trabalho

Aprenda a preparar um café de qualidade em casa

Você chega em casa após um dia exaustivo no trabalho e com bastante trânsito tanto na ida quanto na volta. Cansado, retira os sapatos e então vai direto para a cozinha preparar um café de qualidade para relaxar um pouco, sentado no sofá.

Essa não é uma cena difícil de imaginar. Preparar um bom café pode ajudar na sensação de conforto e bem-estar, em diferentes momentos do dia, desde a hora de acordar até no lanche da tarde. 

Apesar de adorar café, muita gente acaba deixando de prepará-lo em casa porque não sabe as dicas básicas para fazer um cafezinho. 

Você adora ingerir essa bebida, mas sempre fica na dúvida sobre o preparo do café? Confira o passo a passo a seguir para não errar mais!

Confira os principais ingredientes para um café de qualidade

Pode parecer um detalhe dispensável, mas um bom café começa na escolha dos ingredientes. Isso envolve a qualidade do café em questão, além de outros ingredientes, como açúcar ou adoçante. Para quem gosta de incrementar a bebida, é preciso olhar:

  • A canela;
  • O extrato de baunilha;
  • O cacau;
  • O leite (de vaca, de cabra ou de amêndoas, coco, arroz, aveia, entre outros).

Por isso, capriche na hora de comprar os ingredientes. Vale lembrar que existem dois tipos da planta de café: o Arábica (que produz café com doçura e aroma intensos e diferentes variações de corpo, sabor e acidez) e o Robusta. Os cafés gourmet são 100% Arábica.

Quantidades: qual o correto?

Junto com a qualidade dos ingredientes, é preciso atenção sobre as medidas. O ideal é colocar 100 ml de água para cada 7 gramas de café — o que corresponde a pouco menos de uma colher de sopa cheia (10 gramas).

Ainda sobre quantidade, é preciso moderar ao preparar café: a quantidade a ser produzida depende da intensidade do consumo. O ideal é tomar o café logo após ele ser coado. 

Não é recomendado deixar o café de um dia para outro na garrafa térmica — altas temperaturas aceleram a oxidação do café, especialmente se ele estiver adoçado. 

Por isso, se você tem esse hábito, é mais saudável preparar apenas a quantidade de café que será consumida naquele momento.

Filtro e coação

Quem prepara café utilizando um filtro sabe que, assim que o café é escaldado, sobe um aroma muito forte do papel. Uma dica simples e importante é colocar um pouco de água fervente no filtro. 

Isso é importante para retirar o sabor residual do papel, o que pode prejudicar a qualidade do café e a experiência de quem consome a bebida. Por isso, basta colocar um pouco de água fervente para evitar isso e deixar o café somente com o seu próprio aroma.

Outra dúvida comum é se a água utilizada para preparar o café precisa necessariamente estar fervendo. É recomendado deixá-la ferver, mas não por muito tempo, para evitar que a água perca os seus minerais. 

Assim, logo que perceber que ela começou a ferver, desligue o fogo e espere dois minutos antes de preparar o café.

Misturar café e água

Ao coar o café, é importante não despejar tudo de uma única vez no filtro, já que isso faz o pó se concentrar no fundo, o que confere um gosto mais amargo à bebida. 

Assim, faça isso com calma. Café feito com pressa tem mais chances de ficar ruim. Comece aos poucos, derramando a água quente fazendo movimentos circulares a fim de molhar o pó completamente. 

Aguarde em torno de 20 segundos antes de continuar despejando a água, repetindo os movimentos circulares de modo suave.

Tags: No tags

Leave a Comment