esfiha-esfiharia

Confira algumas dicas para uma esfiharia de sucesso

Segundo o IBGE, o brasileiro gasta aproximadamente 25% da própria renda com alimentação fora de casa. Uma das opções mais procuradas pelos brasileiros é o fast-food, a famosa alimentação rápida. Nesse sentido, uma esfiharia pode ser uma excelente opção de negócio. A esfiha é um alimento que tem caído no gosto de muitas pessoas e, por isso, abrir uma esfiharia pode ser uma opção muito lucrativa.

Todavia, para que realmente haja a obtenção de lucro, alguns cuidados devem ser tomados na abertura de um negócio.

O que preciso para abrir uma esfiharia?

Primeiramente, deve-se tomar o cuidado na escolha do local.

O ideal é ele ter uma boa localização – ou seja, em uma região de fácil acesso, com boa circulação de pessoas – para que possíveis clientes possam encontrar com facilidade o estabelecimento.
Já no que diz respeito à parte interna do local, é preciso que o local tenha cozinha, banheiros e uma área para atender aos clientes, além de um espaço para estoque.

Certamente, deve-se haver uma preocupação com as questões de segurança e estrutura no geral também.

Quais equipamentos são necessários?

Uma preocupação muito importante é em relação aos equipamentos que farão a esfiharia funcionar. Um freezer, por exemplo, é imprescindível para o armazenamento e a conservação ideais para os alimentos. É, também, a forma mais segura de prevenir os alimentos de estragarem.

Há outro equipamento essencial para o negócio funcionar, afinal, é o equipamento que dá conta da preparação de esfihas – justamente o centro desse tipo de estabelecimento: trata-se do forno para esfiha.

É válido ressaltar que a escolha desse equipamento merece atenção especial, pois não é qualquer forno que consegue dar conta da demanda do negócio com eficiência.

Sendo preciso escolher um forno com uma boa capacidade para que várias esfihas possam ser preparadas de uma única vez, além de ser importante que o forno eletrico – se essa for a sua escolha – tenha uma boa potência para preparar as esfihas com agilidade.

Outra coisa muito importante a ser considerada é como os produtos serão expostos.

É muito comum, em lugares como esfiharias, que também sejam servidas sobremesas rápidas que são exibidas aos clientes em um equipamento conhecido como expositor de doces, que pode exibir ao público diversos produtos oferecidos pelo estabelecimento, ao passo que ajuda a atrair clientes pelo aspecto visual – que também é de extrema relevância para um negócio no setor alimentício.

Que tipo de serviço posso oferecer?

Para além dos equipamentos, existem também diversos serviços que podem ser um grande diferencial no caminho de tornar uma esfiharia um negócio de sucesso. Um deles é o serviço de entregas expressas.

Muitos brasileiros optam, não só pela alimentação rápida como têm preferência, pelos serviços de entrega em casa. É um serviço cada vez mais procurado hoje em dia, fazendo muito sucesso inclusive em aplicativos de celular.

O serviço de delivery é muito procurado pelos brasileiros devido à praticidade e comodidade de comer uma alimentação de fora, dentro do próprio lar, além da agilidade que oferece.

Por isso, a contratação de motoboy para viabilizar o serviço de entregas em um negócio é um grande diferencial.

É muito importante oferecer opções aos clientes, já que muitos podem preferir ir ao próprio local para consumir os produtos, mas também podem querer dispor da opção de pedir pela entrega dos produtos a domicílio.

Quanto custa para abrir uma esfiharia?

O custo de abertura de uma esfiharia é muito variável, a depender de uma diversidade de fatores. O tamanho do negócio também é um fator a ser considerado no custo de abertura.

Mas é certo que é um negócio bastante rentável, principalmente depois de estabelecer seu espaço no mercado, que deve ser estudado antes de fazer um investimento tão importante quanto o que está em questão.

É de extrema importância pensar em cada detalhe antes de abrir uma esfiharia: a qualidade dos produtos a serem oferecidos, a forma de armazenamento, conservação e preparação, a forma de divulgação do negócio, como atrair os clientes e, principalmente, como melhor atendê-los para manter a fidelidade.

Conclui-se, portanto, que esses são os passos essenciais para a abertura de uma esfiharia:

  • Conhecer o mercado;
  • Escolher o local atentamente;
  • Adquirir os melhores equipamentos para armazenar, conservar, preparar e expor seus produtos;
  • Investir em serviços diferenciais que ofereçam comodidade ao cliente, como o serviço de entregas;
  • Legalização do negócio;
  • Contratação de colaboradores para a esfiharia.

Dessa forma, é perfeitamente possível que se tenha uma esfiharia de muito sucesso.

Leave a Comment