concurso-publico

Saiba como funciona um concurso público

Os concursos são ótimas oportunidades para quem deseja um emprego estável e com benefícios. Você tem interesse em participar de um concurso público? 

Saiba como funciona um concurso público, aqui neste artigo.

O que é e como funciona um concurso público?

O concurso público é uma ótima oportunidade para conquistar um emprego com estabilidade, além dos salários altos e benefícios concedidos ao concursado.

A modalidade exige que o candidato tenha idade superior a 18 anos e atenda as exigências do edital.

Um concurso público é um processo seletivo para que os candidatos consigam provar sua capacidade para ocupar cargos públicos.

Como funciona o concurso?

Primeiro, é preciso entender que ao se inscrever em um site de rateio de concursos e comprar as apostilas, um concurso é feito em várias etapas.

Para que um concurso público seja realizado, é preciso que haja uma avaliação do planejamento, que é enviada ao Ministério de Gestão, Orçamento e Planejamento. 

Caso o projeto receba aprovação do Ministério, a banca do concurso é selecionada, e o edital é divulgado para que os candidatos estejam cientes das regras e exigências para participação.

O edital do concurso é divulgado no DOU (Diário Oficial da União), o mesmo local onde os aprovados no concurso verificam a lista com o resultado sobre a classificação nas provas e convocados para posse do cargo público.

Inscrição

Após aprovação para realizar o concurso e divulgação do edital, os candidatos podem realizar suas inscrições no site responsável e efetuar o pagamento da taxa.

Provas

As provas aplicadas nos concursos públicos do Brasil são dissertativas e objetivas, mas existem concursos que possuem provas físicas, orais, de títulos e práticas. 

O tipo de prova depende do nível do concurso, órgão e da área de atuação.

O concurso é válido por 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2, ou seja, os aprovados podem ser convocados dentro desse período. 

Além disso, não são abertos novos concursos antes de todas as vagas serem preenchidas.

Aprovação e posse

A lista de aprovados e convocação é divulgada no Diário Oficial da União, por isso, é importante acompanhar os prazos, a fim de realizar a entrega de documentos para nomeação. Caso contrário, a vaga será perdida.

Quem pode participar de concurso público?

Como mencionado anteriormente, é necessário ser maior de 18 anos, mas outros requisitos são:

  • Comprovar aptidão mental e física para ocupar o cargo público;
  • Atender aos critérios de nível de escolaridade;
  • Ser cidadão nato do país ou português de acordo com o Estatuto de Igualdade;
  • Comprovar quitação eleitoral e militar (homens);
  • Não possuir vínculo empregatício com iniciativa privada.

É muito importante conferir o edital do concurso público, antes de iniciar um curso para concurso e se preparar, pois pode acontecer de você ser desclassificado se não atender as exigências do edital.

Cursos para se aperfeiçoar!

Vantagens de ser um profissional concursado

Estabilidade

As demissões em cargos públicos só acontecem se o aprovado realizar alguma falta grave, como atos que infrinjam a lei.

Financeira

Estabilidade financeira e bons salários: de maneira geral, a remuneração paga para concursados é melhor do que o oferecido por empresas de iniciativa privada.

Benefícios

Os benefícios do concurso público são previstos na lei, onde o concursado tem direito a vale-refeição, vale-transporte, entre outros.

Texto por: WNWeb

Leave a Comment