Como transformar sua casa em uma creche?

Como transformar sua casa em uma creche?

Abrir uma creche pode ser um excelente empreendimento. Mas, diversos cursos para quem quer abrir uma creche são essenciais para qualificação e exigidos por lei. 

Assim, você sabe quais são esses cursos? E quais são os exigidos por lei para quem deseja montar uma creche? É sobre isso que falaremos agora, confira! 

 

  • Por que são exigidos cursos para quem quer abrir uma creche? 

 

Imagine que você precisa ir a um hospital. Precisa de alguém que te atenda, na recepção, vendo suas informações pessoais e seus documentos. 

Enfermeiras ou colaboradores ligados à área de enfermagem colherão seus sinais vitais e outras informações importantes, como se você está com febre, por exemplo. 

Finalmente, você será atendido por um (a) médico (a), que te examinará e solicitará exames ou prescreverá medicamentos. 

Basicamente, um atendimento rápido em um pronto-socorro de um hospital segue essa rotina, não é mesmo? Agora, imagine que não há nenhum profissional qualificado para esse atendimento. 

Imagine que não há ninguém para verificar seus documentos na entrada. Assim, se seus exames saírem, não há como saber de quem são. 

Pense também que não há nenhum enfermeiro ou então, pior, nenhum médico com formação para te atender e diagnosticar o que você tem. 

Como isso pode ser possível? 

Agora, trace um paralelo em relação a uma creche. 

É essencial que haja colaboradores com formação específica, que saibam lidar com bebês e crianças. 

Assim, esses colaboradores precisam saber sobre o desenvolvimento cognitivo e físico dos bebês. 

E quem coordena a creche também precisa saber como elaborar um bom plano pedagógico de ensino. 

 

  • Quais são os cursos essenciais para quem quer abrir uma creche?

 

Agora que você já entendeu a importância dos cursos para quem quer abrir uma creche, vamos falar especificamente sobre cada um desses cursos. 

 

  • 1. Pedagogia 

 

Os colaboradores que vão trabalhar diretamente com crianças ou bebês devem ter, preferencialmente, o curso de pedagogia. 

Afinal, esses profissionais lidam diretamente com os bebês e farão as atividades pedagógicas propostas, estimulando o desenvolvimento dos pequenos. 

É necessário que a creche tenha estrutura física adequada, com salas para atividades, espaço aberto para recreação, refeitório, local para alimentar os bebês adequadamente, além de salas para os colaboradores e sanitários para as crianças e para os funcionários. 

Além disso, são necessários outros ambientes, como cozinha, local para armazenamento da comida a ser servida e espaço apropriado para guardar os brinquedos educativos

Mas, um investimento muito importante que a creche faz é contratar colaboradores com qualidade e formação adequada para trabalharem. 

De fato, a pedagogia é bastante importante, pois, através dela, o profissional consegue propor atividades adequadas, que estimularam o desenvolvimento dos pequenos, em todos os aspectos. 

Já para a direção da escola, para quem assina o plano pedagógico da creche, é exigido formação superior na área da educação. 

 

  • 2. Ensino médio 

 

Para quem vai ser cuidadora ou auxiliar, é essencial ter no mínimo o ensino médio. 

 

  • 3. Administração de negócios 

 

Para a administração de qualquer empreendimento, é necessário conhecimento profundo de todas as regras legais, bem como formas de gerir adequadamente a empresa. 

Portanto, caso você seja responsável pela administração da creche, é essencial ter esse conhecimento. Buscar cursos de gestão de negócios é uma boa forma de aprender como gerir profissionalmente empreendimentos. 

No caso específico de creches, a legalização do empreendimento também é muito importante. Dessa forma, é necessário obter permissão legal da Secretaria Estadual de Ensino, antes de abrir oficialmente a creche. 

Também são necessárias outras autorizações, como alvará da vigilância sanitária, alvará dos bombeiros e autorização da prefeitura da sua cidade. 

Toda a administração legal, bem como a administração do contrato dos colaboradores, com o pagamento, registro na carteira de trabalho, também fazem parte das obrigações administrativas. 

 

  • 4. Nutrição 

 

O cardápio da creche deve ser montado por um nutricionista. Afinal, o nutricionista é o profissional que sabe quais são os melhores alimentos e quando eles podem ser introduzidos na alimentação do bebê. 

Além disso, às vezes você terá bebês com restrições alimentares. Dessa forma, é importante priorizar a alimentação correta dos pequenos. 

 

  • 5. Profissionais da área da saúde ou curso de primeiros socorros infantil 

 

Se possível, é ideal ter profissionais da área da saúde ou então, colaboradores que tenham curso de primeiros socorros. 

Imagine a situação: um bebê está sendo alimentado e subitamente engasgado. O que você faz? 

No caso de profissionais da área da saúde ou colaboradores com curso de primeiros socorros, a aplicação de manobras que facilitem o desengasgo, com o retorno à respiração normal do bebê, é de grande importância. 

Esses cursos, de primeiros socorros voltados especificamente para o público infantil, podem ser feitos pelos colaboradores da creche, não necessitando um curso superior para isso. 

Viu como é importante cursos para poder abrir uma creche? Quanto mais sua equipe for especializada, melhor será o cuidado que eles proporcionarão aos bebês na creche. 

E isso pode ser um grande diferencial, ao ser mostrado para os pais, bem como serve de segurança para seu empreendimento. 

Tags: No tags

Leave a Comment