

  • Possuir bons equipamentos;
  • Boa gestão dos recursos humanos;
  • Cumprimento de normas;
  • Eficiência nos procedimentos.

Depois da instalação dos equipamentos adequados para o tipo de ambiente, o próximo passo é contratar uma equipe muito bem treinada, que conheça suas funções e que saiba lidar com os moradores e visitantes, mas também saiba reagir corretamente numa situação extrema.

É importante estabelecer e definir como será concedido o tipo de acesso das pessoas ao prédio. A tecnologia aqui é bastante presente, oferecendo muitas alternativas.

Como para controlar o acesso de pessoas, o condomínio pode utilizar sistemas de identificação. O mercado oferece diversos recursos, como é o caso de cartões magnéticos, biometrias e, até mesmo, reconhecimento facial.

Já para controlar o acesso de veículos, controles remotos atrelados à placa, modelo de veículo e morador.

Cadastros de moradores, de visitantes e de veículos devem ser feitos por softwares adequados, que registram as fotos e os horários de entrada e saída.

A guarita deve ser bem localizada, de preferência blindada e sempre fechada, deve ser um local confortável para que os agentes de segurança trabalhem de forma adequada, sendo recomendável a contratação também de uma empresa de limpeza.

Sem dúvidas, um sistema bem planejado e utilizado por uma equipe profissional capacitada garante a segurança do prédio, processo tão fundamental nos dias de hoje. Mas além de segurança, há outros benefícios, conforme citado abaixo.

Conheça os benefícios do Controle de acesso predial

Acabo de adquirir equipamentos importantes para o meu estabelecimento, como um balcão de inox para lanchonete ou acabo de abrir uma loja de mergulho e preciso de segurança no local. Não importa o tamanho do prédio, o sistema de controle é adequado para quem busca segurança.

Além disso, há outras vantagens em se adquirir esse sistema:

  • Controlar data e hora da movimentação de pessoas;

  • Inibir a presença de ladrões;

  • Dificultar a ação de bandidos;

  • Monitorar a entrada em locais restritos.

Portanto, se você pensa em obter esse sistema imprescindível para a segurança do seu prédio, seja para qualquer serviço, como a necessidade de locação de van, lembre-se que escolher o menos preço nem sempre garante um produto de qualidade.

Nesse sentido, manutenção desse sistema é igualmente essencial quanto a sua obtenção, de modo a garantir segurança.

Leave a Comment