software-de-gestão-para-empresa

Como escolher o melhor software de gestão para sua empresa

Hoje, o mercado global exige, cada vez mais, que as empresas estejam na era digital.  Entretanto, ainda existem empresas que continuam com o controle gerencial manual, pois nunca entenderam ou achavam desnecessária a necessidade de implementar um sistema de gestão para monitorar os seus negócios.

Mas como a globalização está pressionando as empresas a apresentarem vantagens competitivas, é fundamental que haja o entendimento sobre a necessidade de alavancar o seu negócio com a utilização adequada de um sistema ERP.

Assim, para evitar que a falta de um ERP implique na perda de eficiência e lucratividade da sua empresa vamos orientá-lo como escolher o melhor software para sua empresa.

A busca de um sistema de gestão que seja adequado às necessidades reais de uma empresa não é fácil, pois um software ERP, além de demandar investimento, exige dedicação de todos os envolvidos para que este novo recurso técnico seja implementado e aproveitado corretamente dentro da empresa.

Assim, para que a escolha de uma solução ERP não seja complexa, vamos ajudá-lo a avaliar os riscos e os custos que você deve considerar na hora de fechar o seu projeto e a escolher o melhor parceiro para implementar o seu ERP.

Analise a necessidade da sua empresa

Quando fica definido que é preciso adquirir um ERP para organizar a empresa, torna-se primordial fazer um estudo para entender e elencar quais são os pontos que precisam ser melhorados. Para facilitar, você precisa pensar em:

  • Qual o principal objetivo do ERP dentro da sua empresa;
  • Quanto a sua empresa pode investir;
  • Quem serão as pessoas envolvidas diretamente com o gerenciamento do projeto;
  • E por fim, o prazo para conclusão das atividades.

Com essas respostas será mais fácil passar as informações para que os fornecedores compreendam os processos da sua empresa e deem as soluções que chegarem mais próximas à realidade da sua empresa.

Gerenciamento do projeto

Um ponto crítico dos projetos refere-se a falta de gerenciamento. Por isto é indicada a contratação de uma consultoria especializada ou um Gerente de Projetos para ajudá-lo nas tomadas de decisões antes e durante o processo de implementação. Entretanto é importante que seja avaliado o tempo que será necessária essa mão-de-obra e considerar o aumento deste custo.

Verifique a proposta de vários fornecedores

Uma vez definido o escopo do projeto, é preciso buscar os fornecedores de sistema de gestão que o mercado oferece. Comece com aqueles que já têm experiência no seu segmento, pois já trazem o conhecimento de como o seu mercado funciona e quais as melhorias que podem ser aplicadas dentro do seu negócio.

É importante ressaltar que existe confidencialidade dentro das empresas de implementação; assim, não dê importância se seus concorrentes fazem parte da lista de clientes do fornecedor que mais se adequou ao processo da sua empresa.   

Qual fornecedor escolher?

O primeiro ponto é checar quais as propostas que estarão dentro do seu orçamento. Feito isso, é fundamental a análise de cada um de seus pontos verificando o que cada uma delas está oferecendo para os pontos estratégicos e técnicos da sua empresa.

Nos estratégicos devem ser analisadas, por exemplo, a credibilidade do fornecedor ERP, como foi apresentada a proposta e a parte legal do contrato, tecnologia empregada, entre outros.

Os Técnicos envolvem os itens do sistema que estão sendo pontuados na proposta. Podemos especificar, por exemplo, se estão elencados todos os processos que serão implementados (contabilidade, financeiro, bancos, logística, MRP, entre outros.), se haverá integração ou não, se será feita migração de dados, qual o valor da customizações para atender processos específicos, qual o custo do suporte e das atualizações, qual o prazo de entrega do projeto, metodologia de implantação, dentre outros pontos que você ache necessário.

Conclusão

É importante que você tenha segurança que estará comprando um produto que, após implementado, atenderá todos os processos da sua empresa. Desta forma, invista um tempo na avaliação das propostas, pois um software ERP é uma ferramenta que você não consegue substituir com facilidade e por isto exige bastante atenção na hora da sua escolha.

Assim, siga as dicas deste artigo e torne essa escolha mais fácil e objetiva, aumentando as chances de sucesso no projeto de implantação do sistema de gestão empresarial.

Leave a Comment