Entenda as considerações necessárias na hora de construir grandes projetos

A construção civil abrange todas as etapas da obra, desde o planejamento até os processos de reparo e finalização. Cada obra exige certos cuidados com segurança, seleção de materiais, prazos, mão de obra, Elaboração de projetos instalações elétricas, entre outros. No caso de grandes projetos, é claro, devido à alta demanda, o cuidado pode ser maior, possivelmente exigindo uma equipe ainda maior para gerenciar a construção.

O planeamento e controlo são dois pontos cruciais, pois estão essencialmente ligados aos recursos utilizados no processo e aos prazos. O primeiro fator a ser levado em consideração é o estudo de viabilidade, pois para que os processos tenham a qualidade e segurança exigidas, os profissionais responsáveis ​​devem ter um conhecimento real do local e dos processos a serem realizados.

Neste estudo, são estudados fatores como projeções financeiras, condições físicas, métodos construtivos, por exemplo, equipamentos em aço inox para o telhado ou madeira, mão de obra, tempo, entre outros fatores. Assim, pode-se dizer que a gestão eficaz é global, pois inclui recursos humanos, financeiros e materiais.

Como escolher o material certo?

Não há dúvida de que a seleção dos materiais mais adequados tem um grande impacto em vários fatores da construção, sendo a qualidade de grande importância neste contexto. Afinal, materiais não conformes podem impactar na execução do projeto e, consequentemente, nos resultados obtidos. Para evitar danos ou mesmo acidentes relacionados aos materiais aplicados, é fundamental que profissionais qualificados através de uma empresa de construção e engenharia realizem a seleção.

Dois pontos que são amplamente considerados são os requisitos do projeto e do ciclo de vida. As necessidades da construção são necessárias para determinar a resistência necessária de cada elemento, segurança e forma de aplicação. Em relação ao ciclo de vida, é preciso atentar para o tempo de aparecimento de cada material e as condições de uso mais favoráveis, pois algumas alternativas são adquiridas antes da implantação para garantir o bom desempenho, como areia e cimento. .

Refira-se que a selecção criteriosa dos materiais não só proporciona uma maior confiança na qualidade, como permite melhores estudos de preços. Além disso, aspectos logísticos como manuseio e armazenamento de materiais também devem ser considerados, pois podem ter um grande impacto na organização do local e, portanto, na produtividade.

Segurança para os trabalhadores

Claro que cada tipo de atividade apresenta vários graus de risco e existem algumas medidas para reduzir o risco de acidentes e na engenharia civil. Nesse contexto, é fundamental que fatores que possam ameaçar a integridade física e a saúde dos trabalhadores sejam cuidadosamente analisados ​​para garantir o uso adequado de recursos, como Equipamentos epis (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Os elementos individuais podem corresponder a um ou mais fatores de proteção ao trabalhador. As aplicações só devem ser feitas quando o uso do EPC for impraticável ou ineficaz. Alguns equipamentos de serviço pessoal incluem:

  • Óculos de trabalho;
  • Botas;
  • máscaras;
  • Capacete.

Para as opções de proteção coletiva, são cruciais para as mais diversas construções e as tornam mais seguras tanto para pessoas quanto para possíveis pedestres, pois envolvem redes de proteção para pessoas, materiais e equipamentos, corrimãos, faixas de aviso e elementos antiderrapantes.

Quer se trate de um serviço de impermeabilização ou de aplicação de ferragens de reforço de apoio à estrutura, devem ser analisados ​​os riscos de cada tipo de serviço. Além disso, é responsabilidade do empregador fornecer equipamentos de proteção em boas condições e compatíveis com cada atividade.

Para além destas opções, é muito importante que as preocupações digam respeito também aos equipamentos de movimentação, tanto a nível de mão de obra como de carga. Claro que a agilidade está claramente interessada em promover a produtividade, no entanto, a segurança nunca deve ser negligenciada. Portanto, opções que combinem agilidade e proteção devem ser sempre garantidas.

Graças às informações relatadas ao longo do texto, é possível analisar a grande diversidade presente no campo da engenharia civil. No entanto, questões de segurança e planejamento são muito importantes em qualquer tipo de trabalho, exigindo o trabalho de uma empresa de gestão dedicada para aumentar as chances de obter os resultados desejados.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guias de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Comment