negocios56

A importancia do estoque e sua estruturação

Desde pequenos comércios a grandes indústrias, a logística e o processo de estocagem são primordiais para garantir a qualidade dos produtos que serão distribuídos e comercializados, em sua maioria, diretamente ao consumidor final.

Mesmo alguns planos de negócio não trabalhando com estoque, muitos comércios precisam desse recurso, pois ter o produto em grande quantidade é essencial para atender as demandas do mercado consumidor e agregar ao crescimento dos negócios.

Assim, a construção desses locais requer muito planejamento e conhecimento dos produtos e materiais que serão estocados. Em grandes distribuidoras ou indústrias, o projeto de construção dos galpões ocorre de forma sistêmica e planejada por profissionais capacitados e especializados no assunto.

Entretanto, para os empresários que estão iniciando o empreendimento, nem sempre é uma alternativa viável do ponto de vista econômico, por isso é importante pesquisar, a princípio, as principais características do produto comercializado para iniciar a pesquisa e planejamento desse local que pode ser montado e operacionalizado pelo próprio empreendedor.

Estrutura

As principais informações que precisam ser adquiridas para que o planejamento e a elaboração do galpão ocorram, são as listadas abaixo:

  • Tipo de produto ou material estocado;
  • Quantidade de estoque;
  • Espaço disponível para construção;
  • Recursos disponíveis.

Após levantadas, as informações, é viável prosseguir com o planejamento da estrutura. Nesse sentido, é importante ressaltar alguns detalhes desse espaço como iluminação, circulação do ar, sistema de vedação, toldos e coberturas.

Pois esses são detalhes que podem contribuir para a realização do trabalho, bem como para a conservação dos produtos.

Construção

A principal característica desses locais é a organização e logística simplificada que eles possuem, por isso a quantidade de estoque é um fator de influência, bem como o espaço disponível.

Uma tendência dos estoques é a organização verticalizada, ou seja, prateleiras são inseridas, que podem ser compostas por paletes de madeira ou de plástico, fixas ou móveis, para contribuir com armazenamento, transporte e ajuste do ambiente.

Os paletes são um material recomendado para a montagem das estruturas, pois são resistentes, fáceis de serem produzidos ou comprados a preços acessíveis., além de serem resistentes, elegantes e duráveis.

Entretanto, a ventilação, bem como a manutenção, precisa ser mais constante para assegurar a qualidade e a conservação do material, que não é o mais indicado para locais úmidos.

Já o palete de plastico, apesar de menos resistente, é maleável e seu material não se danifica com a umidade. Além de ser mais leve, facilitando em seu transporte e manuseio. Além disso, a higienização é mais rápida e simples bem como a sua manutenção..

Esses paletes são utilizados como base e sua aplicação apresenta uma grande economia de tempo para estocagem e transporte, visto que é possível manusear a mercadoria em empilhadeiras e demais máquinas que possuem um estrutura própria para o transporte dos paletes.

Assim, essa base é conhecida como estrutura porta pallet e agrega valor ao processo de organização, localização e transporte das mercadorias.

Locação

Para quem não quer, a princípio, construir toda essa estrutura, que necessita de um investimento considerável de tempo e dinheiro, pode realizar a locação de galpões que são produzidos com o intuito de serem locados.

Essa opção, dependendo do planejamento e plano de negócios, é econômica e prática, visto que não é necessário arcar com os custos da construção, sendo alugada por períodos específicos.

Assim, o aluguel de galpão preço varia de acordo com a necessidade de cada estabelecimento comercial e sua respectiva demanda de estocagem e logística de transporte.

A locação tem ainda a vantagem de ter uma estrutura nova e moderna, bem organizada e planejada, sem grandes investimentos. Mas é importante ressaltar que, mesmo na locação, é preciso verificar se as características do galpão são condizentes com o produto estocado.

Por exemplo, o galpão de lona é mais indicado para estocagem temporária, utilizado para eventos que normalmente possuem data de início e fim, e podem armazenar diversos produtos, mas não é o mais indicado para alimentos, visto que a lona pode aquecer muito rápido.

Diante das possibilidades, é necessário, antes de optar pela construção, locação e modelos, sempre consultar a opinião de um especialista na área para contribuir com a melhor escolha para o estabelecimento.

Tomada a decisão, é necessário apenas dar continuidade nos processos para a construção ou aluguel do galpão ideal ao empreendimento.

Leave a Comment