Network Flow - TEN - COMO PREPARAR ESTROGONOFE DE CARNE

Como preparar estrogonofe de carne

Uma receita que, além de render, é gostosa, fácil, barata e deixa todo mundo satisfeito, esse é o estrogonofe de carne, um prato muito presente nos cardápios brasileiros e agradável para qualquer paladar.

Apesar de o prato ser bastante conhecido no Brasil, o estrogonofe surgiu na Rússia. Há várias versões sobre sua verdadeira origem, porém, a mais falada entre historiadores da gastronomia, é que ele surgiu com a família russa Stroganov.

O fato é que o estrogonofe passou por vários países até chegar aqui. O resultado disso são as variações da receita que às vezes são simples ou mais requintadas, contendo frango, conhaque, palmito e tomate. Hoje em dia já tem até a receita do prato em uma versão doce. 

Cada pessoa tem seu jeito de cozinhar e comer, podendo até mesmo usar o prato como recheio de pizza ou de batata. Seja qual for o jeito que você mais gosta, veja uma opção prática e tradicional da receita.

Qual a melhor carne para fazer estrogonofe?

Essa é uma questão comum entre as pessoas que cozinham a receita, devido ao medo de escolher uma carne que não fique “molinha”. 

Além disso, o prato é uma opção rápida para cozinhar, então, se não escolher corretamente, o cozimento pode demorar além do esperado.

As carnes mais indicadas são: filé mignon, alcatra, patinho, peixinho e miolo de acém. O ideal é escolher uma carne magra, macia e sem nervos. 

Apesar de o filé mignon ser o mais indicado devido à maciez e ausência de gordura, o prato pode ficar delicioso com as outras opções também.

Como fazer estrogonofe de carne?

Para que a receita fique completa, os principais ingredientes são os seguintes:

  • 1 kg de carne da sua preferência (sugestões de carnes ideais para a receita acima);
  • 3 cebolas médias;
  • 1 vidro de cogumelo;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 2 latas de creme de leite;
  • 3 tomates picados (sem pele e sem sementes);
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 2 colheres (sopa) de ketchup;
  • 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 100 ml de água.

Continue a leitura e entenda como fazer o preparo certo da receita.

Modo de preparo

O modo de preparo pode ser dividido em certos passos, o que vai facilitar bastante no momento da montagem. Desse modo, o preparo deve ser feito da seguinte maneira:

1- Corte a carne em pedaços do tamanho da sua preferência;

2- Coloque em uma panela o óleo e a cebola, deixando dourar;

3- Acrescente a carne, os tomates, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Deixe dourar;

4- Coloque a água com o caldo de carne dissolvido e deixe cozinhar por 20 minutos;

5- Acrescente o ketchup, o cogumelo e deixe no fogo até o molho ficar consistente;

6- Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro;

Para tirar o soro do creme de leite, basta você colocar a latinha no congelador por 30 minutos (não deixe congelar). Após isso, faça dois furos pequenos na lata e deixe o soro escorrer.

7- Mexa bastante até o molho se misturar bem ao creme de leite;

8- Coloque em uma forma e decore com o acompanhamento da sua preferência.

Dicas para deixar o estrogonofe ainda mais gostoso

O famoso “jeitinho brasileiro” de saborear o estrogonofe é comendo-o com arroz e batata-palha. A ideia da batata começou com o surgimento do prato. Contudo, em outros países, a batata acompanhava o estrogonofe como purê, cozida ou frita. 

Alguns brasileiros preferem a receita com batatas chips também. É uma delícia! Já no preparo do prato, ao invés da carne, você também pode fazer a receita com frango (bastante popular no Brasil) ou camarão. 

Para quem gosta, é possível acrescentar na hora do preparo conhaque, milho, páprica doce, requeijão ou mostarda. Seja qual for o seu jeito preferido, o estrogonofe é uma receita muito apetitosa em todas suas possibilidades.

Texto: Gustavo Marques

Tags: No tags